Ir para conteúdo

O que é VPN e como ela funciona


Mensagem Recomendada

  • Administrador

Você já deve saber que uma VPN ajuda na segurança dos seus dados, mas o que é uma VPN e como ela funciona?

O que é uma VPN?

VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual) permite a conexão segura e protegida entre dois computadores, mesmo que ambos estejam em uma rede pública e insegura.

VPN | Restrição Geográfica

Isso é possível pois a VPN cria um “túnel” entre os dois computadores aonde somente eles conseguem enviar/receber dados criptografados, independentemente do resto da rede.

E pelo fato dos dados estarem criptografados, eles trafegam em total segurança pois as informações transferidas estão ilegíveis para todos – exceto para os dois computadores que estão conectados entre si.

Um dos usos mais comuns de uma VPN é permitir que você “engane” sites e aplicativos ao simular que você está em um país, quando na verdade você está em outro.

o-que-e-vpn-como-funciona.png

Isso é possível quando você acessa um servidor de VPN de um determinado país, tudo que você acessa via internet (Netflix, navegação comum e envio/recebimento de e-mail, por exemplo) está sendo a partir daquele servidor de VPN.

Desta maneira, quando algum site identificar a origem da sua conexão, ele concluirá que você está acessando-o através do computador da VPN que está localizado no país dele, sem saber que na verdade você está acessando-o de outro país. Isso permite que você acesse conteúdo disponível em um determinado país independentemente da sua localização real.

Exemplo simples: João e Maria querem assistir o show do Elton John em Las Vegas, sendo que o site que vende os ingressos para esse show está vendendo apenas para internautas localizados nos EUA.

VPN | Como funciona uma VPN

Exemplo de uso de VPN

Quando o internauta João acessa o site de venda de ingressos utilizando uma conexão comum (sem uma VPN), o site verifica de aonde o João está acessando-o, e descobre que o IP dele é do Brasil, ou seja, João está no Brasil e por isso ele não pode comprar ingressos.

A internauta Maria também quer comprar ingressos para o show, mas ela utiliza um serviço de VPN de uma empresa localizada em New York. Com isso, quando ela acessa o site de venda de ingressos, o site também verifica de onde a Maria está acessando-o e descobre que o IP dela é de New York, ou seja, ela está nos EUA e pode comprar ingressos – mesmo que na realidade ela esteja acessando o site estando no Brasil!

Isso mostra a vantagem da VPN: com ela você pode “contornar” limitações relacionadas à localização do internauta, permitindo que ele acesse informações e serviços que estão indisponíveis no seu país.

A imagem abaixo mostra isso: ao acessar um site que mostra a minha localização, ele informa que eu estou em New York - quando na verdade eu estou em São Paulo :)

VPN | Exemplo

VPN no roteador: OpenVPN

O mais interessante é que muitos roteadores têm opção de OpenVPN, ou seja, você configura a VPN diretamente no seu roteador. Isso permite que todos dispositivos conectados na rede (incluindo smartphones e TVs inteligentes) utilizem a VPN sem necessidade de configurações adicionais, simulando que estão em outro país.

Para fazer isso, inicialmente o provedor de VPN precisa suportar essa funcionalidade. Exemplo da ProtonVPN:

img_5c7183438c962.png

Essa técnica de utilizar uma VPN diretamente no roteador permite que todos usuários conectados na rede definida no roteador tenha acesso a conteúdo que não está disponível no Brasil, como séries e filmes que constam apenas nas versões americanas da Netflix, Amazon Prime e Hulu. 

Tela da OpenVPN do roteador ASUS RT-N66U

Tela da OpenVPN do roteador ASUS RT-N66U

DICA: existem muitos serviços de VPN disponíveis no mercado - incluindo algumas presentes em antivírus, como o Kaspersky Secure Connection ou BitDefender VPN.

Se você precisa utilizar um serviço de VPN mais completa do que essas, eu sugiro o uso da ProtonVPN (empresa suíça) ou da NordVPN (empresa sediada no Panamá, país que não tem nenhuma lei relacionada à proteção e arquivamento de dados dos usuários).  

Além disso, evite ao máximo utilizar qualquer VPN gratuita que não seja de alguma empresa conhecida de segurança, pois a maioria delas é chinesa, obtêm dados dos usuários e são inseguras.

O que uma VPN faz:

Protege a sua conexão contra "olheiros" externos Simula que você está em um local diferente do real Permite mais segurança na sua navegação quando você se conecta a uma rede pública

O que uma VPN não faz:

Deixa você totalmente anônimo Protege seu computador contra malwares e ransomware

  • Obrigado! Problema resolvido! 1
  • Legal, essa informação é útil 3

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...