Ir para conteúdo

Otimização de SSD – Parte 1


Mensagem Recomendada

  • Administrador

 O artigo abaixo foi atualizado em 2019 com informações adicionais a atualizadas deste vídeo publicado em 2017:

Nesse artigo eu vou abordar otimização de SSD A FUNDO e esse tema está dividido em três artigos.

Nesta primeira parte do artigo eu explico três tópicos fundamentais que você PRECISA saber sobre SSD para você entender mais a fundo sobre otimização do WINDOWS no uso do SSD. Esses tópicos constroem a base do conhecimento necessário para você saber o que é mito e o que é verdade na otimização de um SSD.

Na segunda parte eu abordo em detalhes as principais dicas inúteis que jornalistas e youtubers sugerem sobre otimização de SSD, detalhando também o motivo delas serem erradas.

Na terceira e última parte deste artigo eu listo dez dicas que REALMENTE funcionam para você alcançar a performance máxima do seu SSD.

É importante que você leia este primeiro artigo para evitar que você tenha dúvidas na segunda e terceira parte dele.

O que é SSD?

Otimização de SSD | O que é SSD? SSD é o Disco de Estado Sólido (Solid State Drive), que a grosso modo é um "disco rígido feito de pentes de memória".

Ao contrário da memória RAM, ele não perde os dados quando você desliga o computador, da mesma maneira que um pendrive ou um cartão de memória de smartphones e câmeras digitais.

O SSD é um "pendrive gigante" que substitui com vantagens o disco rígido tradicional, pois ao contrário do disco rígido, o SSD não tem peças móveis, não faz barulho, ele não esquenta tanto quanto o disco rígido no uso do dia-a-dia, e ele consome muito pouca energia. E a MAIOR vantagem dele é obviamente a velocidade.

Enquanto um disco rígido precisa de cerca de 10 milésimos de segundo para encontrar um arquivo, um SSD é em média 100 vezes mais rápido - e na hora de salvar o arquivo, o SSD é entre 4 e 10 vezes mais rápido do que um disco rígido.

Além disso, o SSD raramente sofre algum dano se ele cair no chão (pois ele não tem peças móveis) e não sofre influência de objetos magnéticos como um disco rígido comum. Por esses motivos ele também tem vantagem ao ser utilizado como drive externo para backup.

Otimização de SSD | SSD x HD (disco rígido)

A única desvantagem do SSD é que ele é mais caro do que um disco rígido tradicional.

Posso desfragmentar um SSD como se fosse um disco rígido?

Ao contrário do que muitos alegam, a resposta é SIM. Quando os programas de desfragmentação detectam um SSD, eles não desfragmentam os arquivos dali: eles otimizam o espaço livre, que na prática ajuda o TRIM, um comando utilizado pelo SSD para definir quais blocos podem ser utilizados e quais não podem ser utilizados.

Se você quiser desfragmentar um SSD como você faz com um disco rígido, você PODE fazer isso sem problema algum, embora nem sempre isso seja útil. Isso não vai danificar o SSD e a diminuição da vida útil dele é IRRISÓRIA, como eu mostrarei a seguir.

Embora a tecnologia do SSD torne a sua desfragmentação tecnicamente desnecessária, existe uma situação aonde a desfragmentação do SSD é justificável.

Caso do Fórum do BABOO

O caso do meu fórum foi bastante representativo. Há alguns anos eu migrei o servidor do Fórum do BABOO para um hardware muito potente que tinha 1TB de SSD em RAID 10 e 96 GB de memória RAM, e o fórum "voava baixo".

Tudo era ridiculamente rápido: tarefas internas eram realizadas instantaneamente e eu podia copiar pastas e arquivos entre partições a 900 MB/s.

Estranhamente o fórum começou a ficar mais lento algumas semanas depois: o carregamento das páginas ficou mais lento, a cópia de arquivo idem, e eu não entendi o porquê.

Então eu executei o PerfectDisk Server, que é o programa de otimização de disco que eu uso nos servidores do BABOO. Ele analisou o que estava acontecendo e encontrou 480 MIL fragmentos de arquivos.

Como eu sabia que o servidor tinha apenas SSD, eu decidi utilizar a opção de OTIMIZAR o disco que é a opção default para SSD. Após a finalização da otimização, nada mudou: a performance continuava ruim.

Então eu resolvi fazer um teste: eu fiz um backup completo da partição e configurei o PerfectDisk para desfragmentar o SSD como se fosse um disco rígido.

otimizacao-de-ssd-perfectdisk-smartplace

O PerfectDisk informou que isso não era recomendável, mas eu prossegui e a desfragmentação foi iniciada. Cerca de uma hora depois, todos os 600 GB de arquivos estavam totalmente desfragmentados - e para minha surpresa, o fórum estava muito rápido, bem como todas as tarefas internas, e a performance dele era a mesma de quando o servidor foi inicialmente configurado. Daí eu me perguntei: então é conversa-fiada que eu não posso desfragmentar um SSD como um disco rígido comum
otimizacao-de-ssd-greg-hayes.png

Para analisar essa questão de mais a fundo, eu contatei a Raxco, empresa que criou o PerfectDisk, e eles me colocaram em contato com Greg Hayes, o principal especialista de otimização e sistemas de arquivos da Raxco que entre 2003 e 2007 ele foi Microsoft MVP da área de File System.

Greg me explicou que teoricamente a fragmentação do SSD não afeta a performance do computador, mas se o nível de fragmentação for altíssimo a controladora do SSD não consegue realizar as tarefas em tempo hábil e a própria controladora se torna um grande gargalo.

Embora o SSD acesse os dados em pentelhésimos de segundos (e por isso você não precisa desfragmentar), uma fragmentação altíssima penaliza a controladora - e o SSD ficará lento independentemente do poder de processamento da CPU, GPU ou da quantidade de memória RAM instalada.

otimizacao-de-ssd-controladora-gargalo.j

Então fica a dica: se o seu SSD estiver extremamente fragmentado e a otimização do SSD não deixou ele mais rápido, você PODE desfragmentar o SSD como se fosse um disco rígido comum. Ele vai ficar mais rápido, embora vá diminuir minimamente a vida útil dele, algo que eu vou abordar em seguida. Então faça isso e você verá a diferença.

Qual é a vida útil de um SSD?

Da mesma maneira que um disco rígido (HD), um SSD não vai durar para sempre - mas a imensa maioria das pessoas acha que o SSD vai pifar na semana que vem, no mês que vem ou no ano que vem se você ficar utilizando-o muito. Isso está completamente errado!

Os fabricantes de SSD informam o TBW (Total Bytes Written), que é o total de bytes escritos. Na prática esse valor é o total de terabytes de dados que serão escritos nesse drive antes dele perder a garantia - sendo que isso não  significa que o drive vai pifar logo em seguida, somente que a garantia dele vai acabar.

otimizacao-de-ssd-calculo-de-vida-util.j

Exemplo: de acordo com o site oficial da Kingston, o SSD Kingston A400 de 240 GB tem garantia de 3 anos e um TBW de 80 TB:

img_5c6457c3e628d.png

Isso indica de depois de você salvar 80 TB de dados nesse SSD, ele perderá a garantia. Para você saber quanto que é isto por dia, basta aplicar uma fórmula simples: multiplicar o TBW por mil e dividir por 365 vezes o número de anos da garantia:

img_5c645a1b0bdc7.png

No caso do Kingston A400 que tem 3 anos de garantia e TBW de 80 TB:

73gb.png

Então esse drive suporta 73 GB de dados salvos por dia nele ininterruptamente durante 3 anos até que a garantia dele acabe.

Segundo exemplo: o site oficial da Samsung informa que o Samsung EVO 860 de 500 GB tem TBW de 300 TB e 5 anos de garantia de acordo com o site da Samsung:

1644.png

Então esse drive suporta 164,4 GB de dados salvos por dia nele ininterruptamente durante 5 anos até que a garantia dele acabe.

Traduzindo isso de uma maneira simples: se o Defraggler informar que seu SSD de 500GB tem 40GB de arquivos fragmentados e você desfragmentar esse drive todos os dias durante 5 anos seguidos, ao fazer isso ele atingirá apenas 25% da vida útil dele!

É por isso que você não precisa se preocupar com a diminuição da vida útil do seu SSD se você desfragmentá-lo como se fosse um disco rígido comum sempre que isso for necessário.

Para você saber quantos TB o seu SSD já escreveu e qual é a data de vencimento da garantia baseado no TBW, você pode utilizar a versão portátil do SSDLife que não precisa de instalação.

otimizacao-de-ssd-ssdlife.jpg

E é importante que você saiba que a data informada não indica que o seu SSD pifará em seguida: ele indica apenas o final da garantia dele, sendo que ele vai pifar muito depois disso.

Em 2013 o site The Tech Report fez um teste MUITO interessante. Eles testaram seis SSD, sendo um da Corsair, um da Intel, dois da Kingston, e dois da Samsung, fazendo-os escrever dados ininterruptamente até que eles pifassem.

Esse teste durou quase 19 meses para ser finalizado, que foi o tempo necessário até que o último SSD pifar, indicando que esse SSD precisou mais de 13 mil horas de escrita contínua antes dele pifar.

Qual foi o resultado desse teste? Eu criei a tabela abaixo baseada nos resultados do teste da The Tech Report para você compreender melhor o que acontece.

Como você pode ver, o Kingston HyperX 3K foi o primeiro a pifar: o TBW dele é de 153 TB, mas ele durou cinco vezes mais do que o tempo de garantia estabelecido pela própria Kingston. O curioso é que esse mesmo drive durou 15 vezes mais quando a compressão de dados nativa da controladora estava ativada.

otimizacao-de-ssd-teste-de-durabilidade.

O Corsair Neutron tem um TBW de 75 TB, mas ele pifou depois de escrever um petabyte e meio (1,5 PB) que são 1.500 TB, ou seja, ele durou 20 vezes mais do que o tempo de garantia estabelecido pela própria Corsair.

E o campeão do teste foi o Samsung EVO 840 Pro que durou 33 vezes mais do que o tempo de garantia estabelecida pela própria Samsung: o TBW dele é de 75 TB, mas ele pifou somente depois de escrever inacreditáveis dois e meio petabytes (2,5 PB) ou 2.500 terabytes (TB).

E detalhe importante: esses SSD são de 6 anos atrás, sendo que os novos são ainda mais robustos, pois a tecnologia do SSD continua evoluindo.

Só como comparação: um dos SSD mais avançado do mercado, o Samsung 860 PRO, tem um TBW de 4.800 TB. Isso indica que se ele salvar 40 GB de dados por dia (algo absurdamente alto para um usuário comum), ele vai durar 120 mil dias ou 328 anos baseado nesse TWB ?

otimizacao-de-ssd-samsung-4800-tbw.png

A conclusão disso é que embora o SSD tenha um tempo de vida útil, ele é absurdamente alto e você não precisa ficar mendigando o número de bytes escritos no SSD, ou pior: desabilitar funcionalidades do Windows por causa disso.

SSD precisa de backup?

SIM, você precisa fazer pois eu tenho visto muita gente que migrou de disco rígido para SSD e acha que não precisa fazer mais backup porque o SSD é novo, a tecnologia é nova, e ele nunca vai pifar. Isso é um ERRO!

otimizacao-de-ssd-backup.png

O Facebook foi uma das primeiras empresas a utilizar maciçamente o SSD nos seus data centers e em 2015 a empresa disponibilizou um relatório sobre as falhas desse tipo de drive.

Embora o SSD deles seja diferente do modelo para consumidores que é o que tem no seu computador e no meu, é interessante saber que eles descobriram que o SSD é extremamente sensível a temperatura: quanto mais quente, mais ele pifa. Além disso, quanto mais dados forem escritos, mais energia ele consome e mais problemas aparecem.

Em 2016 o Google também publicou um relatório com os resultados do uso de SSD em seus data centers e revelou dois fatos interessantes: eles notaram que SSD pifa muito mais do que disco rígido, além de gerar mais erros, embora o usuário não perceba pois o SSD faz a autocorreção desses erros.

Então a conclusão óbvia é que você NÃO DEVE deixar de fazer backup pelo simples fato de você estar utilizando um SSD.

Confira agora o segundo artigo com as principais dicas inúteis que jornalistas e youtubers sugerem sobre otimização de SSD, detalhando também o motivo delas serem erradas.

  • Legal, essa informação é útil 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Há 2 semanas...

Notei que a configuração do Windows mantém a desfragmentação automática mesmo sabendo se tratar de um SSD. Eu desativei manualmente.

O Defraggler acusa 26.140 (46GB) fragmentos mas o sistema não apresenta lentidão, portanto nunca efetuei nenhuma otimização.

O mais estranho: Meu Kingston A400 240GB em uso poucos mais de 2 meses já teve uma queda "considerável" na vida útil. Marcou hoje 94% para um uso doméstico (fica desligado em muitos momentos). Entrei em contato com o suporte Kingston e pediram para monitorar o sistema e informá-los sobre mais queda.

Dias depois da instalação do sistema 'do zero', ocorreu um erro fatal de sistema (tela azul) que foi corrigido com um scandisk. Depois disso venho usando normalmente sem erros.

Na Kingston SSD Manager diz que o tem 977 horas = 40,7 dias ininterruptos. Se mantiver essa queda na vida útil, em 365 dias terei 63% de saúde no SSD. Esta minha experiência tem sido tensa.

image.png.f48d750826b77bb5e003b0715e614f35.pngkingston_manager.png.73c9cd435d364041c7936b602a70a5e3.png

Editado por Ronaldo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
7 horas atrás, Ronaldo disse:

Notei que a configuração do Windows mantém a desfragmentação automática

Isso é normal e vc não precisa desabilitá-la, pois a desfragmentação continua funcionando para os demais drives. Antes de iniciar a desfragmentação automática, o Windows verifica se o drive é SSD ou não, e se for ela não é realizada..

7 horas atrás, Ronaldo disse:

Meu Kingston A400 240GB

O único SSD que eu tive até hoje (dentre mais de 20 que uso) e pifou foi um A400. Nunca mais..

  • Legal, essa informação é útil 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Baboo disse:

Isso é normal e você não precisa desabilitá-la, pois a desfragmentação continua funcionando para os demais drives. Antes de iniciar a desfragmentação automática, o Windows verifica se o drive é SSD ou não, e se for ela não é realizada..

O único SSD que eu tive até hoje (dentre mais de 20 que uso) e pifou foi um A400. Nunca mais..

Então ele reconhece mesmo o SSD. Interessante.  Quanto ao A400, por isso ele está barato em todas as lojas... ¬¬

8 horas atrás, Pedro disse:

Se te ajuda, tenho também um A400 de 240GB e mesmo ele tendo 6X mais tempo que o seu, ele continua em 94% de SSD Wear Indicator.

 

1495393108_29dejulho-09h32m48s(040).png.41974c375ff6aeed185e19e954378eb0.png

Poxa cara, tomara. Vamos ver se "estabiliza" por aqui também. Só notei que seu firmware é diferente do meu. Enfim, valeu por compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Ronaldo disse:

Poxa cara, tomara. Vamos ver se "estabiliza" por aqui também. Só notei que seu firmware é diferente do meu. Enfim, valeu por compartilhar.

Apareceu uma atualização de firmware aqui hoje pra esse modelo A400.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ronaldo disse:

Poxa cara, tomara. Vamos ver se "estabiliza" por aqui também. Só notei que seu firmware é diferente do meu. Enfim, valeu por compartilhar.

Tomara! Verdade... Não tinha notado. Tmj!

33 minutos atrás, dfcbr disse:

Apareceu uma atualização de firmware aqui hoje pra esse modelo A400.

Apareceu aqui também, mas atualizou só o SSD Manager e não o firmware.

541686869_29dejulho-20h02m03s(851).png.1e9755eee739aa9a193d961123e89917.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baboo eu tenho um ssd da sandisk (não me recordo o modelo certinho) de 240gb e um A400 também de 240gb eu fiz RAID0 com os dois afim de obter mais desempenho e por algum motivo quando eu abri o defraggler ele reconhecia o RAID0 dos SSD's como se fosse um HD comum por que isso acontece?

assinatura-baboo.png.b91ba240855a23275b8ad0842062ce7f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
52 minutos atrás, Zen-Aku disse:

ele reconhecia o RAID0 dos SSD's como se fosse um HD comum por que isso acontece?

Isso não é incomum, pois podem haver diferenças se o RAID for via hardware (BIOS) ou software, além do driver utilizado - principalmente o Intel Rapid Storage Technology. Isso também ocorre no Windows 8.x..

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2019 at 00:20, LMNASSER disse:

Pra mim apareceu atualização!               deem uma conferida vai que tem novo firmware.

Captura de Tela (62).png

Até hoje nada de notificação de update. Li no Tom's Hardware algo que associa essa falta de update em sistemas com mais de 1 drive instalado - que é o meu caso.

Notei a temperatura do meu Kingston está bem acima de vcs. Só posso entender que seja algo relacionado a gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ronaldo disse:

Até hoje nada de notificação de update

Aqui também não teve nenhuma atualização de firmware. Meu caso também é de +1 driver instalado.

Não sei se pode ser a temperatura, pq no site da kingston diz isso:

973025709_31dejulho-18h28m19s(546).png.cb4f4b613a7e6be386eb2c62293e6f8c.png

E no seu caso não passou nem dos 45°C (pelo print que você mandou).

  • Legal, essa informação é útil 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Olá:

 

Meu computador tem um SSD Samsung 970. 

Assisti à série de videos sobre otimização de SSD no YouTube e comecei a fazer a otimização do SSD no Windows, mas quando instalei o programa da Samsung para ver o firmware do SSD, vi isso.


magician.png.19769d1962baa3e2e5754a5713daf730.png

Depois de investigar um pouco, vi na BIOS que meu SSD (apesar de ser Unico como disco C) está marcado como RAID.
Tentei mudar para AHCI, mas recebi um aviso que poderia ser necessário reinstalar o Windows na Máquina.

Isso procede, ou posso fazer a operação Modo de segurança -> mudar BIOS -> modo de segurança -> modo normal, sem problemas?

Este HD, apesar de estar marcado como RAID, não está sendo usado como RAID.

Qual é a perda de desempenho que estou tendo usando o HD como RAID ao invés de AHCI.

Essa é minha máquina de trabalho na empresa. Se precisar reformatar e reinstalar o Windows, eu preciso saber se vale a pena o custo (tempo) de fazer backup geral, reinstalar o Windows. para ter um ganho de performance.

Desde já agradeço
Mauricio Mendes
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
2 horas atrás, Mauricio Mendes disse:

Tentei mudar para AHCI, mas recebi um aviso que poderia ser necessário reinstalar o Windows na Máquina.

Isso procede, ou posso fazer a operação Modo de segurança -> mudar BIOS -> modo de segurança -> modo normal, sem problemas?

Sim, isso procede. Se estiver marcado como RAID você não conseguirá bootar mais no Windows se alterar para AHCI..

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...