Ir para conteúdo

Planos de energia Windows 10


Ir para a solução Solucionado por João Vitor M. R.,

Mensagem Recomendada

Gostaria de saber se na opções de planos de energia, EQUILIBRADO, ALTO DESEMPENHO e DESMPENHO MÁXIMO, realmente existe grandes diferenças entre elas e se há um ganho de desempenho notável, alguém poderia me explicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 15/07/2021 at 21:26, Estevão disse:

Gostaria de saber se na opções de planos de energia, EQUILIBRADO, ALTO DESEMPENHO e DESMPENHO MÁXIMO, realmente existe grandes diferenças entre elas e se há um ganho de desempenho notável, alguém poderia me explicar?

Não, a opção Equilibrado (opção default do Windows) permite com que componentes que não estão sendo utilizados pelo computador entrem automaticamente em modo de suspensão, consequentemente economizando energia, já opção Alto Desempenho ou Desempenho Máximo são inúteis para o desktop pois essas funções são feitas exclusivamente para os notebooks, pois ela aumenta a demanda do consumo de energia para os componentes do computador. Para mim, a opção Alto Desempenho ou Desempenho Máximo é um pouco ''ilusória'', da mesma maneira que as Falhas Graves no Monitor de Recursos não indica que há problemas no pente de memória.

Então a resposta é: Não, a opção Alto Desempenho ou Desempenho Máximo é inútil e não trará benefícios em performance no seu desktop, e aumentará a demanda do consumo de energia do seu laptop, mantenha a opção Equilibrado (Y)

 

Editado por João Vitor M. R.
  • Obrigado! Problema resolvido! 1

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, João Vitor M. R. disse:

Não, a opção Equilibrado (opção default do Windows) permite com que componentes que não estão sendo utilizados pelo computador entrem automaticamente em modo de suspensão, consequentemente economizando energia, já opção Alto Desempenho ou Desempenho Máximo são inúteis para o desktop pois essas funções são feitas exclusivamente para os notebooks, pois ela aumenta a demanda do consumo de energia para os componentes do computador. Para mim, a opção Alto Desempenho ou Desempenho Máximo é um pouco ''ilusória'', da mesma maneira que as Falhas Graves no Monitor de Recursos não indica que há problemas no pente de memória.

Então a resposta é: Não, a opção Alto Desempenho ou Desempenho Máximo é inútil e não trará benefícios em performance no seu desktop, e aumentará a demanda do consumo de energia do seu laptop, mantenha a opção Equilibrado (Y)

 

Ok, muito obrigado pela explicação! Só mais uma dúvida, já que essas opções são meio que ilusórias, por que o Windows deixam elas lá para seus usuários? E por que pessoas insistem em dizer que essas duas opções permitem um ganho de desempenho em seus computadores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
20 horas atrás, Estevão disse:

já que essas opções são meio que ilusórias, por que o Windows deixam elas lá para seus usuários?

Essas opções existem há décadas, e realisticamente elas são úteis somente para ultrabooks e notebooks (dispositivos focados em conservação de energia). 

20 horas atrás, Estevão disse:

E por que pessoas insistem em dizer que essas duas opções permitem um ganho de desempenho em seus computadores?

Isso acontece pois as "pessoas" publicam todo tipo de bobagem para atrair a atenção ou postam opiniões pessoais baseadas em achismos ;)

  • Obrigado! Problema resolvido! 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Baboo disse:

Essas opções existem há décadas, e realisticamente elas são úteis somente para ultrabooks e notebooks (dispositivos focados em conservação de energia). 

Isso acontece pois as "pessoas" publicam todo tipo de bobagem para atrair a atenção ou postam opiniões pessoais baseadas em achismos ;)

Ah sim, entendo. Muito obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Baboo disse:

Essas opções existem há décadas, e realisticamente elas são úteis somente para ultrabooks e notebooks (dispositivos focados em conservação de energia). 

Isso acontece pois as "pessoas" publicam todo tipo de bobagem para atrair a atenção ou postam opiniões pessoais baseadas em achismos ;)

E só para finalizar, talvez para quem usa notebook possa ser que essas opções tenham efeito, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Estevão disse:

E só para finalizar, talvez para quem usa notebook possa ser que essas opções tenham efeito, certo?

Foi respondido pelo colega @João Vitor M. R. :

Em 19/07/2021 at 08:54, João Vitor M. R. disse:

são feitas exclusivamente para os notebooks, pois ela aumenta a demanda do consumo de energia para os componentes do computador

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 22/07/2021 at 11:34, Estevão disse:

Ah beleza, obrigado!

A opção Alta Desempenho ou Desempenho máximo são focadas em dispositivos movidos a bateria (dispositivos esses que precisam conservar energia para o seu funcionamento), como notebookstablets, Netbooks, entre outros. Se eu não me engano essa função permite aumentar o clock do processador, mas não vale a pena ativar essa opção por causa de aumento de clock, principalmente pelo alto consumo de energia que ela causa, ainda mais que Clock não é ''necessariamente'' sinônimo de velocidade

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mesmo realizei testes de genéricos de benchmark e não houve absolutamente nenhum ganho de desempenho apenas a frequência do processador ficou alta, as fans ficaram barulhentas e o notebook esquentou mais. Eu sempre utilizo a opção melhor desempenho.

Editado por Juan Francisco

Notebook: Acer Aspire 5

CPU: i5 8265u / GPU: Nvidia MX130 / Memória: 8 GB de RAM DDR4 2400Mhz / Armazenamento: 1° 240 GB de SSD para o sistema e programas, 2° 1TB de HDD para arquivos.

S.O: Windows 11 Home 64 Bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Juan Francisco disse:

Eu mesmo realizei testes de genéricos de benchmark e não houve absolutamente nenhum ganho de desempenho apenas a frequência do processador ficou alta, as fans ficaram barulhentas e o notebook esquentou mais. Eu sempre utilizo a opção melhor desempenho.

Eu mantenho a opção equilibrado ao invés de Alto Desempenho...

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...