Ir para conteúdo

Os melhores antivírus gratuitos do mercado


Mensagem Recomendada

  • Administrador

O artigo abaixo foi atualizado em 2019 com informações adicionais a atualizadas deste vídeo publicado em 2017:

Este artigo aborda em detalhes os melhores antivírus gratuitos do mercado. Se você quer saber quais são os melhores antivírus pagosclique aqui.

Infelizmente a imensa maioria dos artigos e vídeos sobre "os melhores antivírus" não têm credibilidade alguma por terem sido criados por youtubers e jornalistas sem nenhum conhecimento profundo sobre segurança digital.

Esses artigos são basicamente traduções e adaptações de artigos de terceiros cuja escolha do melhor antivírus também foi baseada no "achismo", com o agravante do fato de que um antivírus excelente para um determinado país não indica que ele será igualmente eficiente em outro país principalmente por causa dos malwares locais que eu informo no artigo "Como ESCOLHER um antivírus".

Eu tenho mais de 30 anos de experiência em Windows e Segurança Digital no dia-a-dia do mundo real aqui no Brasil, e neste artigo eu mostro quais antivírus são excelentes para usuários e empresas brasileiras.  Em uma internet sem nenhum controle aonde qualquer um escreve sobre o que quiser, e até mesmo sites de bem-estar publicam artigos sobre o melhor antivírus(!), na prática esses artigos são inúteis pois não existe nenhuma confiança nas informações apresentadas.

martelo-lei-120.pngEu não ganhei um único centavo de qualquer empresa de antivírus na criação e publicação desse artigo. Todas as minhas sugestões e indicações são baseadas exclusivamente no resultado de muitos anos de trabalho realizado resolvendo problemas de segurança e de configuração no Windows em todo tipo de cenário em computadores no Brasil.

Testes no mundo real

Os melhores antivírus gratuitosAtualmente existem mais de 70 antivírus, e desde os anos 90 eu tenho usado e testado diversos deles. Nas muitas consultorias que eu realizei nos últimos anos, eu vivenciei diversos casos escabrosos de segurança aonde eu precisei utilizar alguns antivírus realmente eficientes que resolveram por completo os problemas de segurança e de malwares.

Com o uso desses antivírus, os problemas de infecção por malwares caíram para ZERO, indicando que são excelentes soluções para proteção dos computadores.

Estes testes no mundo real resultaram na escolha antivírus extraordinários para internautas brasileiros. Como eu comento no artigo sobre como escolher um antivírus, um antivírus considerado excelente em um país pode não ser tão eficiente em outro por causa de malwares locais. No caso do Brasil existem malwares específicos como os que alteram boletos de pagamento, malwares que afetam o funcionamento do bankline de bancos brasileiros, etc.

Com isso, de nada adianta utilizar no Brasil um antivírus que é considerado ótimo em testes realizados na Europa ou Estados Unidos, se ele não detecta e impede malwares brasileiros, né? :) Observações importantes sobre os antivírus gratuitos que eu indico: 

1. Ficaram de fora antivírus que jamais devem ser utilizados por serem chineses (Baidu, 360 Total Security, Tencent) e também antivírus da Comodo.

2. Malwarebytes não foi testado pois ele é um anti-malware (e não antivírus). Eu abordo ele aqui.

3. Na análise de alguns antivírus eu também levei em consideração a opinião de alguns profissionais de TI focados em segurança que eu conheço há muitos anos e confio no excelente trabalho deles.

4. A escolha de um bom antivírus não depende somente de testes externos, conforme eu detalho no meu artigo sobre como escolher um antivírus, sendo que eu adicionei a imagem do resultado de testes da AV-Comparatives para servir como referência. Embora esses testes analisem a taxa de detecção de centenas de malwares novos, a cada dia aparecem cerca de 350 MIL novos malwares. Eu abordo isso em detalhes na última página dessa 
 
 

Bem, chega de papo-furado. Agora você saberá quais são os melhores antivírus gratuitos para os internautas brasileiros:

Kaspersky Security Cloud Free 2019  

Há alguns anos eu considero o Kaspersky Internet Security como o melhor antivírus pago do mercado, e agora outro antivírus da Kaspersky se tornou o melhor gratuito: o Kaspersky Security Cloud 2019. Ele utiliza o excelente mecanismo dos demais antivírus da Kaspersky, com a vantagem de ser muito mais configurável do que o Kaspersky Free 2019.

O Kaspersky Security Cloud 2019 É DIFERENTE do Kaspersky Free 2019 que eu abordo aqui: ao contrário do Kaspersky Free, o Kaspersky Security Cloud 2019 permite a configuração de módulos que estão indisponíveis no Kaspersky Free.

O nível de proteção de ambos é basicamente o mesmo, embora o Kaspersky Security Cloud 2019 inclua  segurança adaptiva: confira a minha análise completa do Kaspersky Security Cloud Free 2019 aqui

Melhores antivírus gratuitos | Kaspersky Security Cloud Free

Para baixar o Kaspersky Free 2019, clique neste link:
 
 
O engine (mecanismo) dos antivírus da Kaspersky é extremamente eficiente e certamente o melhor do mercado: mesmo que o antivírus esteja desatualizado, ele é capaz de detectar malwares e ransomwares desconhecidos - algo que poucos antivírus conseguem fazer.

Bitdefender Free Edition  

O segundo antivírus gratuito que eu recomendo é o ótimo Bitdefender Free.

Ele utiliza o mesmo mecanismo de detecção de malwares (engine) da sua versão paga, mas ele tem uma limitação importante que poucos conhecem: o Bitdefender Free não tem uma ferramenta específica para proteger o internauta contra criptografia de arquivos por ransomwares, ou seja, um ransomware é detectado como qualquer outro malware.

Melhores antivírus gratuitos | Bitdefender Free Edition

Isso é particularmente importante, pois ransomwares são extremamente danosos e na maioria das vezes o internauta tem seus arquivos sequestrados sem chance de recuperá-los a curto prazo.

Felizmente a própria Bitdefender disponibiliza para download o Bitdefender AntiRansomware, um programa gratuito que protege o computador contra ransomwares independentemente do antivírus sendo executado. Para baixá-lo, clique no botão abaixo:

Anti-ransomware gratuito - Bitdefender BDAntiransomware

DOWNLOAD DO BITDEFENDER ANTIRANSOMWARE

IMPORTANTE: Embora o BDAntiransomware informa que ele protege apenas contra ransomwares CTB-Locker, Locky e TeslaCrypt, o log de instalação dele informa que ele também protege contra ransomwares recentes:

Anti-ransomware gratuito - Bitdefender

Anti-ransomware gratuito - Bitdefender - log

A Kaspersky também oferece o Kaspersky Anti-Ransomware Tool for Business, um anti-ransomware gratuito:

Anti-ransomware gratuito

DOWNLOAD DO KASPERSKY ANTI-RANSOMWARE

Avira Free Antivirus 2019 e Panda Dome Free  

Outros dois excelente antivírus gratuitos que na minha opinião estão empatados em terceiro lugar são o alemão Avira e o espanhol Panda:

Avira Free Antivirus 2019

Download do Avira Free AntiviruS 2019

Ele utiliza o mesmo mecanismo de detecção de malwares (engine) da sua versão paga, mas ele tem uma limitação importante que poucos conhecem: o Avira Free  não tem uma ferramenta específica para proteger o internauta contra criptografia de arquivos por ransomwares, ou seja, um ransomware é detectado como qualquer outro malware:

Os melhores antivírus gratuitos do mercado | Avira Free Antivirus

Felizmente a própria Bitdefender disponibiliza para download o Bitdefender AntiRansomware, um programa gratuito que protege o computador contra ransomwares independentemente do antivírus sendo executado. Para baixá-lo, clique no botão abaixo:

Anti-ransomware gratuito - Bitdefender BDAntiransomware

DOWNLOAD DO BITDEFENDER ANTIRANSOMWARE

IMPORTANTE: Embora o BDAntiransomware informa que ele protege apenas contra ransomwares CTB-Locker, Locky e TeslaCrypt, o log de instalação dele informa que ele também protege contra ransomwares recentes:

Anti-ransomware gratuito - Bitdefender

Anti-ransomware gratuito - Bitdefender - log

A Kaspersky também oferece o Kaspersky Anti-Ransomware Tool for Business, um anti-ransomware gratuito:

Anti-ransomware gratuito

DOWNLOAD  KASPERSKY ANTI-RANSOMWARE

Panda Dome Gratuito

Desde 2015 eu sugiro o uso do Panda Dome gratuito pois ele é um excelente antivírus depois que a Panda introduziu seu novo engine XMT.

Esse antivírus gratuito tinha uma taxa de detecção altíssima - tanto que no segundo semestre de 2017 o Panda Dome gratuito foi o único antivírus que conseguiu taxa de detecção contínua de 100% durante todos os testes da AV-Comparatives - algo que nenhum antivírus pago conseguiu!

Isso por si só é um feito incrível considerando que ele concorreu com os melhores antivírus pagos - incluindo Kaspersky, Bitdefender, F-Secure, Trend Micro, Avira e muitos outros:

Os melhores antivírus gratuitos do mercado | Panda liderou em 2017

Infelizmente o antivirus Panda não manteve essa invencibilidade durante 2018, mas ele continua muito eficiente para uso no dia-a-dia.

Os melhores antivírus gratuitos do mercado | Panda Dome Free (gratuito)

O Panda Dome gratuito também tem uma limitação importante que poucos conhecem: ele não tem uma ferramenta específica para proteger o internauta contra criptografia de arquivos por ransomwares, ou seja, um ransomware é detectado como qualquer outro malware:

Os melhores antivírus gratuitos do mercado | Panda Dome Free sem proteção contra ransomware?

Por causa disso é recomendável você instalar o anti-ransomware gratuito da Bitdefender ou da Kaspersky que podem ser utilizados como proteção adicional. 

A Bitdefender disponibiliza para download o Bitdefender AntiRansomware, um programa gratuito que protege o computador contra ransomwares independentemente do antivírus sendo executado. Para baixá-lo, clique no botão abaixo:

Anti-ransomware gratuito - Bitdefender BDAntiransomware

DOWNLOAD DO BITDEFENDER ANTIRANSOMWARE

IMPORTANTE: Embora o BDAntiransomware informa que ele protege apenas contra ransomwares CTB-Locker, Locky e TeslaCrypt, o log de instalação dele informa que ele também protege contra ransomwares recentes:

Anti-ransomware gratuito - Bitdefender

Anti-ransomware gratuito - Bitdefender - log

A Kaspersky também oferece o Kaspersky Anti-Ransomware Tool for Business, um anti-ransomware gratuito:

Anti-ransomware gratuito

DOWNLOAD  KASPERSKY ANTI-RANSOMWARE

E os outros antivírus pagos? E o resultado dos testes de antivírus?

Existem alguns antivírus pagos conhecidos no mercado, mas eles não estão na minha lista de antivírus recomendados. Isso acontece pois eu não considero-os eficientes. São eles:

Avast/AVG

O Avast e AVG (que foi comprada pela Avast em 2016) são provavelmente os antivírus mais conhecidos no Brasil principalmente pela sua versão gratuita, mas na minha opinião eles estão muito longe de serem tão eficientes quanto os demais.

Alguns comentários dos internautas no meu canal do YouTube sobre o antivírus Avast/AVGHá muitos anos eu removo malwares de notebooks e computadores em todo tipo de cenário, e eu cansei de ver que mesmo aqueles que tinham o AVG e Avast instalados e atualizados estavam infectados por malwares ou adwares.

Esse problema acontecia independentemente se o sistema operacional era Windows 7, Windows 8.x ou Windows 10, se o antivírus Avast/AVG era gratuito ou pago, e também qual a versão do antivírus estava instalada.

Além disso, muitas vezes o Avast mostrou ser o responsável pela demora na inicialização do Windows, e bastou removê-lo para a inicialização ser muito mais rápida.

O mesmo aconteceu em muitos casos aonde o disco estava em uso constante sem motivo (indicando problema do disco a 100%) e bastou remover o antivírus para esse problema ser solucionado.

É importante salientar que eu não tenho absolutamente nada contra a empresa Avast (tanto que eu indico o uso do CCleaner e Defraggler que pertencem à essa empresa), mas na minha opinião ela precisa melhorar seu antivírus para ele ser recomendável para os internautas brasileiros.

360 Total Security, IObit Malware Fighter, Baidu, Tencent, CM Security...

Eu sou absolutamente contra o uso de qualquer software chinês - principalmente software de segurança como antivírus. Eu detalho isso em um longo artigo, mas resumindo:

nao-baboo-pro.png Empresas de antivírus chineses lucram com publicidade - e não segurança. Isso por si só mostra o real interesse delas: seus arquivos, histórico e perfil - e não a sua segurança online. Para elas, antivírus é apenas uma ferramenta para elas obterem o máximo de informação sobre você para veicular banners com produtos e serviços relacionados ao seu perfil. 

nao-baboo-pro.png Empresas chinesas não são confiáveis: no passado a IObit roubou o banco de dados da Malwarebytes, a Qihoo (criadora do 360 Total Security) incluiu backdoor no seu antivírus para roubar dados dos usuários, a Baidu instalava adwares e programas indesejados no computador do internauta, etc etc.

nao-baboo-pro.png A Qihoo foi pega trapaceando em um teste de antivírus pois o Total Security 360 utilizou o mecanismo da Bitdefender ao invés do mecanismo QVM próprio (embora a versão pública desse antivírus venha com o engine da BitDefender desabilitado e QVM habilitado, fornecendo muito menos segurança do que ela prometia). A Tencent foi ainda pior: ela detectava o teste executado pela AV-Test e simulava um scan mais rápido.  

nao-baboo-pro.png A China é conhecida pelo monitoramento da internet e o governo chinês emprega 2 milhões de pessoas para controlar a internet e recentemente tentou forçar que empresas de tecnologia estrangeira implementasse backdoors em seus produtos, além de fornecerem a chave de criptografia utilizada em seus produtos.

Quem entende de segurança JAMAIS utiliza software chinês – e quem não entende também deveria fazer o mesmo.

Fuja dos antivírus, apps e programas chinesesObviamente com smartphones não podia ser diferentes: antivírus chineses gratuitos e aplicativos "inocentes" estão entre os antivírus mais baixados sem que seus usuários saibam o risco que correm em relação à sua privacidade de segurança online. Entre eles estão "otimizadores" e aplicativos que prometem aumentar a duração da bateria.

Até mesmo a brasileira PSafe (que tem a Qihoo como investidora) abandonou seu antivírus para Windows para se focar na plataforma mobile com o dfndr Security, aonde seu modelo de negócios é o mesmo: lucro com publicidade.

Um dos antivírus mais utilizados na plataforma Android também é chinês: o Security Master, da empresa Cheetah Mobile, que também é responsável pelo Clean Master.

Isso sem contar o fato que os aplicativos da Qihoo agora utilizam o nome 360 Security e a Baidu mudou de nome para DU Apps provavelmente para fugir do estigma que esses nomes trazem do desktop.

A conclusão é que essas empresas mudam seus nomes, mas o modelo de negócio baseado nas suas informações não muda, portanto FUJA DELAS!  

Comodo, conclusão e dica importante!

Eu não indico nenhum produto da Comodo pois esta empresa teve péssimas atitudes e decisões que acabaram com a minha confiança nela - incluindo fornecimento de certificados digitais para malwares, instalação de adware que interceptava transmissões seguras, instalação de um "navegador seguro" que era pavorosamente inseguro, etc.

Eu escrevi um artigo completo sobre isso e eu sugiro você lê-lo para compreender melhor a minha decisão.

E os testes de antivírus?

Teste da turbina de um F-16. OK, isso não tem nada a ver com teste de antivírus, mas a imagem é sensacional :)Existem no mercado três empresas conhecidas por testarem antivírus:

+ AV-Comparatives, empresa austríaca fundada em 1999

+ AV-TEST, empresa alemã fundada em 2001

+ Virus Bulletin, empresa inglesa fundada em 1989

Estas empresas realizam dezenas de testes automatizados de antivírus, incluindo testes:

+ Mundo Real: análise de malwares na web utilizando as configurações default dos antivírus

+ Performance: desempenho na varredura do disco rígido

+ Falso Positivo: taxa de detecção de programas legítimos que são considerados maliciosos

+ Remoção de Malware: análise da detecção e remoção de malwares provindos de rede local e USB

Embora esses testes aparentemente sejam úteis, na prática eles servem apenas como referência para saber como os antivírus se comportam nesses cenários.

Esses testes JAMAIS devem ser utilizados para escolha de um determinado antivírus - e existe vários motivos para isso:

nao-baboo-pro.png A quantidade de malwares testados é desprezível, representando menos de 0,01% do total de malwares existentes - e basta UM ÚNICO malware para infectar o computador. Enquanto em um dos testes de proteção a AV-TEST utiliza cerca de 14 mil amostras de malware, a Virus Bulletin utiliza até 2.000 amostras e a AV-Comparatives utiliza cerca de mil amostras, em 2018 surgiram nada menos de 350 mil novos vírus POR DIA.

nao-baboo-pro.png Os testes realizados não levam em conta malwares locais, que são malwares que funcionam apenas em alguns países: no Brasil temos malwares que alteram boletos bancários e interferem no bankline dos bancos nacionais. De nada adianta um antivírus ter ótimas taxas de detecção em testes de laboratório, mas falhar na detecção de malwares locais.

nao-baboo-pro.png Os resultados desses testes podem mudar a cada hora por causa da atualização constante do banco de dados dos antivírus. Com isso, se um mesmo teste de antivírus for realizado de manhã, à tarde ou à noite, ele pode gerar resultados totalmente diferentes por causa da atualização do banco de dados de malwares realizada diversas vezes em cada um desses períodos.

nao-baboo-pro.png Nem todos antivírus são testados, pois embora o resultado dos testes seja idôneo (as empresa de antivírus não têm nenhuma influência nos testes), as empresas que desenvolveram os antivírus são obrigadas a pagar uma anuidade às empresas que testam seus antivírus - e nem todas têm interesse nisso.

nao-baboo-pro.png Esses testes são somente ilustrativos e jamais devem ser utilizados na escolha de um antivírus - tanto que a própria AV-Comparatives informa em seu site: "Please note that we do not recommend purchasing a product purely on the basis of one individual test or even one type of test. Rather, we would suggest that readers consult also our other recent test reports, and consider factors such as price, ease of use, compatibility and support.", ou seja: 

"Por favor, note que não recomendamos a compra de um produto puramente com base em um teste individual ou mesmo um tipo de teste. Sugerimos que os leitores consultem nossos outros relatórios de teste recentes e considerem fatores como preço, facilidade uso, compatibilidade e suporte."

Com isso, mesmo se um determinado antivírus for eleito o "melhor do ano", isso não significa que ele seja o melhor produto do mercado - muito menos para o Brasil! Na prática os melhores antivírus devem ser escolhidos baseado nos resultados obtidos no mundo real, ou seja, na sua eficiência durante o dia-a-dia em todo tipo de cenário e com o maior número de computadores possível.

CONCLUSÃO

Para mim os três melhores antivírus do mercado são o Kaspersky Security Cloud Free 2019, seguido pelo Bitdefender Free e o Avira Free Antivirus 2019:

Os melhores antivírus gratuitos - 2019

Quer saber quais são os melhores antivírus PAGOS do mercado? Clique aqui!

Dica final importante

Se o seu antivírus atual detectou 100% das ameaças e ele está mantendo o seu computador seguro, então não perca tempo testando outros antivírus: evite ouvir opiniões desnecessárias de amigos alegando que “este antivírus X é bom”, “esse aqui é novo”, “esse aqui é o melhor”, etc.

Se o antivírus que você está utilizando funciona, e depois de você fazer uma varredura online com outros antivírus (de acordo com este artigo) e não encontrou nada, então mantenha-o pois você já encontrou a solução para sua proteção online: ele é o antivírus que você está utilizando. Simples assim.

A partir do momento que o seu PC for eventualmente infectado ou se a varredura encontrou arquivos maliciosos que foram ignorados pelo seu antivírus, daí sim você deve pensar em substitui-lo - e daí eu sugiro você utilizar os antivirus gratuitos indicados nesse artigo, ou antivírus pagos indicados aqui.

Eu costumo receber diversas sugestões de testes de antivírus diferentes daqueles que eu indico, mas se o antivírus que eu indico impede que o computador seja infectado, tem um ótimo custo/benefício e não causa nenhum problema para o usuário, então PARA QUÊ eu vou testar outro antivírus? Isso é perda de tempo.

Resumindo: substitua seu antivírus somente se isso for necessário :)

  • Legal, essa informação é útil 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
21 minutos atrás, Lucas Gomes de Melo disse:

Aparece um avíso como esse ao instalar o Kaspersky: Erro 27300. Erro ao instalar o driver klhk.sys_x64. Código de erro: - 2147024891.

Tente utilizar a ferramenta de remoção da Kaspersky. Faça o download dela aqui.
Após executar a ferramenta, tente instalar o Kaspersky novamente, clicando com o botão direito do mouse nele e selecionando "Executar como Administrador".

Editado por bbainfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, bbainfo disse:

Tente utilizar a ferramenta de remoção da Kaspersky. Faça o download dela aqui.
Após executar a ferramenta, tente instalar o Kaspersky novamente, clicando com o botão direito do mouse nele e selecionando "Executar como Administrador".

Fiz exatamente o que você escreveu, mas não deu certo. O erro continua aparecendo na tela.

Editado por Lucas Gomes de Melo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Há 2 semanas...
Em 18/09/2019 at 20:25, Lucas Gomes de Melo disse:

Aparece um avíso como esse ao instalar o Kaspersky: Erro 27300. Erro ao instalar o driver klhk.sys_x64. Código de erro: - 2147024891.

Qual arquitetura do seu Windows?

"Then he said to them all: “Whoever wants to be my disciple must deny themselves and take up their cross daily and follow me".

- Luke 9:23

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 17/06/2021 at 15:47, marcelolocal disse:

Toda vez que sai uma nova versão do KSCF eu tenho que reinstalar essa nova versão por cima da anterior ou o antivírus atualiza pelo próprio aplicativo?

Olá Marcelo, sim é necessário você reinstalar a versão nova pra atualizar o antivírus.

  • Legal, essa informação é útil 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o KTS, em alguns casos se você deixar o aplicativo atualizar sozinho os arquivos antigos entram em conflito com os mais novos e causam problemas na rede.

O melhor é você desinstalar e reinstalar quando estiver disponível a versão mais nova.

  • Legal, essa informação é útil 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
16 minutos atrás, JohanBach disse:

Só não concordo com o Avira na lista. Ele oferece uma proteção superior ao avg e Avast. 

 

Até acho que a proteção dele deve continuar boa mas de uns tempos pra cá tem propaganda pra tudo que é lugar.

Mas eu nunca achei ele leve para máquinas antigas, nem antes e muito menos agora cheio de propagandas.

No caso ele se encaixa mais em "deixar o PC lento".

Editado por bbainfo
  • Legal, essa informação é útil 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...