Ir para conteúdo

Mensagem Recomendada

• Administrador

Há alguns dias eu me deparei com um computador que reiniciava aleatoriamente sem nenhum motivo aparente, sendo que na imensa maioria das vezes não era gerado nenhum arquivo de dump (algo que em 99,99% das vezes indica problema de hardware).

Eu desconfiei que o arquivo de dump não conseguia ser gerado por causa desse erro misterioso, então eu resolvi desabilitar o cache de gravação do drive C para tentar resolver isso (pois dessa maneira utiliza-se menos o cache do processador e RAM) - e BINGO! Quando o erro ocorreu novamente, um arquivo de dump foi gerado:

SYSTEM_PTE_MISUSE.png

O (raro) erro SYSTEM_PTE_MISUSE indicou um problema com o chip TPM do computador, que estava habilitado.

Bastou desabilitá-lo na BIOS/UEFI e o problema foi resolvido :nerd:

[]s

Aurélio “Baboo”

forum-baboo-assinatura.png

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Baboo alterou o título para A misteriosa Tela Azul (BSOD) SYSTEM_PTE_MISUSE

Tem dicas por onde eu deveria começar a estudar para entender os códigos dos dumps e qual o hardware que tava causando? Pego máquina com problemas de BSOD aleatórios, mas nunca sei analisar qual é o responsável pela tela azul.

Link para o post

Muito boa a dica. Mas me surgiu uma pergunta (sou muito curioso hehehehe). No caso de ser perdido o acesso ao Windows, como faria para desabilitar o cache de gravação?

Se não fosse o C iriamos programar em Basi, Pasal e Obol

Link para o post
  • Administrador
1 hora atrás, JohanBach disse:

Muito boa a dica. Mas me surgiu uma pergunta (sou muito curioso hehehehe). No caso de ser perdido o acesso ao Windows, como faria para desabilitar o cache de gravação?

Se o Windows não bootar, a primeira tarefa é fazê-lo bootar via pendrive e acessar a opção Reparar Inicialização ou Restauração do Sistema. Depois disso pode-se bootar em Modo de Segurança e desabilitar o cache ali..

[]s

Aurélio “Baboo”

Link para o post
Em 15/10/2020 at 01:11, Lokateu disse:

Tem dicas por onde eu deveria começar a estudar para entender os códigos dos dumps e qual o hardware que tava causando? Pego máquina com problemas de BSOD aleatórios, mas nunca sei analisar qual é o responsável pela tela azul.

A Microsoft disponibiliza uma lista de códigos de BSOD no próprio site dela https://docs.microsoft.com/en-us/Windows-hardware/drivers/debugger/bug-check-code-reference2 informando a causa e a eventual solução dos problemas.

Pra analisar com facilidade os responsáveis pelos problemas causados pela Tela Azul, utilize o Blue Screen View da Nirsoft https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html e mude o tipo de Inicialização e Recuperação pra Despejo de Memória 256 KB, porque assim o arquivo de dump de memória gerado é menor.  

Outra solução que eu tô utilizando é o WinDbg Preview que da pra ser baixado na loja da Microsoft, geralmente quando acontece a Tela Azul o arquivo gerado fica em C:\Windows\memory:dmp e dali tu pode extrair esse arquivo pro WinDbg Preview e analisar as causas da Tela Azul.

Link para o post
  • 3 months later...
Em 15/10/2020 at 00:43, Baboo disse:

então eu resolvi desabilitar o cache de gravação do drive C para tentar resolver isso (pois dessa maneira utiliza-se menos o cache do processador e RAM) - e BINGO! Quando o erro ocorreu novamente, um arquivo de dump foi gerado:

Baboo, saberia dizer como exatamente a gravação de cache em disco estava interferindo na geração do dump neste caso?

Link para o post
  • Administrador

Quando  a gravação do cache está habilitada, o arquivo é salvo primeiro na RAM para depois ser salvo no HD (ao invés de ser salvo direto no HD). Nesse caso certamente havia algum problema nessa segunda fase..

[]s

Aurélio “Baboo”

Link para o post
  • Criar Novo...