Ir para conteúdo

Atualização de driver de placa de vídeo


Mensagem Recomendada

Tenho um notebook com Intel HD Graphics 5500, mas também com uma NVIDIA Geforce 920M, mas seu serviço (da NVIDIA no caso e não me perguntei por quê também kkkkkkkkkk o notebook era do meu pai), então liguei faz pouco tempo e por incrível que pareça eu não percebi diferença de desempenho e vejo que o PC só usa pouca porcentagem de sua capacidade. No Windows Update, na atualização opcional de driver, existe atualização para seu driver, isso de 2019, e estamos em 2021, também existem outras duas atualizações da Intel. Gostaria de saber que com a atualização desses drivers eu teria uma melhora nos meus hardwares? Ou mesmo se minha dúvida é desnecessária, desde já agradeço por ter lido

Captura de tela 2021-09-10 122156.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/09/2021 at 12:26, Estevão disse:

Gostaria de saber que com a atualização desses drivers eu teria uma melhora nos meus hardwares?

Depende, nem sempre um driver mais recente tem um melhor desempenho se comparado a um driver mais antigo.
Outra coisa: verifique pelo Gerenciador de Dispositivos se o driver instalado não é o mais recente, atualizações opcionais não significa que ali contém drivers mais recentes, e sim outros drivers compatíveis disponíveis para se caso você tiver algum problema com os drivers atualmente instalados.  

Recomendo você assistir os vídeos do Baboo: 
Windows Update (abordando inclusive os drivers)
Drivers A FUNDO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Francisco Affonso disse:

Olha como a atualização do driver veio pelo Windows Update acredito que seja recomendável atualizar.

Além disso você pode desatualizar algum driver se der problema.

É opcional, não recomendável. O driver recomendado já está instalado, que é aquele que o próprio WU instala. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, n.wton disse:

Depende, nem sempre um driver mais recente tem um melhor desempenho se comparado a um driver mais antigo.
Outra coisa: verifique pelo Gerenciador de Dispositivos se o driver instalado não é o mais recente, atualizações opcionais não significa que ali contém drivers mais recentes, e sim outros drivers compatíveis disponíveis para se caso você tiver algum problema com os drivers atualmente instalados.  

Recomendo você assistir os vídeos do Baboo: 
Windows Update (abordando inclusive os drivers)
Drivers A FUNDO

Ok, vou assistir, mas realmente o driver que está instalado é mais antigo, obg!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Francisco Affonso disse:

Olha como a atualização do driver veio pelo Windows Update acredito que seja recomendável atualizar.

Além disso você pode desatualizar algum driver se der problema.

Ok, mas quais problemas podem vir a acontecer se esse novo driveer der problema?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Melhora no Hardware" você se refere ao desempenho? Se for isso: NÃO, já que RARAMENTE aparece uma atualização que melhore realmente o desempenho (e quando aparece, é normalmente específico para um software).

PC: Win10 Pro x64 | Ryzen 7 2700 | Predator 32GB DDR4 3000 MHz| XPG 512GB |Seagate 2TB | RX 470 

NB: Surface Book 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Francisco Affonso disse:

Não tem como saber depende da combinação específica do seu hardware e seu software. 

Na maioria dos casos, quando vem via Windows Update não dá problema, mais informações nos vídeos do Baboo relacionados pelo n.wton.

Obg!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Erick Tseng disse:

"Melhora no Hardware" você se refere ao desempenho? Se for isso: NÃO, já que RARAMENTE aparece uma atualização que melhore realmente o desempenho (e quando aparece, é normalmente específico para um software).

Entendi, no caso que melhoras esse driver atualizado poderia trazer?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/09/2021 at 08:59, Estevão disse:

Entendi, no caso que melhoras esse driver atualizado poderia trazer?

 

Teria que analisar os detalhes da atualização disponibilizados pela empresa. Existiu cenas onde atualizações da Nvidia melhoraram drasticamente o FPS de alguns jogos como Tomb Raider, se n me engano, por otimização. Mas normalmente as atualizações corrigem erros ortográficos e coisas do tipo.

PC: Win10 Pro x64 | Ryzen 7 2700 | Predator 32GB DDR4 3000 MHz| XPG 512GB |Seagate 2TB | RX 470 

NB: Surface Book 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Erick Tseng disse:

Teria que analisar os detalhes da atualização disponibilizados pela empresa. Existiu cenas onde atualizações da Nvidia melhoraram drasticamente o FPS de alguns jogos como Tomb Raider, se n me engano, por otimização. Mas normalmente as atualizações corrigem erros ortográficos e coisas do tipo.

Ah sim, mto obg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BabooBom, desculpa estar te marcando aqui, mas segui algumas orientações a cima e vi seus dois vídeos sobre drivers a fundo e continuo com dúvida, 

Baboo, você disse sobre as atualizações que aparecem no Windows Update, mas você também se refere s atualizações opcionais, eu tenho uma NIVIDIA Geforce 920M, de 2018, a atualização opcional é NVIDIA -display, de 2019.

Por muito tempo essa GPU ficou com o serviço desligado e tenho receio que depois que eu o religuei não esteja no seu funcionamento total, queria saber se tem problema eu fazer essa atualização?

E como eu disse no começo deste tópico, usando a Intel Graphics e essa Nvidia não senti nenhuma diferença, tanto e jogos tanto no próprio desempenho do PC. 

Dsclp se essa pergunta foi meio idiota

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estevão, o driver opcional é apenas em casos se você estiver tendo problemas com o driver atual. E a aba de drivers opcionais nem sempre disponibilizam drivers atuais e sim drivers certificados e testados que são disponibilizados para substituir SE o driver atual estiver apresentando problemas ou bugs (que não é o caso). E sim, você pode instalar o outro e não causará problemas, no entanto pode perder performance em jogos (dependendo do jogo) se o driver atual for mais otimizado para tal jogos que o driver mais antigo. 

1. Verifique pelo gerenciador de dispositivos se o driver que você não está utilizando já não é o atual (creio que é) compare a versão e data com o disponível com o driver opcional e altere se o opcional for mais atual e se você sentir necessidade de trocá-lo. 

Por ex: estou usando um driver de 2021, e na aba de opcionais está disponível um driver de 2018.
Estou atualmente utilizando o Windows 11, e notei que o driver de 2021 está melhor que o driver disponível em 2018. 

image.png.5a677243a9a78c2496e8d3fe102a690c.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, n.wton disse:

Estevão, o driver opcional é apenas em casos se você estiver tendo problemas com o driver atual. E a aba de drivers opcionais nem sempre disponibilizam drivers atuais e sim drivers certificados e testados que são disponibilizados para substituir SE o driver atual estiver apresentando problemas ou bugs (que não é o caso). E sim, você pode instalar o outro e não causará problemas, no entanto pode perder performance em jogos (dependendo do jogo) se o driver atual for mais otimizado para tal jogos que o driver mais antigo. 

1. Verifique pelo gerenciador de dispositivos se o driver que você não está utilizando já não é o atual (creio que é) compare a versão e data com o disponível com o driver opcional e altere se o opcional for mais atual e se você sentir necessidade de trocá-lo. 

Por ex: estou usando um driver de 2021, e na aba de opcionais está disponível um driver de 2018.
Estou atualmente utilizando o Windows 11, e notei que o driver de 2021 está melhor que o driver disponível em 2018. 

image.png.5a677243a9a78c2496e8d3fe102a690c.png

 

 

Bom, como eu disse no começo desse tópico, eu achava que a placa de vídeo estava com algum problema ou falta de desempenho, isso se deve porque a minha GPU 0 é uma intel Graphics e essa NVIDIA estava desligada, então quando eu o religuei não senti nenhuma diferença com ele ligado (ou teve diferença e eu não percebi, mas em questão de ganhos de FPS não teve nenhum), por isso achava que uma atualização de driver poderia melhorar, mas como já foi dito a cima probabilidade de ganho de desempenho é mínima, só que essa situação me deixou intrigado. Como as atulização vindas do Windows Update são certificadas e muitos pouco vão causar problema, pensei que um driver mais atualizado não teria nenhuma problema. Não sei se fui muito claro, me desculpe. O driver atualmente em uso é de 2018 e o da atualização opcional é de 2019, segue os prints. 

Captura de tela 2021-09-22 115926.png

Captura de tela 2021-09-22 121321.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...