Ir para conteúdo

Dúvida sobre o Hardware ID


Mensagem Recomendada

Boa noite Prof. Baboo e demais companheiros(as). As minhas dúvidas são sobre o Hardware ID

 Em vários artigos sobre a instalação do Windows 10, inclusive alguns encontrados no site do Baboo, falasse que quando o Windows 10 é instalado pela primeira vez é gerado o Hardware ID que é um código único que é resultante do número de série de diversos componentes de Hardware. Pelo que entendi esse Hardware Id fica registrado nos servidores de ativação da Microsoft. 

As dúvidas:

1 - Em que momento é gerado o Hardware ID ? Quando termino a instalação do Windows ou depois de ativa-lo ?? No artigo "como-instalar-e-usar-o-Windows-10-de-graca" é dito que o Hardware ID é gerado após a instalação. É isso mesmo ?

 2 - Se reinstalar o Windows 10 diversas vezes, o Hardware ID sempre será o mesmo ?

3 - O Hardware ID é único para cada SO Windows instalado em cada computador do planeta ?

4 - Caso seja feita a substituição de algum desses componentes de hardware que resultou no Hardware ID, a placa de rede, o disco rígido, o leito de cd/dvd, a placa-mãe, por exemplo, ao reinstalar o Windows 10, o Hardware ID não será gerado ? Ele será o mesmo ? Ou será gerado um novo Hardware ID ? E caso seja gerado um novo Hardware ID como fica a correlação do Hardware ID com a chave de ativação outrora registrada nos servidores de ativação da Microsoft ?

5 - Caso eu opte por comprar uma nova versão do Windows 10 (usava por exemplo o Windows Home e adquiri o Windows 10 Pro). O Hardware ID da versão anterior irá mudar ou será o mesmo ?

6 - Em meu trabalho utilizamos uma imagem criada do Windows 10 com outros programas já instalados (Windows 10 + VLC + Adobe +...) para formatarmos uma máquina utilizando o Clonezilla. Fiquei pensando: caso a imagem criada, tenha sido criada com o Windows que acabei de instalar e ,segundo o artigo mencionado na pergunta 01, gere o Hardware ID logo após a instalação, o Hardware ID vai junto com a instalação e será replicado (ficará repetido) em toda máquina que eu instalar ? Ou seja, terei máquinas diferentes com o mesmo Hardware ID ?  Isso é um problema ? 

 

Em minha busca por entender melhor os conceitos do SO Windows, agradeço se o Prof. Baboo ou alguém puder se prontificar a ajudar a trazer iluminação para estas dúvidas.

 

Obrigado !!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
 

1 - Em que momento é gerado o Hardware ID ? Quando termino a instalação do Windows ou depois de ativa-lo ?? No artigo "como-instalar-e-usar-o-Windows-10-de-graca" é dito que o Hardware ID é gerado após a instalação. É isso mesmo ?

Sim, isso mesmo

 

 2 - Se reinstalar o Windows 10 diversas vezes, o Hardware ID sempre será o mesmo ?

Sim, pois ele é criado a partir do hardware utilizado

 

3 - O Hardware ID é único para cada SO Windows instalado em cada computador do planeta ?

Sim

 

4 - Caso seja feita a substituição de algum desses componentes de hardware que resultou no Hardware ID, a placa de rede, o disco rígido, o leito de cd/dvd, a placa-mãe, por exemplo, ao reinstalar o Windows 10, o Hardware ID não será gerado ? Ele será o mesmo ? Ou será gerado um novo Hardware ID ? E caso seja gerado um novo Hardware ID como fica a correlação do Hardware ID com a chave de ativação outrora registrada nos servidores de ativação da Microsoft ?

O Hardware ID permanece o mesmo mesmo que vc troque vários componentes - mas não a placa-mãe. Quando a placa-mãe é substituída, o Hardware ID torna-se outro e por isso o Windows não consegue ser ativado automaticamente se ele já estiver ativado em outro computador (nem que seja o mesmo mas com outra placa-mãe). Nesse caso é necessária a ativação via telefone 0800 para atualização do Hardware ID

 

5 - Caso eu opte por comprar uma nova versão do Windows 10 (usava por exemplo o Windows Home e adquiri o Windows 10 Pro). O Hardware ID da versão anterior irá mudar ou será o mesmo ?

O Hardware ID continuará o mesmo, mas os servidores da Microsoft saberão que agora ele está com Windows 10 Pro.

 

6 - Em meu trabalho utilizamos uma imagem criada do Windows 10 com outros programas já instalados (Windows 10 + VLC + Adobe +...) para formatarmos uma máquina utilizando o Clonezilla. Fiquei pensando: caso a imagem criada, tenha sido criada com o Windows que acabei de instalar e ,segundo o artigo mencionado na pergunta 01, gere o Hardware ID logo após a instalação, o Hardware ID vai junto com a instalação e será replicado (ficará repetido) em toda máquina que eu instalar ? Ou seja, terei máquinas diferentes com o mesmo Hardware ID ?  Isso é um problema ? 

Assim que o Windows for carregado, ele precisará ser reativado pois ele detectará um hardware diferente e também um Hardware ID diferente (pois a placa-mãe desse computador é diferente da placa-mãe original). E quando esse Windows for ativado nesse computador, essa ativação estará atrelada ao (novo) Hardware ID desse computador..

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...