Ir para conteúdo

Como migrar um disco de 2TB para um de 120 mantendo as partições originais?


Ir para a solução Solucionado por Baboo,

Mensagem Recomendada

Olá pessoal, gostaria de ter postado isso como um tutorial, mas por enquanto é uma dúvida mesmo.

Peguei um notebook com um HD de 2TB instalado e a intenção de migrar para um SSD de 120.

<!-- Spoiler

Eu criei uma imagem do Windows 20H2 a partir do próprio computador 
e instalei do zero no SSD para manter a ativação. 
Fiz as configurações e está tudo funcionando.

Fim do spoiler -->

O HD original tem as 3 partições que o Windows cria + as partições no fim do HD criadas pela OEM para recovery.

O que eu fiz até então na tentativa de clonar o disco:

  • Desativei o arquivo de paginação, pois impedia o redimensionamento do disco por estar no fim da partição
  • Apaguei pontos de restauração
  • Desfragmentei o disco com o Deffragler
  • Consegui reduzir a partição maior de forma que a soma de todas as partições não ultrapassasse 110GB
  • Utilizei o Hiren's boot > Lazesoft Disk Image & Clone pra criar uma imagem .lvi do HD
    • A imagem ficou com 87GB
  • Tentei reescrever a imagem no SSD de 2TB
  • Não consegui pois imagina que no índice a informação seja de que o HD é de 2TB e por isso impede a escrita no SSD

O que eu não fiz (por falta de tempo):

  • Após o redimensionamento, colocar o HD e o SSD na mesma máquina
  • Tentar clonar drive - drive com o software da Lazesoft ou Clonezilla, etc..

A pergunta é:

Qual a maneira mais eficiente de colocar um HD maior num SSD menor mantendo todas as partições, mesmo quando existem partições no fim do disco?

Eu não faço ideia se conseguiria mover as partições do final para a posição logo após a partição do Windows (que foi redimensionada para o tamanho menor).

Abaixo um gráfico meramente ilustrativo porque estou sem o PC pra tirar as fotos:

De: 
|-Part1-|-Part2-|-----Windows---[=======Espaço não alocado========]|---Partição Recovery OEM 1---|---Partição Recovery OEM 2---|
Para:
|-Part1-|-Part2-|-----Windows---|---Partição Recovery OEM 1---|---Partição Recovery OEM 2---|

Desde já meu muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clonar a partição e usando o redimensionamento automático do Macrium. Veja esse vídeo para ver se ajuda.

Pelo que eu entendi da sua dúvida, deve resolver.

 

 

Editado por Ramon

”Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.” - S. P. Jobs

YouTube: (uma distração nas horas vagas): https://YouTube.com/channel/UCsMIXDMS6owCM9WbWErF8LA


Laptop - MacBook Pro 16" M1 Max | 64GB RAM  | 2TB - macOS Ventura

Laptop - Alienware m15 R7 | i7-12700H | 32GB RAM DDR5 | RTX 3070 Ti | 1TB - Windows 11 Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
  • Solução

1. Inicialmente vc pode usar a versão de teste do PerfectDisk Pro e desfragmentar o drive usando o algoritmo Prep for Shrink, ("Preparação para Encolhimento") pois essa opção serve exatamente para isso: ela move todos arquivos do final do volume para o início, permitindo a diminuição máxima do volume.

2. Eu SEMPRE apago as partições Recovery OEM pois elas não são necessárias para o Windows 10, uma vez que o usuário pode usar o Fresh Start para instalar o Windows 10 "do zero" sem precisar de pendrive. Além disso, dessa maneira os bloatwares que vêm na versão original OEM não são instalados..

3. Windows não permite mover a partição para outro local, então você deve utilizar um software de terceiros para isso:

Move drive D
Exemplo genérico da NUIBI

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Baboo disse:

3. Windows não permite mover a partição para outro local, então você deve utilizar um software de terceiros para isso:

Move drive D
Exemplo genérico da NUIBI

Há alguma vantagem prática em reordenar as partições ou é apenas visual? Sei que o tempo de acesso as partições inicias são mais rápidas, seria esse o intuito?

”Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.” - S. P. Jobs

YouTube: (uma distração nas horas vagas): https://YouTube.com/channel/UCsMIXDMS6owCM9WbWErF8LA


Laptop - MacBook Pro 16" M1 Max | 64GB RAM  | 2TB - macOS Ventura

Laptop - Alienware m15 R7 | i7-12700H | 32GB RAM DDR5 | RTX 3070 Ti | 1TB - Windows 11 Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
23 horas atrás, Ramon disse:

Há alguma vantagem prática em reordenar as partições ou é apenas visual?

A única vantagem é se vc quiser juntar duas partições, mas não consegue fazer isso pois há outra partição entre elas dela..

  • Legal, essa informação é útil 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Quer postar a sua dúvida? Cadastre-se pois é rápido e fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...