Ir para conteúdo

Windows 8.1 em computadores mais antigos


Ir para a solução Solucionado por João Vitor M. R.,

Mensagem Recomendada

Tenho um notebook de 8 anos atrás e quando eu peguei ele, ele tinha Windows 8.1 mas atualizei pro 10, ele não tem um desempenho muito legal com Windows 10 (eu até entendo, nem SSD ele tem) aí eu queria saber se usar Windows 8.1 hoje em dia é uma boa ou é melhor substituir o HD por um SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 23/07/2021 at 20:41, Neyuriki disse:

Tenho um notebook de 8 anos atrás e quando eu peguei ele, ele tinha Windows 8.1 mas atualizei pro 10, ele não tem um desempenho muito legal com Windows 10 (eu até entendo, nem SSD ele tem) aí eu queria saber se usar Windows 8.1 hoje em dia é uma boa ou é melhor substituir o HD por um SSD?

Aí depende, você pode ficar utilizando o Windows 8.1 (principalmente porque ele ainda recebe atualizações de segurança, algo que não acontece com o Windows 7) normalmente se o seu computador não suportar o Windows 10, assim que você colocar um SSD nele, instale o Windows 10, pois é desnecessário manter o Windows 8.1 nele.

Você só deve se manter numa versão descontinuada do Windows se realmente for impossível instalar o Windows 10 ali (como Drivers incompatíveis, ou limitação de Hardware).

Traduzindo: Se você tiver condições de comprar um SSD, compre-o e instale o Windows 10, caso contrário, utilize o Windows 8.1 como ''solução temporária'' (Y)

  • Legal, essa informação é útil 1

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, João Vitor M. R. disse:

Aí depende, você pode ficar utilizando o Windows 8.1 (principalmente porque ele ainda recebe atualizações de segurança, algo que não acontece com o Windows 7) normalmente se o seu computador não suportar o Windows 10, assim que você colocar um SSD nele, instale o Windows 10, pois é desnecessário manter o Windows 8.1 nele.

Você só deve se manter numa versão descontinuada do Windows se realmente for impossível instalar o Windows 10 ali (como Drivers incompatíveis, ou limitação de Hardware).

Traduzindo: Se você tiver condições de comprar um SSD, compre-o e instale o Windows 10, caso contrário, utilize o Windows 8.1 como ''solução temporária'' (Y)

 

5 horas atrás, marcospauloms disse:

Enquanto houver suporte por parte da Microsoft, o W81 receberá atualizações e, consequentemente, você poderá utilizá-lo sem preocupação.

se não me engano o suporte vai até 2023 né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Neyuriki disse:

 

se não me engano o suporte vai até 2023 né?

Sim, será até 2023, como citado nesse artigo:

Screenshot_1.png.d3330f1905b10b2eb78494da92dcfa09.png

Suporte Base = Suporte para atualizações de recursos, funcionalidades e para atualizações de segurança, além de atualizações para a correção de bugs

Suporte Estendido: Suporte para atualizações de segurança

Editado por João Vitor M. R.

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, João Vitor M. R. disse:

Sim, será até 2023, como citado nesse artigo:

Screenshot_1.png.d3330f1905b10b2eb78494da92dcfa09.png

Suporte Base = Suporte para atualizações de recursos, funcionalidades e para atualizações de segurança, além de atualizações para a correção de bugs

Suporte Estendido: Suporte para atualizações de segurança

ah bacana, mas o ruim é que o 8.1 não tem luz noturna e tema escuro :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

embora meu PC principal seja muito bom eu tenho um antigo notebook Dell Vostro 1000 de 2007 que roda Windows 10 perfeitamente e para tarefas de navegação office etc da conta normalmente. o único segredo foi a 5 anos atrás instalar nele um SSD, logo não vejo limitação para nenhum PC de 2010 para frente rodar o Windows 10, se tiver lento um SSD com toda certeza resolve o problema 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Brs_Hp disse:

embora meu PC principal seja muito bom eu tenho um antigo notebook Dell Vostro 1000 de 2007 que roda Windows 10 perfeitamente e para tarefas de navegação office etc da conta normalmente. o único segredo foi a 5 anos atrás instalar nele um SSD, logo não vejo limitação para nenhum PC de 2010 para frente rodar o Windows 10, se tiver lento um SSD com toda certeza resolve o problema 

que bacana!
infelizmente hoje em dia o principal causador de lentidões é o HD :/
eu tenho HD de 5400 RPM e é meio ruinzinho, 7200 RPM faria muita diferença de desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/07/2021 at 10:32, Neyuriki disse:

ah bacana, mas o ruim é que o 8.1 não tem luz noturna e tema escuro :/

Sim, infelizmente nenhuma versão anterior ao Windows 10 possui o tema escuro, embora você possa usar temas de terceiros neles para ficarem com tema escuro

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Neyuriki disse:

que bacana!
infelizmente hoje em dia o principal causador de lentidões é o HD :/
eu tenho HD de 5400 RPM e é meio ruinzinho, 7200 RPM faria muita diferença de desempenho?

A diferença é quase nada, o ideal não é investir em um HD de maior RPM, o ideal é investir já num SSD, pois embora os haja HDs de maior velocidade de rotação, na prática o ganho de performance é quase imperceptível.

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Neyuriki disse:

que bacana!
infelizmente hoje em dia o principal causador de lentidões é o HD :/
eu tenho HD de 5400 RPM e é meio ruinzinho, 7200 RPM faria muita diferença de desempenho?

É claro, assim como o SSD, o HD tem seus nichos, ele tem um excelente custo benefício, muito mais capacidade, e é muito útil para backup, tanto que todos os servidores usam o HD como backup

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Neyuriki disse:

que bacana!
infelizmente hoje em dia o principal causador de lentidões é o HD :/
eu tenho HD de 5400 RPM e é meio ruinzinho, 7200 RPM faria muita diferença de desempenho?

Esqueça HD man, HD e apenas para backup ou instalações de programas e jogos muito grandes, para todo o resto SSD E o Caminho..

Pode por um SSD da Adata, Crucial Samsung e partir para o abraço, seu PC vai ser outro 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, João Vitor M. R. disse:

A diferença é quase nada, o ideal não é investir em um HD de maior RPM, o ideal é investir já num SSD, pois embora os haja HDs de maior velocidade de rotação, na prática o ganho de performance é quase imperceptível.

Para usuário doméstico, comum, concordo totalmente. Para determinadas tarefas, não concordo não. A diferença pode ser bem grande (lógico que não igual a de um SSD para um HD). Tanto que ainda existem HDs de 10k e 15k. Sim, são bem caros, mas eles tem seu nicho ainda. 

Se não fosse o C iriamos programar em Basi, Pasal e Obol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, João Vitor M. R. disse:

A diferença é quase nada, o ideal não é investir em um HD de maior RPM, o ideal é investir já num SSD, pois embora os haja HDs de maior velocidade de rotação, na prática o ganho de performance é quase imperceptível.

 

5 horas atrás, João Vitor M. R. disse:

É claro, assim como o SSD, o HD tem seus nichos, ele tem um excelente custo benefício, muito mais capacidade, e é muito útil para backup, tanto que todos os servidores usam o HD como backup

Entendi! Eu não vou ficar com esse notebook por muito tempo, eu vou comprar as peças pra montar meu PC.
Vou usar um HD de 500GB e um SSD de 120gb, o tamanho do SSD é o suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, JohanBach disse:

Para usuário doméstico, comum, concordo totalmente. Para determinadas tarefas, não concordo não. A diferença pode ser bem grande (lógico que não igual a de um SSD para um HD). Tanto que ainda existem HDs de 10k e 15k. Sim, são bem caros, mas eles tem seu nicho ainda. 

No usuário doméstico o HD é suficiente, pois as tarefas que o usuário executa nele não faria tanta diferença no SSD, agora em cenários específicos, como servidores, edição de vídeo ou para usuário avançados, o SSD fará bastante diferença. Por exemplo:

Se você usa o seu computador 2 horas por dia só para digitar algumas coisas no Word e navegar na internet, não haverá muita diferença que não seja tempo de abertura de programas e de boot, pois você executa tarefas em que o HD aguenta tranquilamente.

Agora no cenário em que você usa 6 horas por dia, editando vídeos, usando constantemente funções ou aplicações do Windows e programas que exijam bastante do hardware (edição de vídeo por exemplo), executando tarefas pesadas junto com 20 guias do navegador de uma vez só, o SSD beneficiará MUITO

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...