Ir para conteúdo

5 motivos para usar um antivírus


Mensagem Recomendada

  • Administrador

O artigo abaixo foi atualizado em 2019 com informações adicionais a atualizadas deste vídeo publicado em 2017:

Alguns jornalistas e youtubers alegam que antivírus não serve para nada, além de deixar o computador mais lento.

Para piorar, alguns deles sugerem o uso de programas como o Shadow Defender e Deep Freeze (indicados para uso em computadores públicos como em bibliotecas, cafés e Lan Houses) em substituição ao antivírus - algo que é um grave erro.

Se até mesmo a empresa que desenvolveu o Deep Freeze também vende seu próprio antivírus(!), isso é um ótimo indicativo de que ele é necessário. Eu abordo isso em detalhes aqui.

Para piorar, até mesmo o blog da Avast publicou um artigo com 5 razões para você não instalar antivírus em seu PC(!!) aonde eu achei que era um artigo "primeiro de Abril", mas infelizmente não é. Entre os motivos listados  estão: 5 motivos para usar um antivírus | Blog da Avast erra ao indicar motivos para não usar antivírus

nao.png Se seu PC roda em Linux
Isso é um absurdo, pois Linux também é infectado por malwares e ransomwares e eu detalho dezenas de problemas de segurança no uso do Linux nesse artigo completo.

nao.png Se seu PC só funciona offline
Esse é outro erro grave, como eu detalho mais abaixo, aonde eu mostro que arquivos do Office são um dos principais meios de infecção de computadores - e eles podem ser copiados via pendrive para computadores que não estão conectados na web.

nao.png Se seus dados não são importantes
Esse é um dos piores argumentos possível: mesmo se o seu computador não tiver dados importantes, um malware pode se infiltrar na rede local e infectar outros computadores. Inclusive existem malwares que acessam o roteador e alteram o DNS para infectar todos os dispositivos conectados na rede WiFi - incluindo smartphones.

Para piorar, sites que não se focam em segurança digital copiam alegremente esse tipo de informação absurda sem questionar nada.

Nesse artigo eu destruo o falso mito que antivírus não serve para nada, aonde eu listo cinco motivos reais para você utilizar um antivírus.

 

Proteção contra vulnerabilidades 0-day

Antivírus é a primeira barreira contra vulnerabilidades 0-day do Windows, que são vulnerabilidades recém-descobertas e que já estão sendo utilizada por criminosos, mas que a Microsoft ainda não lançou a correção para essa falha. Esse tipo de falha permite que o Windows seja infectado mesmo que ele esteja com todas as atualizações do Windows instaladas.

5 motivos para usar um antivírus | Proteção contra 0-day do WindowsHá alguns anos apareceu uma falha inacreditável no Windows que permitia que o computador pudesse ser infectado se o usuário simplesmente visualizasse uma imagem .jpg.

Para piorar, algum tempo depois aconteceu o mesmo com imagens .bmp. Nesses casos, a Microsoft estava trabalhando na correção dessa falha quando os principais antivírus do mercado atualizaram seu banco de dados para detectar imagens maliciosas que ser aproveitavam dessa vulnerabilidade.

Na prática quem não utilizava qualquer antivírus podia ser facilmente infectado, e somente os usuários que utilizavam antivírus estavam protegidos até a Microsoft lançar a correção para a falha.

Esse exemplo real mostra de maneira simples a necessidade de uso de antivírus por todos que querem se manter seguros online.

 

Proteção contra arquivos maliciosos do Office e outros

Quem acha que antivírus é dispensável se você não estiver conectado na internet está duplamente enganado.

Primeiro por ser perfeitamente possível infectar o computador através de pendrive com documentos do Office (Word, Excel e PowerPoint), arquivos PDF, fontes do Windows, arquivos auto-executáveis e programas que foram infectados sem o conhecimento do próprio desenvolvedor. 5-motivos-para-usar-antivirus-arquivos-o

E em segundo lugar, quem não está conectado na internet não está com NADA atualizado - nem mesmo o sistema operacional, fazendo com que continue com bugs, vulnerabilidades e problemas de desempenho cujas correções vêm apenas através das atualizações do Windows.

Além disso, muitos acham que estão protegidos por utilizar um navegador atualizado, seja ele Chrome, Firefox, Edge ou qualquer outro - mas isso também é um erro grave.

Até hoje o Firefox teve mais de 700 falhas que permitiam execução de código remoto, o Chrome teve mais de 120 e  o Edge mais de 380.

Esse tipo de falha permite que hackers executem programas e scripts em um computador remoto sem que o usuário perceba isso.
Em 2018 a Kaspersky publicou um relatório indicando que quase metade dos malwares distribuídos no primeiro trimestre de 2018 foram via arquivos do Office.
 

Proteção contra ransomware

5 motivos para usar antivírus: proteção contra ransomwareQualquer internauta está em perigo ao navegar na web, mesmo que ele não acesse sites pornôs ou sites de download pirata.

Um bom exemplo aconteceu em 2016, quando um dos maiores portais dos EUA estava distribuindo o ransomware CryptoWall via propagandas de banners, infectando os internautas que acessavam o portal.

Isso aconteceu pois os servidores responsáveis pelos banners, que não tinham nada a ver com o portal em si, foram invadidos e começaram a distribuir banners maliciosos que faziam o download de trojan. Esse tipo de ataque chama-se malvertising.

Internautas que tinham um bom antivírus evitaram ser infectados pois o antivírus impediu que o trojan fosse executado.

Além disso, muitas empresas disponibilizam anti-ransomware gratuitos, aonde eu detalho isso e posto links para download nesse artigo

O ransomware se tornou um malware muito poderoso, pois ele criptografa os arquivos do usuário e exige o pagamento para que os arquivos sejam descriptografados. Mesmo existindo sites que ajudam a fazer isso gratuitamente, muitos ransomwares não permitem o acesso aos arquivos sem o pagamento de resgate no valor de centenas ou milhares de dólares.

 

Proteção contra sites falsos (phishing)

5 motivos para usar antivírus: proteção contra sites falso, phishing e golpe do boleto falso. Clique na imagem para assistir o vídeo.Atualmente muitos criminosos roubam dinheiro dos internautas através de sites falsos ou phishing.

Esses sites simulam sites verdadeiros vendendo smartphones, TVs e produtos em geral que não existem, e internautas incautos compram ali (normalmente pagando em boleto) caindo nesse golpe.

O resultado disso são centenas de milhões de reais de prejuízo todos os anos.

Os antivírus têm módulos de proteção (como o Kaspersky Protection), além do usuário poder utilizar extensões para navegadores web que ajudam a identificar sites falsos (como o TrafficLight da Bitdefender), impedindo que internautas acessem esses sites e percam dinheiro ali.

 

Não existe solução mágica!

O mercado de produtos de segurança digital é de US$ 120 bilhões anuais (cerca de R$ 450 BILHÕES), que é o valor anual dispendido pelas empresas para compra e renovação de produtos e serviços relacionados a Segurança Digital.

Entre estes produtos está o antivírus, em que elas gastam anualmente centenas de milhões de dólares em licenças para usar antivírus nos seus servidores, desktops e tablets para proteger seus funcionários contra todo tipo de malware e roubo de dados.

5 motivos para usar antivírus: ele é a melhor solução e não existe solução mágica. Clique na imagem para assistir.

harry-potter-nao-existe-baboopro.jpgSe existisse alguma solução que torne dispensável o uso de antivírus, não tenha a menor dúvida que essas empresas e grandes corporações seriam as PRIMEIRAS a deixar de usá-los, economizando milhões de dólares em licenças de antivírus.

Além disso, o criador dessa “solução mágica” seria um gênio da segurança digital pois isso seria algo revolucionário. Mas vivemos no mundo real, e não no mundo de Harry Potter, e isso não existe.

Jornalistas e youtubers que indicam que antivírus não serve para nada estão ERRADOS pois estão mal informados. Eles obviamente não entendem de segurança digital - e quem alega que tem alguma solução que faz com que o antivírus seja dispensável, algum script ou “solução hacker” que faz com que o computador dele fique seguro sem antivírus, está mentindo. Simples assim.

Atualmente não existe nenhuma solução tão boa e eficiente quanto um antivírus - e se um dia houver, tenha certeza que você saberá em detalhes aqui no BABOO PRO :) 

  • Legal, essa informação é útil 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...