Ir para conteúdo

Windows Update - Atualização de Firmware


Mensagem Recomendada

Recentemente eu peguei um laptop Dell Inspiron i15 3576 com Windows 10 Home SL Original, quando eu olhei nas atualizações opcionais estava escrito "Dell Inc - 0.1.10.0", então eu resolvi baixar, logo após isso meu notebook reiniciou e ele começou a atualização de BIOS, a atualização foi um sucesso mas depois de um tempo eu resolvi formatar o notebook, quando eu olhei novamente no Windows Update apareceu a MESMA Update de antes.

Então eu estou na dúvida se eu instalou ou não essa update.

Isso vai corromper minha BIOS?, se sim eu ainda posso recuperar o notebook?

 

bios.PNG.9f178556a083155e5a102a07051bee81.PNG

442666300_Biosupdatewindows.PNG.fa499318dbcbdc967297c5db28369948.PNG

Editado por Edgix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/07/2021 at 12:21, Edgix disse:

Recentemente eu peguei um laptop Dell Inspiron i15 3576 com Windows 10 Home SL Original, quando eu olhei nas atualizações opcionais estava escrito "Dell Inc - 0.1.10.0", então eu resolvi baixar, logo após isso meu notebook reiniciou e ele começou a atualização de BIOS, a atualização foi um sucesso mas depois de um tempo eu resolvi formatar o notebook, quando eu olhei novamente no Windows Update apareceu a MESMA Update de antes.

Então eu estou na dúvida se eu instalou ou não essa update.

Isso vai corromper minha BIOS?, se sim eu ainda posso recuperar o notebook?

 

bios.PNG.9f178556a083155e5a102a07051bee81.PNG

442666300_Biosupdatewindows.PNG.fa499318dbcbdc967297c5db28369948.PNG

Se o BIOS já está atualizado para a última versão, você não precisa instalar essa atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Francisco Affonso disse:

A Dell tem um bom suporte para atualizações de drivers, entre no site da Dell e instale o "suport assist" e ele vai dizer se há atualização de BIOS

Eu não arriscaria, eu tinha visto muita gente no forum oficial da dell relatando que a atualização de BIOS falhou e o laptop ficou inutilizavel.

Editado por Edgix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, bbainfo disse:

Se o BIOS já está atualizado para a última versão, você não precisa instalar essa atualização.

Mas aparentemente o driver não estava atualizado, no gerenciador de dipositivos dizia "System Firmware 1.4.1"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, bbainfo disse:

Então você pode aplicar a atualização.

Mesmo que a BIOS esteja atualizada?

 

Ele vai refazer o update?

Editado por Edgix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edgix disse:

Eu não arriscaria, eu tinha visto muita gente no forum oficial da dell relatando que a atualização de BIOS falhou e o laptop ficou inutilizavel.

Provavelmente porque o usuário não seguiu as recomendações da atualização: ligado na tomada, com pelo menos 20% de carga, etc.

Editado por Francisco Affonso
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Não existe possibilidade de erro na atualização de firmware via Windows Update. Além do firmware ser baixado e "instalado" somente depois dele ser verificado e não estar corrompido, o firmware antigo é recolocado caso a instalação do firmware novo resulte em falha.

Além disso, somente componentes que suportam atualização de firmware via CFU são atualizados . CFU é o modelo de atualização de firmware criado pela Microsoft e detalhado em https://blogs.windows.com/windowsdeveloper/2018/10/17/introducing-component-firmware-update/ 

  • Legal, essa informação é útil 2

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, bbainfo disse:

Mas você postou que não estava atualizada.

Somente o Driver "System Firmware 1.4.1" aparentemente esta desatualizado a BIOS ja esta atualizada.

 

print.PNG.2196e96cf7fec3135543912fd05657f4.PNG

 

E esse driver tem alguma coisa a ver com a BIOS/UEFI? Ou eu estou falando bobagens e eu não preciso me preocupar com isso?

 

 

 

Editado por Edgix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Baboo disse:

Não existe possibilidade de erro na atualização de firmware via Windows Update. Além do firmware ser baixado e "instalado" somente depois dele ser verificado e não estar corrompido, o firmware antigo é recolocado caso a instalação do firmware novo resulte em falha.

Além disso, somente componentes que suportam atualização de firmware via CFU são atualizados . CFU é o modelo de atualização de firmware criado pela Microsoft e detalhado em https://blogs.Windows.com/windowsdeveloper/2018/10/17/introducing-component-firmware-update/ 

Ah sim, no meu caso eu atualizei o firmware pelo Windows Update, como eu comentei acima, apareceu a mesma update depois que eu formatei o notebook, quando eu entrei no gerenciador de dispositivos apareceu "System Firmware 1.4.1", esse driver não era pra estar na mesma versão que a da BIOS/UEFI (1.10.0)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/07/2021 at 22:12, Edgix disse:

Somente o Driver "System Firmware 1.4.1" aparentemente esta desatualizado a BIOS ja esta atualizada.

 

print.PNG.2196e96cf7fec3135543912fd05657f4.PNG

 

E esse driver tem alguma coisa a ver com a BIOS/UEFI? Ou eu estou falando bobagens e eu não preciso me preocupar com isso?

 

 

 

Esse driver é a BIOS UEFI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, bbainfo disse:

Esse driver é a BIOS UEFI.

mas porque no gerenciador de dispositivos aparece a versão "1.4.1", enquanto no msinfo32 aparece "'1.10.0? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 27/07/2021 at 21:47, Baboo disse:

o firmware antigo é recolocado caso a instalação do firmware novo resulte em falha.

Em alguns casos eu não vi isso acontecer. Eu vi pessoas relatando no forum da Dell em que a atualização da BIOS falhou e o notebook simplesmente não dava boot ou não aparecia a logo da Dell.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...