Ir para conteúdo

Panda Dome gratuito + TrafficLight + Panda Cloud Cleaner | 2019


Mensagem Recomendada

  • Administrador

Este artigo foi atualizado em 2019 com informações adicionais a atualizadas deste vídeo publicado em 2017:

Hoje eu vou abordar três soluções de segurança que podem ser utilizadas simultaneamente:

1. Panda Dome gratuito, um excelente antivírus que monitora seu computador contra malwares

2. Traffic Light da BitDefender, uma extensão para Chrome/Firefox que protege sua navegação

3. Panda Cloud Cleaner, um programa adicional ao Panda Dome que detecta e remove malwares avançados (mas ele não protege em tempo real)

Configurando o Panda Dome Gratuito

Para instalar o Panda gratuito, baixe a versão mais recente aqui. Ao instalá-lo, clique em Próximo após confirmar o idioma do produto:

img_5c349bece0f32.png

Nas versões anteriores do Panda Dome gratuito, aparecia a opção do Panda Safe Web, aonde você deveria manter desclicada a opção de instalá-lo.

O Panda Safe Web protegia a sua navegação online, mas ele também alterava algumas configurações do navegador - e por isso eu sempre sugeri que ele não fosse instalado, pois eu sugiro o uso do TrafficLight da BitDefender (abordado mais abaixo) para isso.

panda-gratuito-anterior-novo.png

Felizmente a versão mais nova do Panda Dome não inclui o Panda Safe Web. Continuando com a instalação do Panda Dome gratuito, clique no botão Aceitar e Instalar. Na finalização da instalação abrirá a janela do Panda  Dome gratuito.

Se você tiver uma conta Panda, aqui você digita o seu endereço de e-mail, senão você ignora isso clicando em Fechar:

panda-dome-gratuito-email.png

Agora clique no menu (no topo à esquerda) e clique em Configurações:

panda-dome-gratuito-configuracoes.png

Desça a barra de rolagem e clique em Atualizar agora:

img_5c34a2f400d79.png

Enquanto o Panda Free é atualizado com as definições mais recentes de malwares, desça a barra mais um pouco e desclique as opções de Boletins Panda:

img_5c34a49335247.png

Agora clique na opção Antivírus do menu e habilite a opção Verificar arquivos compactados em Proteção permanente e também em Análise sob demanda:

panda-verificar-arquivos-compactados.png

Em Quarentena você deve mudar de Semanalmente para A cada 3 dias:

img_5c34a6dc4912c.png

Pronto! O Panda Dome gratuito está configurado corretamente.

 

TrafficLight da BitDefender

O Traffic Light é uma extensão gratuita para navegadores que te avisa quando você acessar um site falso ou um site com malware. Existem outras extensões similares que fazem a mesma coisa, como a Malwarebytes Browser Extension e a Windows Defender Browser Protection, sendo que você pode utilizar mais de uma extensão desse tipo caso você queira uma proteção mais completa.

Para instalar o TrafficLight no Chrome, acesse diretamente a Chrome Web Store ou clique no Menu > Mais ferramentas > Extensões:

img_5c34ad2667212.png

Agora clique no menu das Extensões:

img_5c34ae6549ec6.png

Clique na opção Abrir a Chrome Web Store:

img_5c34ae8d323b5.png

Na caixa de pesquisa da Chrome Web Store digite TrafficLight (tudo junto) e pressione a tecla ENTER. Aparecerá então a extensão TrafficLight e confirme que ela é da trafficlight.bitdefender.com:

img_5c34b02cd0f05.png

Clique em Usar no Chrome e clique em Adicionar extensão:

img_5c34b09946553.png

Feito isso, aparecerá uma mensagem sobre a adição da extensão TrafficLight no seu Chrome e o ícone dela será adicionada na barra superior. Clique no ícone e em Configurações:

img_5c34b21ae3100.png

A página da extensão será aberta e você deve confirmar que as três opções dali estejam habilitadas para maior proteção da sua navegação.

img_5c34b25846134.png

Para testar essa extensão, faça uma pesquisa qualquer no Google e você verá que o ícone é adicionado aos links resultantes, indicando que o site é seguro:

img_5c34b3fbccdcf.png

Se alguma página não for considerada seguro, aparecerá um ícone X dentro de um círculo vermelho:

img_5c34b4765a65a.png

Caso você queira acessar essa página mesmo constando como insegura pelo TrafficLight, ao clicar nela aparecerá a mensagem abaixo, aonde você pode clicar em Compreendo os riscos, mas desejo continuar:

img_5c34b549c0a0a.png

Além disso, caso o TrafficLight esteja incorretamente considerando essa página como perigosa, você pode clicar na opção adicioná-la à sua lista de exceções e essa página sempre poderá ser acessada sem que o TrafficLight informe que ela é perigosa:

img_5c34c94c099c6.png

DETALHE IMPORTANTE: Esta página utilizada como exemplo é uma página da AMTSO (Anti-Malware Testing Standards Organization) que serve justamente para testar a proteção de antivírus e navegadores contra páginas perigosas, e ela pode ser acessada aqui.

Se você consegue acessar essa página sem ser avisado que ela é perigosa, então você precisa verificar a configuração do seu antivírus ou extensão de navegador, pois ambos deveriam impedir o acesso a ela.
 

Panda Cloud Cleaner

Existem duas ferramentas adicionais no Panda Dome free que ajudam o internauta a remover malwares - e ambas estão dentro do Kit de Recuperação cujo link está na tela inicial do produto:

img_5c34ca7998b9b.png

A primeira é a Unidade USB de recuperação, que criar um pendrive bootável que permite remover vírus sem que o Windows esteja carregado.

A segunda ferramenta, que vamos abordar nessa página, é o Panda Cloud Cleaner, que detecta e remove vírus e malwares avançados caso você ache que seu computador continua infectado.

Para instalar o Panda Cloud Cleaner, clique no botão Detectar vírus avançados:

img_5c34cbd1cbb0e.png

Ao fazer isso, o Panda Cloud Cleaner é baixado e instalado:

img_5c34ccdb5dda0.png

Se você clicar em Advanced Options (Opções Avançadas), ali só tem uma opção, Trusted Boot. O Trusted Boot foi criado para usuários avançados, pois ele analisa seu computador em busca de malwares que são mais difíceis de serem encontrados, como rootkits.

Ele faz isso durante a inicialização do Windows, algo que não é abordado nesse artigo. Clique em OK para voltar à tela anterior.

img_5c34ccad89133.png

Na tela principal clique no botão Accept and Scan:

img_5c34ce62375a3.png

Ao fazer isso, o Panda Cloud Cleaner inicia uma varredura completa no seu computador:

img_5c34d07b90daf.png

Após a finalização do escaneamento, o Panda Cloud Cleaner envia um relatório desses arquivos para a nuvem para ser analisado. Assim que o resultado é recebido (algo que demora alguns segundos), ele mostra o resultado final:

img_5c34d11c12a89.png

O resultado é bem simples de ser analisado:

No known malware found significa que não foi encontrado nenhum malware, ou seja, o computador não está infectado.

img_5c34d8568a373.png

No Policies found indica que nenhuma política suspeita foi encontrada, ou seja, não foi encontrada nenhuma regra que tenha alterado alguma regra de funcionamento correto do Windows ou que tenha diminuído a a sua segurança (algo que alguns malwares fazem)

System Cleaning (Limpeza do Sistema) sugere a remoção dos arquivos temporários dos navegadores (algo que eu também sugiro utilizando o CCleaner).

Se você quer remover esses arquivos, feche todos os navegadores e clique no botão Clean e a limpeza será realizada.

No final o Panda Cloud Cleaner informa que o computador está limpo e pergunta se você está satisfeito com o aplicativo:

img_5c34da047febf.png

Um detalhe importante é que o Panda Cloud Cleaner foi instalado no seu computador e você pode executá-lo sempre que quiser. Se você quiser desinstalá-lo, basta acessar o Painel de Controle e fazer isso:

img_5c34dad1d24b9.png

  • Legal, essa informação é útil 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Baboo destacou esse tópico
  • 1 mês depois...

Baboo, referente ao Panda Cloud Cleaner, utilizo ele de 15/15 dias no meu computador; interessante é que hoje eu rodei ele e apresentou tais "malwares", contudo utilizo o Kaspersky Cloud 2020 como programa de segurança (o mesmo não detectou nada - fiz a verificação 2 vezes), enfim eu rodei o "Clean" do Panda 3 vezes e mesmo feito isso esses "malwares" continuaram aparecendo quando refaço a busca.

Quando eu passo o Eset, Malwarebytes e o TrendMicro não encontra NADA

O Panda está detectando um Falso positivo ou é um Malware do qual os outros não detectaram e o mesmo não está conseguindo remover? (acho difícil, mas não custa perguntar):aiaiai:

1.png

2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falso positivo,ignore...

21 horas atrás, nwton1 disse:

Baboo, referente ao Panda Cloud Cleaner, utilizo ele de 15/15 dias no meu computador; interessante é que hoje eu rodei ele e apresentou tais "malwares", contudo utilizo o Kaspersky Cloud 2020 como programa de segurança (o mesmo não detectou nada - fiz a verificação 2 vezes), enfim eu rodei o "Clean" do Panda 3 vezes e mesmo feito isso esses "malwares" continuaram aparecendo quando refaço a busca.

Quando eu passo o Eset, Malwarebytes e o TrendMicro não encontra NADA

O Panda está detectando um Falso positivo ou é um Malware do qual os outros não detectaram e o mesmo não está conseguindo remover? (acho difícil, mas não custa perguntar):aiaiai:

1.png

2.png

 

"Then he said to them all: “Whoever wants to be my disciple must deny themselves and take up their cross daily and follow me".

- Luke 9:23

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 14/09/2019 at 15:23, nwton1 disse:

O Panda está detectando um Falso positivo ou é um Malware do qual os outros não detectaram e o mesmo não está conseguindo remover?

O que ele detectou não é um malware, mas sim duas alterações no Registro relacionadas à política de bloqueio de acesso ao Registro e ao Gerenciador de Tarefas que podem indicar ação de malware..

  • Obrigado! Problema resolvido! 1
  • Legal, essa informação é útil 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Baboo disse:

O que ele detectou não é um malware, mas sim duas alterações no Registro relacionadas à política de bloqueio de acesso ao Registro e ao Gerenciador de Tarefas que podem indicar ação de malware..

Obrigado pela resposta Baboo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Eu executei o Panda Cloud Cleaner uma vez e fiz a limpeza e após isso ele nunca mais funcionou

Ele para a verificação do nada e fecha sozinho e mesmo reinstalando não resolve

Editado por Kelvin

comentário desnecessário
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Kelvin disse:

Eu executei o Panda Cloud Cleaner uma vez e fiz a limpeza e após isso ele nunca mais funcionou

Ele para a verificação do nada e fecha sozinho e mesmo reinstalando não resolve

Use outras ferramentas: Eset Online Scanner, Kaspersky Removal Tool, MalwareBytes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 26/08/2021 at 08:05, mbm2012 disse:

Para um notebook com HD 500 gb , 2 gigas de ram ddr3 e CPU Pentium p6100 2.00GHz com Windows 8.1. Voces ainda recomendam o uso do Panda Free? 

O Baboo deixou de recomendar o Panda em 2019 se eu não me engano, porque caiu muito a qualidade

PC: Win10 Pro x64 | Ryzen 7 2700 | Predator 32GB DDR4 3000 MHz| XPG 512GB |Seagate 2TB | RX 470 

NB: Surface Book 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/08/2021 at 09:05, mbm2012 disse:

Para um notebook com HD 500 gb , 2 gigas de ram ddr3 e CPU Pentium p6100 2.00GHz com Windows 8.1. Voces ainda recomendam o uso do Panda Free? 

Sim. Ele tem o seu valor. Perder um pouco da qualidade não quer dizer que ele se tornou ruim, sobretudo para alguns computadores mais antigos. 

Se não fosse o C iriamos programar em Basi, Pasal e Obol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, JohanBach disse:

Me fala 1 gratuito que não tem propaganda. 

Só o Windows Defender, mais o Defender do Windows 8.1 acho ele fraco, ou é o mesmo do Windows 10 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, JohanBach disse:

Me fala 1 gratuito que não tem propaganda. 

Avira, Panda e Bitdefender não têm propaganda (popups), mas no caso do colega acima eu ficaria com o Panda mesmo, visto ser um note fraco.

"Then he said to them all: “Whoever wants to be my disciple must deny themselves and take up their cross daily and follow me".

- Luke 9:23

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...