Ir para conteúdo

Windows 10 LTSB x Pro x Home


Mensagem Recomendada

  • Administrador

O artigo abaixo foi atualizado em 2019 com informações adicionais a atualizadas deste vídeo publicado em 2017:

Neste artigo eu mostro um teste de performance comparando em um mesmo computador o Windows 10 Pro, Home e LTSB/LTSC para comprovar que não existe diferença perceptível de performance entre as edições do Windows 10. Eu notei que meu artigo sobre Windows 10 LTSC A FUNDO incomodou gamers que ainda acreditam que ela é a “versão mais leve”, “versão mais enxuta”, “versão sem as tralhas das Aplicações Modernas”, etc, e esse vídeo comprova rapidamente que isso é mito.

Em 2017 a Microsoft renomeou o Windows 10 Enterprise LTSB (Long Term Servicing Branch) para Windows 10 Enterprise LTSC (Long Term Servicing Channel). Ele continua o mesmo; apenas seu nome mudou.

Quem entende como funciona o Windows A FUNDO sabe que tecnicamente não existe diferença de performance entre suas edições quando elas são executadas em um mesmo hardware, isto é, se você instalar no seu computador o Windows 10 Pro, Home, Enterprise ou LTSB/LTSC, eles terão o mesmo desempenho no uso do dia-a-dia ou em games.

Comparando Windows 10 LTSB/LTSC x Pro x Home

A análise do Windows 10 LTSB/LTSC x Pro x Home começa com uma comparação básica com um carro para você compreender a diferença existente entre essas edições.

Windows 10 LTSB x Pro x Home x EnterpriseImagine o Windows 10 Home como a versão mais básica do carro, o Windows 10 Pro sendo a Home com alguns acessórios adicionais, a LTSB/LTSC é a versão Pro com acessórios diferentes, e Enterprise é a mais completa com todos os acessórios.

Se você acelerar ao máximo com cada um desses 4 carros, você acha que você notará alguma diferença de performance?

É claro que não, pois embora eles tenham diferentes acessórios, o peso final do carro é praticamente o mesmo e os componentes que definem a performance do carro (motor, câmbio e aerodinâmica, etc) são absolutamente iguais entre eles. Se houver alguma variação, ela será imperceptível.

Isso também acontece com o Windows 10, pois as edições Pro, Home, LTSB e Enterprise acessam da mesmíssima maneira o processador, memória RAM, disco rígido ou SSD e placa de vídeo - que na prática são os componentes que determinam a performance do computador.

A diferença de performance é irrisória entre as edições do Windows 10, e para comprovar isso eu selecionei um computador antigo com hardware bastante limitado, que eu acredito ser o melhor cenário para testar as edições do Windows entre si. Confira nas próximas páginas.

LTSB x Pro x Home em computador antigo

LTSB x Pro x Home em computador antigo

O computador escolhido para os testes tem mais de 10 anos: ele utiliza um processador Dual Core de 2,4 GHz de 2006, 2 GB de memória RAM, uma placa de vídeo GeForce GT 430 com 1GB de RAM (modelo de 2010) e um disco rígido Western Digital de 160 GB de 2008, além de um monitor configurado para a resolução 1366x768 pixels.

Windows 10 LTSB x Pro x Home | Computador utilizado no teste

A metodologia de teste foi sempre a mesma:
1. Windows 10 é instalado "do zero"
2. Windows Update é executado para instalar TODAS as atualizações disponíveis
3. A Limpeza de Disco é executada para remover os arquivos desnecessários do Windows Update
4. A partição é desfragmentada pelo próprio Windows.

Não foi instalado nenhum driver de periférico, ou seja, TODOS os drivers vieram através do Windows Update para garantir que o Windows testado fosse o mais original possível.

Por que eu rodei a desfragmentação de disco se a instalação de todos os Windows foi realizada "do zero"? Pois eu quis garantir que o nível de fragmentação dos arquivos fosse o mínimo possível, uma vez que cada uma dessas versões instala diferentes arquivos e pastas.

O mais curioso é que este teste mostrou que enquanto a instalação "do zero" do Windows 10 Home copia 106 mil arquivos para o disco rígido e a versão Pro copia 110 mil arquivos, a versão LTSB/LTSC copia mais de 112 mil arquivos, ou seja, a edição LTSB/LTSC tem quase 6 mil arquivos a mais do que a versão Home, estando longe de ser tão "enxuta" e "limpa" quanto alguns alegam:

Windows 10 LTSB x Pro x Home | LTSB com muitos arquivos a mais

Isso acontece pois a edição LTSB na verdade chama-se Windows 10 Enterprise LTSB, sendo uma versão destinada ao mercado corporativo - e por esse motivo ela vem recheada de funcionalidades específicas pra esse cenário que foram incorporadas ao sistema operacional, como conexão com o Active Directory do Azure, DirectAccess, MDOP, App-V, entre muitas outras. Isso também acaba com o argumento deles que a edição LTSB/LTSC "não tem tranqueiras" (aplicativos instalados que não são utilizados pelos usuários) ;)

Voltando ao teste: eu instalei o PCMark 8 Professional em cada instalação do Windows 10, e executei o teste básico dele que foi justamente criado para computadores simples para uso no dia-a-dia. O teste simula uma pessoa realizando tarefas básicas: navegando na internet, escrevendo um texto, rodando um jogo simples, editando foto e conversando em um chat. Cada uma dessas tarefas foi executada 3x e no final o PCMark informa a média final.

Eu não realizei os testes com o PCMark 10 pois essa versão exige no mínimo 4 GB de memória RAM, e a minha intenção é testar o desempenho das edições do Windows em um computador antigo com 2GB RAM

O resultado pode ser visto nesse gráfico, que mostra que cada edição do Windows 10 foi um pentelhésimo mais rápida do que as outras, mas no final a diferença entre o mais rápido e o mais lento é de apenas 0,5%, ou seja, na prática a diferença é irrisória e você nem notaria isso ao usar o computador.

Em nenhum teste houve uma diferença notável entre as versões Pro, Home e LTSB, que é algo esperado quando eles rodam no mesmo hardware sob as mesmas condições:

Windows 10 LTSB x Pro x Home | Resultado dos testes

 Depois disso eu decidi fazer um segundo teste nesse mesmo computador, mas ao invés de utilizar somente 2GB de memória RAM, eu utilizei 10GB de memória RAM (2 pentes de 4GB + 1 pente de 2GB) para ver se nesse cenário também existe alguma diferença na performance das edições do Windows.

E ao refazer esses mesmos testes com 10GB de memória RAM, o resultado foi uma surpresa para quem achava que ele seria diferente, pois o resultado foi obviamente o mesmo. Em algumas tarefas o Windows 10 Pro foi um pouco mais rápido, em outras o Home ou o LSTB foram mais rápidos, mas no final a diferença também é irrisória e imperceptível para o usuário:

Windows 10 LTSB x Pro x Home | Resultado dos testes com mais RAM

Perceba que os resultados acima mostram que se você tem um computador ou notebook antigo, é ilusão achar que ele precisa usar a LTSB para ficar mais rápido, pois a performance é basicamente a mesma se você usar o Windows 10 Pro ou Home ali.

Esse teste demole o mito que a versão LTSB é "mais enxuta" e invalida a crença que ele é a "melhor opção" para computadores lentos.

4 motivos para Windows instalado "do zero" rodar mais rápido

Alguns internautas que instalaram a edição LTSB/LTSC em um notebook acham que ela "voa baixo" ali - e ela "voa" mesmo, da mesma maneira se ele tivesse instalado a versão Home ou Pro. Qualquer Windows instalado "do zero" em um PC ou notebook certamente vai rodar mais rápido do que a versão anterior. Isso acontece principalmente por quatro motivos:

Bloatware

O primeiro motivo é focado especificamente nos usuários de notebook, é o fato do notebook vir cheio de bloatwares, que são aplicativos do fabricante do notebook que normalmente são totalmente dispensáveis mas que atrapalham MUITO a performance do Windows.

Windows 10 LTSB x Pro x Home | Bloatware

Em 2016 o site GamerNexus fez um teste de performance de games em um notebook gamer da MSI com processador Core i7 de 3,5 GHz, 16 GB RAM DDR4, SSD M.2 e placa de vídeo GTX 1060, aonde eles testaram esse notebook com os aplicativos que vieram pré-instalados nele (incluindo o Norton Antivirus). Depois o teste foi realizado sem esses aplicativos, mantendo o Windows Defender como antivírus.

Os resultados foram evidentes: a versão sem bloatware foi até 20% mais rápida do que a versão original que veio no notebook. No GTA V o FPS médio foi de 109 no notebook com Windows instalado "do zero", e apenas 90,3 na versão que veio com o note, e no Metro Last Light o FPS médio caiu de 75,7 para 59,3.

Além disso, eles constataram que em diversos momentos a CPU atingia 100% quando o notebook estava com bloatwares, algo que não aconteceu quando eles foram desabilitados.

Baboo comentaPara mim, Baboo, bloatware não é apenas aplicativos desnecessários dos fabricantes ou versões de testes de antivírus: ele inclui também QUALQUER aplicativo residente na memória RAM consumindo CPU e monitorando alguma coisa sem NENHUMA necessidade. Eu não considero Aplicações Modernas (como Cortana) bloatware pois essas aplicações são automaticamente desabilitadas quando estão em segundo plano, ou seja, elas ocupam 0% de CPU e com isso não atrapalham em nada a performance do computador.

Cenários diferentes

O segundo motivo é que não existe nenhuma metodologia de testes no mundo real que garanta que o cenário de uso do LTSB/LTSC seja absolutamente o mesmo cenário de uso do Windows 10 utilizado anteriormente para comparar os resultados reais (como eu fiz nos meus testes acima) - e isso gera resultados diferentes.

Enquanto não existe diferença de performance entre as edições do Windows 10 instaladas "do zero", como eu mostrei nos testes, o simples fato do usuário utilizar um antivírus diferente, um driver de vídeo diferente ou até mesmo se o disco rígido em uso estiver menos fragmentado do que antes pode fazer com que a performance seja totalmente diferente.

Windows 10 LTSB x Pro x Home | Update de driver

Exemplo simples: enquanto no Windows a diferença de performance geral é inferior a 1%, uma simples atualização de driver da NVIDIA, como mostrado na imagem ao lado, pode fazer com que um jogo tenha um ganho de 33% de performance.

Isso é um ganho MONUMENTAL de performance e não tem NADA a ver com a edição do Windows 10 que está sendo utilizada.

Se você tem interesse sobre drivers do Windows, então leia o meu artigo Drivers do Windows A FUNDO para você compreender que não há necessidade de atualizar os drivers constantemente (principalmente utilizando programas para isso como o Driver Booster, Driver Max e outros), como remover drivers antigos, como fazer backup de drivers, etc.

Programas inúteis instalados

O terceiro motivo é que muitos usuários têm a PÉSSIMA mania de acreditar em aplicativos que "otimizam o Windows", programas de atualização de drivers, programas que monitoram a fragmentação de disco, programas que monitoram consumo de CPU, que "limpam a memória RAM", além de programas de proteção tipo anti-keylogger, anti-ransomware, anti-qualquer coisa.

Absolutamente NENHUM desses programas é necessário, e infelizmente essas empresas se aproveitam do total desconhecimento do usuário sobre o real funcionamento do sistema operacional para convencer que o Windows precisa dessas porcarias. Para mim esses programas são o maior 171 digital desde sempre e eu detalho isso no meu artigo sobre a praga dos otimizadores de PC.

Windows 10 original x Windows 10 com "otimizadores"Muitos gamers instalam esses programas - e ao notar que o Windows está lento e com problemas, eles culpam o sistema operacional por isso e instalam o Windows "do zero" para resolver isso. E após eles instalarem o Windows LTSB/LTSC "do zero", eles percebem que ele está muito mais rápido e acham que essa edição é a responsável por isso - quando o problema eram os programas desnecessários que estavam atrapalhando o Windows anterior.

Para piorar, muitos internautas aplicam diversas sugestões e dicas incorretas (como desabilitar o arquivo de paginação) que eles "aprendem" com outros gamers e youtubers, e elas deixam o Windows mais instável e lento - e quanto eles instalam o Windows "do zero" e fazem alguns testes, o sistema operacional está (obviamente) rapidíssimo pois as dicas e sugestões antigas não foram aplicadas nele. E eles concluem erroneamente que o Windows anterior era o culpado, quando na verdade ele estava mais lento e instável por causa desses programas.

É importante você compreender que o Windows não precisa de NENHUM programa para deixá-lo mais rápido ou eficiente: enquanto um Windows "limpo" funciona com o melhor desempenho possível, conforme você vai instalando essas porcarias, o seu Windows vai se tornando lento e instável.

Windows Defender

O quarto motivo da "rapidez" do LTSB/LTSC é o Windows Defender. Muitos internautas sempre utilizaram antivírus de terceiros (Avast, AVG, ESET, Kaspersky, etc..) em seus computadores, e ao instalar o Windows "do zero" eles decidem inicialmente usar o Windows Defender, que é um antivírus incorporado ao Windows e que é provavelmente o antivírus que menos afeta a performance do computador.

Como o internauta certamente utilizava outro antivírus antes do Defender, ele acha que é o sistema operacional que está mais leve, quando na verdade era um produto de terceiros que deixava o Windows anterior um pouco mais lento. Como o teste da GamerNexus mostrou, um antivírus afeta MUITO o desempenho de um computador - e o uso de diferentes antivírus geram diferentes resultados.

Conclusão

Quem ainda acredita que a edição LTSB é "mais leve" ou "mais enxuta" do que as demais edições (Pro e Home), precisa reler este artigo :)

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...