Ir para conteúdo

YouTube levando a 90% de uso CPU.


Mensagem Recomendada

Colegas, tudo bem? Espero que sim! Então, estou com uso exagerado de CPU em meu notebook, consequentemente trava meu notebook, sinto que esquenta e muito, ruídos do cooler interno aumentam.  Detalhe, formatei ontem! Todos os drives instalados oriundos do Windows Update, dicas aplicadas do curso gratuito, está liso em relação a outras aplicações do sistema, o problema é quando tento rodar um vídeo em 720p especificamente no YouTube. Em arquivos de vídeo não trava, mas sinto que o processador passa a exigir mais do que 80% chegando a 90% também.

A configuração do meu notebook é a seguinte:

Compaq c40 
SSD 120GB Kingston A400
4GB de RAM.
Navegador Edge 
Intel(R) Core(TM)2 Duo CPU     T6600  @ 2.20GHz   2.20 GHz
 

PS: Tenho total ciência que o meu notebook é antigo, principalmente no que tange ao processador, mas queria saber se tem alguma outra alternativa que possa solucionar sem que tenha que trocar de hardware. 

Agradeço desde já. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Inicialmente você deve testar a visualização de vídeos do YT em diferentes navegadores, pois navegadores diferentes têm desempenhos diferentes em multimídia. Não é à toa que o melhor navegador para assistir vídeos online era o finado Edge (aquele antigo que não era baseado no EdgeHTML ao invés do Chromium atual), pois ele era integrado ao Windows e por isso ele tinha o melhor desempenho no streaming e consumia menos energia.

Além disso, o driver da placa de rede também pode afetar o desempenho no streaming..

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Baboo disse:

Inicialmente você deve testar a visualização de vídeos do YT em diferentes navegadores, pois navegadores diferentes têm desempenhos diferentes em multimídia. Não é à toa que o melhor navegador para assistir vídeos online era o finado Edge (aquele antigo que não era baseado no EdgeHTML ao invés do Chromium atual), pois ele era integrado ao Windows e por isso ele tinha o melhor desempenho no streaming e consumia menos energia..

Estimado Baboo, compreendo, mas já fiz isso, o desempenho não muda muito dentre os testes realizados por aqui.  O que eu fiz foi instalar uma extensão no edge chamada h264ify, e aparentemente melhorou, caindo para 60% o uso de CPU. Desculpa-me a impropriedade técnica se for o caso, mas parece ser uma espécie de codec utilizando antigamente pelo YouTube. Tal extensão permite que os vídeos em HD só rodem em 30p ao invés de 60. 

O que você acha de tal extensão? Recomenda que eu continue utilizando em termos de segurança ou desempenho? Vi que existe excelente avaliação na loja de aplicativos do edge. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Sim, o diferencial dos navegadores é justamente esse: o codec utilizado para multimídia - e esse codec faz com que os vídeos do YT utilizem h.264 (codec mais difundido para vídeos) ao invés do VP8/VP9 (codecs gratuitos e abertos que foram criado pelo próprio Google) :) 

Outra solução possível é assistir o vídeo do YouTube usando o VLC, que inclusive permite determinar qual codec utilizar nas configurações do próprio VLC..



 

  • Obrigado! Problema resolvido! 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então tá! Continuarei a utilizar essa extensão, visto o ganho obtido e por não ter nenhuma insegurança aparente. Tá aí uma sugestão de tópico que pode ser criado por você, visto que essa é uma dúvida de muitos usuários.

Agradeço a preciosa atenção de sua parte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...