Ir para conteúdo

Resposta ao vídeo da BPV


Mensagem Recomendada

  • Administrador

O canal BPV publicou um vídeo comentando meu vídeo publicado recentemente "A praga dos Otimizadores de PC". Abaixo está a minha resposta clara e direta a cada um dos (fraquíssimos) argumentos do vídeo dele.

Meu trabalho é profissional e sério, e as minhas respostas estão abaixo. Eu realmente espero que sirva de exemplo para outros "especialistas" e youtubers para não perderem tempo tentando me desacreditar - ou ao menos estudem bastante antes de fazer isso..

1. Eu não estou errado sobre os "otimizadores de PC": se o PC antigo dele estava lento, bastaria analisar o motivo disso (principalmente via Monitor de Recursos) e resolver, ao invés de utilizar qualquer software tipo Advanced System Care, pois isso é desnecessário. Meu vídeo mostra teoria e principalmente prática comprovando isso. 

2. "Premiações" da IOBit: como eu citei no vídeo "Cuidado com artigos e análises de antivírus", aqui acontece a mesma coisa: cuidado com sites e jornalistas que postam de tudo e não são focados em nada, e também sites de download.

A IOBit tem uma página de Prêmios da Empresa e, mais abaixo na mesma página, Comentários Oficiais, aonde constam logos de sites que "premiaram" a empresa, além dos comentários encontrados em outros sites. Ali estão 110 sites listados (vários repetidos), aonde 109 deles ganham dinheiro com downloadMajorgeeksSoftwareCrew, Tucows, Download.com, Freeware.deSoftware.informer.com, Uptodown.com, Shareware.de, SOFT2K.COM, download3k, download.html.it, windows7download.com, download.cnet.com, Filecluster, entre outros.

image.png

Perceba que todos esses sites se focam na QUANTIDADE de downloads do software, e jamais QUALIDADE: se o software baixado é eficiente ou não, isso é irrelevante pois a única métrica que interessa MESMO para eles é o número de downloads, pois esses sites lucram com a instalação de cada programa (QUALQUER programa) baixado por ali.

Sites de download nunca foram, não é, e NUNCA SERÃO referência para qualidade ou eficiência de um determinado software.

Exemplo simples: o Baixaki apoiou por anos o Baidu e também o Baidu PC Faster, alegando que este último é o "melhor programa para melhorar o desempenho do seu PC", algo que obviamente todo "otimizador de PC" alega sem nenhum fundamento. Isso indica que o PC Faster é bom? NÃO MESMO! Quem usou produtos da Baidu sabem quão "maravilhosos" eles são. O Baixaki só incentivou os internautas a baixarem e usarem ele pois isso gerou $$$ para eles independentemente se o produto transformava o PC do usuário em uma carroça. Para sites de download, a QUALIDADE do software é insignificante e desprezível pois eles são apenas uma FONTE DE RECEITA e mais nada.

Além disso, ao clicar em todos os links da página de "Prêmios" da Empresa para analisar quais "prêmios" são esses, aí sim a palhaçada diversão começa DE VERDADE:

PC Magazine
o primeiro link mostra uma página da CNET com uma lista de, pasmem, 208 melhores software gratuitos de 2011. Ali estão listados software de todas as áreas: de antivírus a programas de cópias de CD/DVD, passando por diversos "otimizadores de PC", programas de sincronização e dezenas de outras tranqueiras. Esse é o exemplo clássico do foco na QUANTIDADE de produtos, e não na QUALIDADE deles.

:mentira: Cadê a "premiação"? 

CNET
O link leva para uma simples página de 2015 de download do IOBit SmartDefrag da CNET, aonde um internauta comentou ali há algumas semanas o que todos já sabem: "will not install unless you install bloatware malware" ("não instale, a não ser que você queira instalar malware bloatware". Mais correto, impossível, e agradeço a IOBit por indicar esse link!

image.png

:mentira: Aliás, Cadê a "premiação"? 

PCWORLD 
O link leva para um artigo com um simples review de 2014 do IOBit Advanced System Care 7, sem nenhuma "premiação". E quem escreveu o artigo? Jon L. Jacobi, um freelancer que é músico, programador e entusiasta de PC, e que recentemente fez reviews de caixas de som, SSD, backup online, TV Samsung, problemas em laptop, player Blu-ray, Xbox One S,  etc etc etc.

Conclusão óbvia: ele escreve sobre tudo sem se focar em nada, e a credibilidade dele em qualquer review que envolva Windows é nula por ele não compreender a fundo como o Windows funciona - algo necessário para discernir entre um software útil de outro inútil.

:mentira: Mais uma vez: cadê a "premiação"? 

CHIP PICK
O link leva a uma página do site alemão com uma rápida análise do Advanced SystemCare Free, aonde a primeira frase no parágrafo final é a mais útil de todas: Hinweis: Die Software enthält Adware ("Aviso: o software contém adware"). Além disso, o autor do artigo é Michael Humpa, líder da equipe de Downloads do site. Mais uma vez, foco apenas na QUANTIDADE e não na QUALIDADE do produto. nada de qualidade envolvida nessa inexistente "premiação".

:mentira: De novo: cadê a "premiação"? 

E isso é apenas um exemplo simples da falta de ética da IOBit listando "prêmios" que simplesmente NÃO EXISTEM. Essa página apenas comprova que a farsa dos "otimizadores de PC" começa na própria página da empresa que desenvolveu-o.

Para finalizar esse item, ao contrário do que o autor do vídeo fala, para mim (e para quem entende a fundo sobre Windows), é muito fácil "assimilar" que uma empresa está há 13 anos enganando as pessoas. Ele deveria aproveitar a "plena era da informação digital" e estudar mais a fundo sobre Windows para evitar ser iludido e não ter dificuldade de "assimilar" algo tão básico, compreendendo que esses produtos são basicamente inúteis.

3. Fanboy ou não do Windows, ele deveria saber que "com o passar do tempo o Windows vai ficando lento e apresentando problemas" é alegação de quem não entende NADA de Windows - afinal se isso fosse verdade, dezenas de milhões de pessoas e empresas não estariam usando hoje em dia o Windows XP, lançado há 16 ANOS atrás - afinal ele estaria se "arrastando", certo?

Idem para  o Windows 7 lançado há 8 ANOS e que é usado diariamente por centenas de milhões de pessoas, além de ser o sistema operacional mais utilizado nas empresas do mundo todo. Lentidão no Windows acontece APENAS pela falta de conhecimento do usuário.

O autor do vídeo, que diz ser um youtuber que "só fala de Windows", deveria saber disso e ajudar os internautas a se manter longe de mitos, lendas e tranqueiras como os "otimizadores de PC". Aliás eu abordo mais sobre "fanboy" mais abaixo..

4. Eu também concordo que nem todo mundo sabe como otimizar o Windows, e como profissional com reconhecimento internacional desse sistema operacional há 15 ANOS consecutivos, eu incluo aí a imensa maioria dos "especialistas" e youtubers que falam sobre Windows..

5. O autor aparentemente não compreendeu que os instaladores de drivers NÃO DEVEM ser instalados nos PCs dos usuários. Isso não significa que um técnico de PC não possa usá-lo quando há necessidade, mas ele JAMAIS deve deixá-lo instalado e funcionando ininterruptamente no computador do usuário, como eu citei no vídeo. Meu próximo vídeo será "Drivers A FUNDO" para os internautas compreenderem melhor esse assunto, pois vejo que ainda há muitas dúvidas sobre isso.

6. Alguém precisa avisá-lo que o Windows também reverte o driver instalado para a versão anterior, sem necessidade de nenhum "driver booster"..

7. Alguém também precisa avisá-lo sobre a diferença entre os drivers do Windows Update e os demais drivers. Se ele entendesse a fundo isso, ele JAMAIS diria ao usuário para "não atualizar os drivers da NVIDIA pelo Windows Update". Ao sugerir fazer isso diretamente no site da NVIDIA, ele ignora um problema fundamental que pode afetar a performance da placa de vídeo. Felizmente ele compreenderá isso no meu próximo vídeo..

8. Sim, eu considero profissionais que indicam programas inúteis como AMADORES e RUINS. Isso não é uma ofensa pessoal, mas sim uma conclusão puramente profissional baseado em praticamente todas as consultorias que eu dei nos últimos 20 ANOS em empresas que estavam cansadas de tanto amadorismo de "profissionais de TI". Eles não resolviam nada definitivamente, pois tudo era temporário, eles cobravam um "pagamento mensal de manutenção" (totalmente desnecessário) e no final o custo era altíssimo.

Esses profissionais AMADORES e RUINS podem ser considerados bons profissionais para alguém com pouco conhecimento técnico sobre Windows, mas quem entende A FUNDO o Windows sabe que eles estão ERRADOS em praticamente tudo, justamente por eles não entenderem detalhes técnicos do sistema operacional. Por causa dessa falta de conhecimento técnico (que não se aprende em nenhum "curso" por aí) eles indicam "otimizadores de PC" e sugerem aberrações como "desabilitar o pagefile".

Felizmente meu canal está no ar para ensiná-los que isso é errado, e principalmente PORQUÊ isso é errado - algo que "especialistas", youtubers e outros profissionais não fazem pois simplesmente não tem conhecimento a fundo disso. 

Como eu disse no meu primeiro vídeo, eu CANSEI de tanto amadorismo no YouTube. Essa geração de internautas (incluindo "profissionais de TI") sofrem da falta de conhecimento por dois motivos: o primeiro por eles não dominarem o idioma inglês, absolutamente necessário para entender Windows (ou qualquer outro assunto técnico) A FUNDO através de artigos, blogs, livros, PDF, vídeos e palestras de especialistas (e não "especialistas"). O segundo motivo é porque eles aprenderam tudo que sabem através de outros "especialistas" e youtubers completamente despreparados que compartilharam sua falta de conhecimento no assunto com eles. 

O resultado é o que vemos por aí: dicas e sugestões completamente ERRADAS, com o agravante dos autores acharem que estão com razão, considerando infantilmente um especialista no assunto como "fanboy", mostrando apenas o desespero em tentar desacreditar quem entende mais do que ele. Lamentável.

O mercado de TI brasileiro PRECISA estar melhor preparado e eu pretendo ajudar nisso com meu canal no YouTube e meus cursos online que ensinarão O JEITO CERTO a instalar, manter e otimizar o Windows, além de todo ecossistema dele como segurança, backup, auditoria, detecção de gargalos, etc. Com eles eu espero reverter a falta de conhecimento dos profissionais atuais, e também preparar a próxima geração de profissionais para que todos tenham conhecimento mais qualificado.

9. Antivírus bons detectam produtos da IOBIT como malware não por ele ter apenas "propagandas" no produto (algo que sequer deveria acontecer), mas sim pela falsidade do aplicativo em si.  A imagem abaixo ilustra isso muito bem quando o KTS adverte que o Driver Booster deve ser desinstalado. Motivo: "Esse programa fornece informações falsas para você sobre o status do sistema operacional ou aplicações instaladas para te induzir a comprar e instalar outros programas que interessam ao vendedor". Mais claro e direto, impossível!

image.png

O meu vídeo mostrando os números fictícios dos "otimizadores de PC" apenas comprova o básico: esses aplicativos NÃO DEVEM SER UTILIZADOS POIS SÃO UMA FARSA!

 

Bem, eu acredito que isso encerra essa discussão sobre os inúteis "otimizadores de PC" com informações claras, objetivas e principalmente REAIS sobre eles :)


Para finalizar, infelizmente eu vejo que o autor do vídeo continua totalmente enganado ao responder algumas dúvidas dos seus internautas:

PERGUNTA DO INTERNAUTA: Então pastor me explica uma coisa, como é possível em um PC recém formatado e que não teve nenhuma entrada na internet ao passar o advanced system care encontrar entradas inválidas e centenas de erros no registro. Obs o windows instalado é original.
REPOSTA DO AUTOR DO VÍDEO: Olá Vanderlei, isso acontece porque ainda que o Windows tenha acabado de ser instalado, as configurações padrões do Windows não são necessariamente as melhores, o Advanced System Care tem suas próprias regras, portanto o programa poderá alterar algumas configurações para o modo que o programa julga ser o mais otimizado para o funcionamento do PC. Por exemplo, ele citou no vídeo que ele nunca abriu o Edge e o programa ainda assim encontrou problemas no Edge. O tais problemas que o programa encontrou não são Malware provenientes da navegação na Web, mas simplesmente algumas configurações padrão do Edge que o ASC altera para aumentar a segurança e privacidade do usuário.

COMENTÁRIO DO Baboo: O autor erra feio e aparentemente ele desconhece o produto que tanto defende: o ASC não altera NENHUMA "configuração padrão do Edge que o ASC altera para aumentar a segurança e privacidade do usuário" pois o programa sequer faz isso!

Nenhum programa altera livremente as configurações de privacidade do Edge, pois isso seria uma grave falha de segurança. Veja a imagem abaixo que ele apenas apaga arquivos de cache, URL, Histórico, Histórico de Downloads e Sessão.

image.png

Além disso, o resultado da análise do próprio Advanced System Care informa que ele encontrou APENAS arquivos de Cache da Internet, Histórico e Sessão - algo que JAMAIS deveria acontecer pois o navegador NUNCA foi utilizado:

image.png

Conclusão: Alegar que o Advanced System Care muda qualquer configuração do Edge para "aumentar a segurança e privacidade do usuário" é tão fictício quanto o resultado das análises do Advanced System Care...

 

COMENTÁRIO DO INTERNAUTA: É 171 digital mesmo. O Baboo "matou a cobra e mostrou o pau" naquele vídeo que ele fez, e ainda tem nego pra discordar dele que é um verdadeiro profissional na área de SO.

COMENTÁRIO DO AUTOR DO VÍDEO: Não meu querido, não ganhei nada! Apenas falei dentro da experiência que tenho com o programa! A grande diferença é que eu não sou fanboy da Microsoft, gosto muito do Windows mas falar que ele é bem otimizado é um pouco demais, o Windows é cheio de erros e todo mundo sabe disso, um verdadeiro profissional fala a verdade! Mesmo eu gostando do programa, falo para todo mundo que quem tem uma boa configuração de PC, não vai conseguir sentir diferenças usando o programa, mas que tem um PC fraco, ai sim, o programa faz toda a diferença, experiência própria.

COMENTÁRIO DO Baboo: O autor do canal BPV novamente comprova a sua total ignorância sobre a minha pessoa e o meu trabalho: eu não sou "fanboy" de Windows: eu sou um ESPECIALISTA em Windows, da mesma maneira que existe especialistas em MacOS e Linux que não são "fanboys" desses sistemas operacionais: eles apenas DOMINAM A FUNDO o produto. Quando você alega que "o Windows é cheio de erros e todo mundo sabe disso, um verdadeiro profissional fala a verdade", eu concordo plenamente que o Windows não é perfeito - tanto que desde 2000 (há mais de UMA DÉCADA E MEIA) meu fórum tem ajudado milhões de internautas a resolver problemas e solucionar dúvidas no Windows. Além disso, quando há algum problema ou bug no Windows, meu site é um dos primeiros a informar o internauta disso.

Inclusive o Mr.Million é o único MVP de Segurança para desktops brasileiro e está ali diariamente ajudando internautas com problemas de segurança - e novamente: ele não é "fanboy" de nada: ele é um ESPECIALISTA no assunto.  Para te ajudar a compreender melhor: compare a definição de fanboy com especialista 

Entenda também que o Windows 10 É otimizado - tanto que gamers (nicho que PRECISA de alto desempenho) elegeram ele como o melhor sistema operacional na Steam, e o Windows 10 roda melhor do que Windows 7 ou 8.x em computadores com pouca RAM (como tablets com 1GB RAM)..

 

COMENTÁRIO DO INTERNAUTA: ASC encontra muitos drives desatualizados no meu pc. E o windows informa que todos estão atualizados.
COMENTÁRIO DO AUTOR DO VÍDEO: É porque o Windows geralmente coloca Drivers genéricos e antigos
COMENTÁRIO DO Baboo: Infelizmente você erra novamente. Quando o Windows instala um driver, esse driver não é "genérico" ou "antigo": ele é um driver que passou pelo processo de aprovação interno da Microsoft (WHQL = Windows Hardware Quality Labs), sendo aprovado em desempenho e estabilidade em diversas configurações de hardware e software.

Drivers WHQL têm certificado digital da própria Microsoft para garantir a integridade deles, algo que drivers baixados pelo "Driver Booster" e outros não têm. Resultado: a atualização constante de driver pode causar sérios problemas de desempenho e estabilidade no sistema operacional. Assista meu próximo vídeo sobre drivers para você compreender melhor.

 

Eu acredito que essa (longa) resposta foi suficiente para encerrar esse assunto!

"Ajoelhou, tem que rezar!" ;)

  • Obrigado! Problema resolvido! 2
  • Legal, essa informação é útil 3

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Baboo

O autor desse vídeo é fraquíssimo, ele nunca trabalhou na área de TI. É um curioso como trocentos do YouTube, enganando muitos por aí.

Hoje em dia ele faz vídeos utilizando dicas que você fornece aqui no site. O famoso vigarista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, bbainfo disse:

Hoje em dia ele faz vídeos utilizando dicas que você fornece aqui no site. O famoso vigarista

Eu não considero ele vigarista: para mim ele é apenas mais um um profissional de TI desqualificado tentando se passar por alguém competente. Infelizmente como tantos outros youtubers que se esforçam para ser "amigos da galera", falta modéstia para ele admitir suas limitações.

O ego dele também atrapalha, pois ele acredita na imagem pública que ele próprio criou e jamais se diminuiria publicamente confessando isso aos milhares de "seguidores" dele. Sendo um "pastor", ele deveria saber mais do que todos sobre o significado de humildade - e tudo indica que a "missão" dele nessa vida é ganhar muitos likes e joinhas sendo um falso profeta de TI ensinando bobagens. A minha, por outro lado, é ensinar corretamente para o ser humano evoluir como profissional. Amém! :super-feliz:

  • Obrigado! Problema resolvido! 1
  • Legal, essa informação é útil 2

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Baboo disse:

Eu não considero ele vigarista: para mim ele é apenas mais um um profissional de TI desqualificado tentando se passar por alguém competente. Infelizmente como tantos outros youtubers que se esforçam para ser "amigos da galera", falta modéstia para ele admitir suas limitações.

O ego dele também atrapalha, pois ele acredita na imagem pública que ele próprio criou e jamais se diminuiria publicamente confessando isso aos milhares de "seguidores" dele. Sendo um "pastor", ele deveria saber mais do que todos sobre o significado de humildade - e tudo indica que a "missão" dele nessa vida é ganhar muitos likes e joinhas sendo um falso profeta de TI ensinando bobagens. A minha, por outro lado, é ensinar corretamente para o ser humano evoluir como profissional. Amém! :super-feliz:

Você fez um ótimo comparativo, se ele estiver fazendo vídeos ensinando as suas dicas pelo menos chega a ser menos nocivo do que canais que sabem o que é errado e insistem por causa de " likes " e divulgação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Baboo disse:

Eu não considero ele vigarista: para mim ele é apenas mais um um profissional de TI desqualificado tentando se passar por alguém competente. Infelizmente como tantos outros youtubers que se esforçam para ser "amigos da galera", falta modéstia para ele admitir suas limitações.

O ego dele também atrapalha, pois ele acredita na imagem pública que ele próprio criou e jamais se diminuiria publicamente confessando isso aos milhares de "seguidores" dele. Sendo um "pastor", ele deveria saber mais do que todos sobre o significado de humildade - e tudo indica que a "missão" dele nessa vida é ganhar muitos likes e joinhas sendo um falso profeta de TI ensinando bobagens. A minha, por outro lado, é ensinar corretamente para o ser humano evoluir como profissional. Amém! :super-feliz:

Eu percebo nitidamente que ele nunca trabalhou na área. É um curioso. Pseudo profissional de TI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/09/2019 at 12:59, Baboo disse:

Eu não considero ele vigarista: para mim ele é apenas mais um um profissional de TI desqualificado tentando se passar por alguém competente. Infelizmente como tantos outros youtubers que se esforçam para ser "amigos da galera", falta modéstia para ele admitir suas limitações.

O ego dele também atrapalha, pois ele acredita na imagem pública que ele próprio criou e jamais se diminuiria publicamente confessando isso aos milhares de "seguidores" dele. Sendo um "pastor", ele deveria saber mais do que todos sobre o significado de humildade - e tudo indica que a "missão" dele nessa vida é ganhar muitos likes e joinhas sendo um falso profeta de TI ensinando bobagens. A minha, por outro lado, é ensinar corretamente para o ser humano evoluir como profissional. Amém! :super-feliz:

"Oh glória, aleluia", ótima comparação e boooa resposta Baboo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Há 3 semanas...
  • Baboo destacou esse tópico
  • Baboo destacou esse tópico
  • 6 meses depois...

Na minha opinião, acho o BPV uma boa pessoa, ele quer tentar ajudar mas não tem o conhecimento suficiente necessário, embora seja a culpa do egoísmo dele, já que se ele se interessasse REALMENTE em ajudar os internautas, ele poderia ter simplesmente comprado e assistido os cursos do Baboo :)

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

A lógica do sucesso Youtuber não é somente Likes e inscritos.

O que detona eles é a periodicidade com que eles tem que postar um vídeo para ter sucesso/dinheiro com seus canais.

A estimativa é que para se ter sucesso no YouTube, Instagram, etc é que se tenha que postar algo novo, no mínimo uma vez por semana, onde o ideal é quase todos os dias. Assim para ter conteúdo semanais/diários eles apelam para qualquer coisa, onde a qualidade e a ética fica comprometida. Eu sempre tomo cuidado com youtuber devido a periodicidade.

Outra coisa que detona esses youtubers é o tempo de vídeo. Nessa mesma lógica em busca de ser influencer reconhecido, os vídeos, segundo a fórmula do sucesso, não pode passar de 8 a uns 10 minutos. Onde eles novamente preferem sacrificar a qualidade da informação pelo sucesso/fama/dinheiro/égo/orgulho.

Recentemente ao assistir uma dica super, master, mega de uma youtuber líder de likes sobre finanças pessoais, onde percebi uma falha na informação. Fui atrás e achei conteúdos mais técnicos. Esse mesmo procedimento me trouxe aos conteúdos do Baboo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Há uns meses atrás eu fui pesquisar sobre o autor destes vídeos e tentar entender o número de inscritos. Acabei encontrando que ele e o irmão são pastores e cada um "toca" uma igreja e pasmem... ele colocou o Link do Canal dele dentro do site da igreja e escreveu "Apóie o meu canal. Entre e se inscreva." simples...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qlq um daqui pode criar um canal no YT falando mal, 'ensinando' e mentindo um monte de merd* sobre Windows. Mas tem que fazer isso tudo em 3, 5 minutos. O povo n quer ler e estudar por 50, 60 minutos um documento oficial no site da Microsoft com a solução pro seu problema. O povo quer o que é mais rápido e gente como o tal BPV sabe disso e utiliza isso ao seu favor. Ele também sabe que o YT é entretenimento e poucos, talvez menos de 1% da totalidade do pessoal que diz algo sobre TI e principalmente Windows é realmente capacitado para dizer. Ele sabe bem disso. Ele também sabe que se não falar mal do Baboo pros seus inscritos, ele vai perder seguidor porque os inscritos dele o questionam sobre o que o Baboo falou. E seguidor pra ele é CIFRÃO, e não um cliente satisfeito com seu problema resolvido. Esse tipo de cara presta consultoria remota para resolver problema de HARDWARE. Daí já se vê a incompetência absurda e bestial do sujeito. E toda vez que o YT sugerir para vcs vídeos de BPV e gente dessa laia, simplesmente cliquem em Não tenho Interesse e também em Não recomendar o canal. Se o site pedir um feedback do motivo, jogue a real. Uma hora esse monte de retorno dará resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...