Ir para conteúdo

Como NÃO otimizar o Windows


Mensagem Recomendada

  • Administrador

O artigo abaixo foi atualizado em 2020 com informações adicionais a atualizadas deste vídeo publicado em 2017:

Vários sites e youtubers tem dicas de como otimizar o Windows e como deixá-lo mais rápido, mas os autores dessas dicas não entendem do assunto - e elas são absolutamente inúteis.

URGH.pngPara piorar, grandes sites e portais utilizam jornalistas despreparados aonde a imensa maioria deles são  jovens estagiários inexperientes que não têm nenhum conhecimento profundo nem capacidade técnica para escrever artigos confiáveis Windows e segurança digital - e o resultado é desastroso! Muitos sites conhecidos publicam dicas e sugestões absurdas que jamais deveriam ser publicadas por deixarem o Windows mais lento e inseguro.

Graças a esses jornalistas despreparados, "especialistas" e youtubers, milhões de brasileiros aprenderam a acreditar em bobagens como:

:nope: Utilizar programas dispensáveis para "otimizar o Windows" como o Advanced System Care, WiseCleaner, AVG TuneUp, Glary Utilities e outros

:nope: Apagar arquivo de paginação do Windows para deixá-lo mais rápido

:nope: Acreditar que "Quanto mais memória RAM livre, melhor"

:nope: "Limpar o Registro" para deixar o Windows mais rápido

:nope: É necessário "liberar o cache L2 e L3", entre muitos outras..

Além disso, existem dezenas de dicas e sugestões sem sentido que são repetidas à exaustão por esses "profissionais", eternizando informações erradas e mais atrapalhando do que ajudando o internauta - principalmente quando eles indicam antivírus ruins e programas dispensáveis.

Esse artigo inclui exemplos disso, aonde eu listo cinco dicas clássicas ERRADAS que sempre são postadas por estes "profissionais", e que eu considero excelentes exemplos de como NÃO otimizar o Windows:

Dica errada 1: Limpar ou otimizar o Registro

Muitos aplicativos tem a opção de "limpar o Registro" ou "otimizar o Registro", como se otimização e limpeza do Registro fossem necessárias - mas isso é fantasioso.

O Registro que é a "espinha dorsal" do Windows, tendo cerca de 2,5 milhões de chaves únicas, isto é, são dois milhões e meio de chaves que definem o funcionamento e configuração de programas, extensões, DLLs, configurações do Windows e dos demais aplicativos, etc.

Os arquivos que compõem o Registro estão na pasta C:\Windows\System32\Config e totalizam em média 150MB, sendo lidos em pouco mais de 1 segundo(!) durante a inicialização do Windows. Se algumas dessas linhas (chaves) referenciam ou apontam para arquivos inexistentes, isso não afeta em nada a performance do Windows.

É errado achar que você apagar essas linhas deixará o Windows mais leve ou mais rápido. A única "otimização" que acontece nesse caso é visual, pois operacionalmente não muda nada. Você está eliminando linhas (chaves) que não estavam deixando o Windows lento, e a remoção delas obviamente não deixará o Windows mais rápido.

img_5c3645a8cf24d.png
Limpador do Registro do CCleaner: dispensável

Dica: eu abordo em detalhes o Registro do Windows nos meus cursos de Manutenção do Windows

Dica errada 2: Opções Avançadas do MSCONFIG

Esse é a principal dica errada divulgada por sites e youtubers: eles acham que você deve executar o MSCONFIG > Inicialização do Sistema > Opções avançadas e clicar nas duas opções principais que estão desclicadas: Número de processadores e Memória máxima para deixar o Windows mais rápido assim que o computador for reiniciado.

Nada mais ERRADO do que isso! Aquelas duas opções estão desclicadas pois desta maneira o Windows estará configurado para utilizar todos os processadores (cores) e memória RAM disponíveis no computador. Então por que essas opções existem? Elas existem pelo motivo contrário ao que esses profissionais alegam: essas opções existem para deixar o seu Windows mais lento!

Você deve estar pensando: "BABOO, você está doido! Por que eu vou querer um Windows mais lento?"

Você vai querer o Windows mais lento se você for um desenvolvedor que precisa testar o seu aplicativo em um computador mais lento e/ou com pouca memória RAM sem que ele seja executado em uma máquina virtual por causa das limitações existentes nesse cenário.

Estas duas opções permitem que você configure o Windows para utiliza menos processadores e memória RAM para simular um computador mais lento, permitindo que você teste seu aplicativo nesse hardware limitado.

windows-opcoes-avancadas.png
Clicar essas duas opções é um erro clássico!

Se você clicar nessas duas opções visando configurar o número máximo de processadores e o máximo de memória RAM, isso não deixará o Windows mais rápido do que essas opções estiverem desclicadas (que é a configuração padrão delas).

É engraçado saber que essas opções fazem exatamente o contrário do que esses "profissionais" alegam ?

Dica errada 3: desativar Serviços do Windows

Esse é mais um erro clássico de quem quer otimizar o Windows. Embora você possa desabilitar alguns Serviços do Windows, isso não vai mudar em nada a performance dele quando o sistema operacional estiver sendo utilizado.

servicos.pngDesabilitar alguns Serviços fará com que no máximo o seu Windows carregue um pouquinho mais rápido no próximo boot.

Além dos Serviços terem sido criados para utilizar o mínimo de CPU e o mínimo de memória RAM, na prática eles só se tornam ativos (utilizam CPU) quando eles forem necessários. O fato de um Serviço ser carregado na inicialização do Windows não indica que ele estará ativo: ele ser manterá inativo (gastando 0% de CPU) até que ele seja necessário.

Para você comprovar isso, abra o Gerenciador de Tarefas e veja quais Serviços estão rodando ali (eles são descritos como Host de Serviço). Você verá que a maioria deles está com zero por cento de CPU e utilizando muito pouco memória RAM.

Para piorar, alguns sites indicam desabilitar o Serviço do Windows Update, além do Serviço da Central de Segurança e do Windows Search, que é um ABSURDO: ao fazer isso o internauta ficará desprotegido e as pesquisas serão muito mais lentas em troca de NADA.

A única situação em que desabilitar um Serviço é importante para deixar o seu computador trabalhar mais rápido, é quando esse Serviço está com algum problema, ou seja, ele está utilizando muita CPU, disco ou RAM sem nenhum motivo para isso, impedindo que o sistema operacional funcione corretamente. Nesse caso você realmente tem que fechar o Serviço e descobrir o que está acontecendo.

A conclusão dessa dica é que desabilitar Serviços do Windows é desnecessário e não vai melhorar em nada o desempenho do Windows.

Dica errada 4: Aplicações Modernas afetam o desempenho do Windows

aplicacoes-modernas-uso-cpu.pngEsse é outro erro comum. Como o Windows 10 vem com diversas Aplicações Modernas e outras são baixadas automaticamente, aparecendo no Menu Iniciar, muitos culpam elas por qualquer problema de desempenho no Windows.

Isso não faz nenhum sentido, pois as Aplicações Modernas são similares aos serviços do Windows: elas utilizam muito pouca CPU e memória RAM, e elas são automaticamente suspensas quando estão em segundo plano, ou seja, assim que você executa um programa, ela automaticamente "congela" e não utiliza mais CPU.

Além disso, o Windows 10 permite que você defina quais aplicações podem ser executadas em segundo plano.

Essa funcionalidade não tem relação com consumo de CPU ou desempenho do Windows, mas sim com a duração da bateria.

Isso acontece pois mesmo que alguma Aplicação Moderna esteja suspensa (pois algum programa está sendo executado em primeiro plano), ela consome um pouco mais de bateria do que se ela não estivesse funcionando.

Então neste caso, se você estiver usando um notebook, laptop ou tablet, você consegue desabilitar essas aplicações para ter mais tempo de uso do seu dispositivo.

Dica errada 5: desligar a Proteção do Sistema

protecao-sistema.pngEssa dica é simplesmente irracional.

A Proteção do Sistema permite a criação de um Ponto de Restauração com toda a configuração do seu Windows, aplicativos e programas.

Desta maneira, se seu Windows tiver algum problema, você consegue restaurá-lo exatamente como ele estava naquele dia que você criou o Ponto de Restauração, evitando que você precise desinstalar qualquer atualização ou programa que esteja afetando o funcionamento correto do sistema operacional.

A Proteção do Sistema não é um Serviço que está rodando constantemente no seu computador: ela é uma aplicação comum do Windows que funciona como qualquer outro aplicativo.

Com ela o usuário executa-a para criar o Ponto de Restauração, e assim que ele é criado o programa deve ser fechado.

A Proteção do Sistema não fica ativa na memória nem em constante funcionamento e por isso não faz nenhum sentido relacioná-la com desempenho do Windows. Desabilitá-la obviamente não faz sentido algum em relação a ganho de desempenho do Windows.

Dicas que eu considero verdadeiras ABERRAÇÕES

ninguem-merece.gifAlém das dicas anteriores, muitas outras aparecem nos principais sites de tecnologia e canais de youtubers.

Aí vai uma lista com dicas que eu encontrei em sites e vídeos de youtubers e que são  verdadeiras aberrações pois nenhuma delas deixa o Windows mais rápido:

:nope: Desabilitar a telemetria do Windows
:nope: Desativar o efeito de transparência
:nope: Desligar a Hibernação
:nope: Desabilitar o serviço Prefetch
:nope: Desfragmentar" o Registro
:nope: Apagar arquivos de prefech em \Windows\ prefech
:nope: Não usar arquivo de paginação
:nope: Apagar atalhos do desktop
:nope: Desabilitar os relatórios de Erro do Windows
:nope: Desabilitar rastreamento do navegador
:nope: Impedir que navegadores criem arquivos de cache
:nope: Apagar arquivos da pasta\Windows\Temp

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Administrador

A telemetria do Windows 7 é muito mais limitada do que no Windows 10 e ela foi implementada aos poucos através de diversas atualizações, como por exemplo esta aqui. Ela está sempre ativa e a única maneira de desabilitá-la é desinstalar as atualizações..

  • Legal, essa informação é útil 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Há 3 semanas...
  • Administrador

O efeito de transparência é renderizado pela GPU e não CPU e por isso não consome processamento. Quando alguém desativa a transparência ela é renderizada somente pela CPU, aumentando o processamento. Tradução: desabilitar a transparência pode deixar a interface mais lenta - tanto que a interface do Windows 7 Starter (que não tem transparência) é mais lenta em comparação com outras edições do Windows..

Apagar atalhos não muda nada em relação ao desempenho pois a área que ele ocupa (necessária para ser renderizada) é mínima. Usar uma imagem muito pesada como fundo de tela é muito pior do que isso pois a área que ela ocupa é imensa e exige mais processamento para ser renderizada..

  • Obrigado! Problema resolvido! 1
  • Legal, essa informação é útil 3

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Baboo o uso dessas imagens complexas como wallpaper podem afetar significativamente o desempenho então? Conforme você explica no seu curso se você usar um wallpaper muito complexo somado à uma área de trabalho cheia de atalhos isso pode comprometer o desempenho, mas gostaria de saber quanto isso afetaria caso eu tivesse uma máquina mais antiga usando um SSD por exemplo. E em cenários aonde o User trabalha com máquinas mais antigas e utilizando o RDP?

Editado por Zen-Aku

assinatura-baboo.png.b91ba240855a23275b8ad0842062ce7f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
1 hora atrás, Zen-Aku disse:

@Baboo o uso dessas imagens complexas como wallpaper podem afetar significativamente o desempenho então? Conforme você explica no seu curso se você usar um wallpaper muito complexo somado à uma área de trabalho cheia de atalhos isso pode comprometer o desempenho, mas gostaria de saber quanto isso afetaria caso eu tivesse uma máquina mais antiga usando um SSD por exemplo. E em cenários aonde o User trabalha com máquinas mais antigas e utilizando o RDP?

Com SSD é possível que você não perceba muita queda de desempenho, mas em RDP sim - tanto que para conexões mais lentas é possível desabilitar a imagem de fundo da Área de Trabalho (além de outras opções):

rdp.png

  • Obrigado! Problema resolvido! 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Boa tarde Baboo. No fim desta aula você comenta que exlcuir os arquivos da pasta temp não otimiza o Windows. Algumas dúvidas:

1 - O que é a pasta temp do Sistema Operacional Windows ?

2 - Qual a diferença entre a pasta temp e a pasta %temp%, sendo ambas acessadas pela caixa de diálogo executar ?

3 - Excluir os arquivos da pasta %temp% estarei otimizando o sistema operacional ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Porque não se deve apagar os arquivos da pasta C:\Windows\Prefetch?

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/07/2021 at 12:37, João Vitor M. R. disse:

Porque não se deve apagar os arquivos da pasta C:\Windows\Prefetch?

Não se deve apagar pois, quando um programa é executado pela primeira vez, o Windows analisa quais DLLs e recursos são necessários para sua execução (carregados na memória RAM) e em qual ordem são chamados, e assim, ele cria um arquivo com o nome do programa executável e extensão .PF, que será salvo na pasta Prefetch. Na próxima vez em que este programa for executado, o Windows saberá qual é essa ordem e quais arquivos são necessários, agilizando assim a abertura do programa. Se esse arquivo for apagado, o Windows terá que fazer toda essa análise novamente, tornando o processo de carregamento um pouco mais lento.

  • Obrigado! Problema resolvido! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...