Ir para conteúdo

Problemas de performance no Windows 10


Mensagem Recomendada

Bom, faz um tempo que eu tenho o Windows 10 instalado, e eu percebi que alguns programas estão com uma performance ruim, sendo que no Windows 7/8.1, eles funcionavam sem nenhum problema

Vale lembrar que eu não instalei nenhum crack, otimizador ou qualquer coisa que tire a performance do Windows

Eu já tinha feito o curso Windows Rápido e Seguro, e ajudou um pouco, mas ainda sim estou com esses problemas citados a cima

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Francisco Affonso disse:

Quais programas seriam esses?

E se esses programas estão na última versão, as vezes é melhor você desinstalar e depois reinstalá-los

Adobe Premiere e Photoshop, e alguns jogos, Minecraft e Roblox

Editado por Edgix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edgix Já cogitou a possibilidade de upgrade? O problema aí é este hardware que é bem defasado se for usar para coisas pesadas.

"Then he said to them all: “Whoever wants to be my disciple must deny themselves and take up their cross daily and follow me".

- Luke 9:23

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

10 GB RAM 

Core i5 3320 M 

HD 320GB

Sem placa de vídeo dedicada

 

 

 

 

 

 

Muito provavelmente o seu HD é o maior causador dessa performance ruim.

Imagino que você já tenha desfragmentado ele usando o Defraggler, correto?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib004 Sim eu sei que o hardware é bem antigo, mas nem por isso eu quero continuar com essa performance ruim

em relação ao upgrade oque posso fazer é a troca do HD para um SSD, infelizmente placa de vídeo não tem como..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Um detalhe importante é que programas pesados raramente têm sua performance afetada pelo sistema operacional em si, uma vez que todo trabalho "pesado" deles depende diretamente do HD e vídeo (além da CPU no caso do Premiere Pro). Até mesmo a fragmentação dos arquivos e o antivírus que vc usa podem afetar o desempenho deles - algo que não depende do Windows em si.

A minha sugestão para vc é a mesma para todos que querem extrair performance máxima do seu computador ou notebook: use um SSD. Usar um modelo SATA já resolverá seu problema (ele custa apenas R$ 160 para 120GB e R$ 230 para 240GB), embora o m2 seja ideal (R$ 200 e R$ 260 respectivamente, além do preço da controladora) - mesmo funcionando via adaptador:

image.png

  • Legal, essa informação é útil 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Frib004 Sim eu sei que o hardware é bem antigo, mas nem por isso eu quero continuar com essa performance ruim

em relação ao upgrade oque posso fazer é a troca do HD para um SSD, infelizmente placa de vídeo não tem como..

Como o Baboo disse aí em cima, usar um SSD pode melhorar o desempenho, mas esses programas exigem mais da CPU do que da GPU e como esse processador não aguenta muita coisa, o ideal seria trocá-lo por um melhor e mais potente, no Sistema Operacional não tem nada mais a fazer além de executar o CHKDSK, SFC, DISM, eliminar arquivos temporários e desfragmentar o HDD para melhorar, desempenho depende mais do hardware do que software.

"Then he said to them all: “Whoever wants to be my disciple must deny themselves and take up their cross daily and follow me".

- Luke 9:23

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos requisitos recomendados no site da Adobe para rodar o Photoshop de uma forma satisfatória, é recomendado instalá-lo em um SSD e ter 16GB de memória RAM.

Para o Premiere Pro também recomendado 16 GB de RAM, sem contar o ganho que você não terá na aceleração por hardware por não utilizar CPUs de Intel de 6ª geração em diante. Seu processador foi lançado em 2012.

Para o Minecraft, o recomendado é ter um processador i5-4690 (desktop) e comparando com esse seu i5 de notebook, temos uma diferença de performance razoável de 3000 pontos no conceituado benchmark da Passmark:

i5-3320M VS i5-4690

image.png.94baef6ddabeb2b8afde7c35d3c7fa82.png

Eu sempre aconselho olharem a configuração recomendada e não a mínima. Ter um computador compatível com o mínimo recomendado para rodar o programa/jogo, pode ocasionar frustração em muitos casos. Ele pode rodar porém com performance ruim na maioria das vezes.

Além de trocar o HDD por um SSD como o Baboo citou acima, tente executar esses softwares com o notebook plugado na tomada e confirme se não está utilizando o modo de economia de energia, assim, impedindo o processador de chegar ao clock turbo máximo.

Editado por bbainfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bbainfo Eu não uso as versões mais atuais, eu uso as versões de 2014!

Ele não fica lento na questão de carregar um projeto, paineis, efeitos e etc. O problema fica na hora de arrastar mover objeto na timeline, fica ruim na hora de editar algum vídeo!

 

No After Effects, mesmo com o preview carregado ele ainda sim fica com o framerate baixo!

 

Requisitos de sistema do Adobe Premiere Pro

Capturar.PNG.9bee068a48c3538678227981014e7ef1.PNG

Editado por Edgix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@bbainfo Eu não uso as versões mais atuais, eu uso as versões de 2014!

Ele não fica lento na questão de carregar um projeto, paineis, efeitos e etc. O problema fica na hora de arrastar mover objeto na timeline, fica ruim na hora de editar algum vídeo!

 

No After Effects, mesmo com o preview carregado ele ainda sim fica com o framerate baixo!

 

Requisitos de sistema do Adobe Premiere Pro

Capturar.PNG.9bee068a48c3538678227981014e7ef1.PNG

Está explicado então porque eles ficam melhores no Windows 7 e 8 não é mesmo?

Em 2014, o Windows 10 nem existia.

Tentou executá-los em modo de compatibilidade pra ver se melhora em alguma coisa?

Editado por bbainfo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...