Administrador Baboo Postado 15/Out, 2020 Administrador Compartilhar Postado 15/Out, 2020 Há alguns dias eu me deparei com um computador que reiniciava aleatoriamente sem nenhum motivo aparente, sendo que na imensa maioria das vezes não era gerado nenhum arquivo de dump (algo que em 99,99% das vezes indica problema de hardware). Eu desconfiei que o arquivo de dump não conseguia ser gerado por causa desse erro misterioso, então eu resolvi desabilitar o cache de gravação do drive C para tentar resolver isso (pois dessa maneira utiliza-se menos o cache do processador e RAM) - e BINGO! Quando o erro ocorreu novamente, um arquivo de dump foi gerado: O (raro) erro SYSTEM_PTE_MISUSE indicou um problema com o chip TPM do computador, que estava habilitado. Bastou desabilitá-lo na BIOS/UEFI e o problema foi resolvido 4 4 []s Aurélio “Baboo” Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zen-Aku Postado 15/Out, 2020 Compartilhar Postado 15/Out, 2020 Solução nada mais do que certeira... Parabéns! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lokateu Postado 15/Out, 2020 Compartilhar Postado 15/Out, 2020 Tem dicas por onde eu deveria começar a estudar para entender os códigos dos dumps e qual o hardware que tava causando? Pego máquina com problemas de BSOD aleatórios, mas nunca sei analisar qual é o responsável pela tela azul. 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
JohanBach Postado 15/Out, 2020 Compartilhar Postado 15/Out, 2020 Muito boa a dica. Mas me surgiu uma pergunta (sou muito curioso hehehehe). No caso de ser perdido o acesso ao Windows, como faria para desabilitar o cache de gravação? Se não fosse o C iriamos programar em Basi, Pasal e Obol Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administrador Baboo Postado 15/Out, 2020 Autor Administrador Compartilhar Postado 15/Out, 2020 1 hora atrás, JohanBach disse: Muito boa a dica. Mas me surgiu uma pergunta (sou muito curioso hehehehe). No caso de ser perdido o acesso ao Windows, como faria para desabilitar o cache de gravação? Se o Windows não bootar, a primeira tarefa é fazê-lo bootar via pendrive e acessar a opção Reparar Inicialização ou Restauração do Sistema. Depois disso pode-se bootar em Modo de Segurança e desabilitar o cache ali.. 2 []s Aurélio “Baboo” Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Magdiel Postado 16/Out, 2020 Compartilhar Postado 16/Out, 2020 Em 15/10/2020 at 01:11, Lokateu disse: Tem dicas por onde eu deveria começar a estudar para entender os códigos dos dumps e qual o hardware que tava causando? Pego máquina com problemas de BSOD aleatórios, mas nunca sei analisar qual é o responsável pela tela azul. A Microsoft disponibiliza uma lista de códigos de BSOD no próprio site dela https://docs.microsoft.com/en-us/Windows-hardware/drivers/debugger/bug-check-code-reference2 informando a causa e a eventual solução dos problemas. Pra analisar com facilidade os responsáveis pelos problemas causados pela Tela Azul, utilize o Blue Screen View da Nirsoft https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html e mude o tipo de Inicialização e Recuperação pra Despejo de Memória 256 KB, porque assim o arquivo de dump de memória gerado é menor. Outra solução que eu tô utilizando é o WinDbg Preview que da pra ser baixado na loja da Microsoft, geralmente quando acontece a Tela Azul o arquivo gerado fica em C:\Windows\memory:dmp e dali tu pode extrair esse arquivo pro WinDbg Preview e analisar as causas da Tela Azul. 3 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GabrielLV Postado 19/Jan, 2021 Compartilhar Postado 19/Jan, 2021 Em 15/10/2020 at 00:43, Baboo disse: então eu resolvi desabilitar o cache de gravação do drive C para tentar resolver isso (pois dessa maneira utiliza-se menos o cache do processador e RAM) - e BINGO! Quando o erro ocorreu novamente, um arquivo de dump foi gerado: Baboo, saberia dizer como exatamente a gravação de cache em disco estava interferindo na geração do dump neste caso? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administrador Baboo Postado 21/Jan, 2021 Autor Administrador Compartilhar Postado 21/Jan, 2021 Quando a gravação do cache está habilitada, o arquivo é salvo primeiro na RAM para depois ser salvo no HD (ao invés de ser salvo direto no HD). Nesse caso certamente havia algum problema nessa segunda fase.. 1 2 []s Aurélio “Baboo” Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Andinho Postado 5/Mai, 2021 Compartilhar Postado 5/Mai, 2021 Em 20/01/2021 at 22:29, Baboo disse: Quando a gravação do cache está habilitada, o arquivo é salvo primeiro na RAM para depois ser salvo no HD (ao invés de ser salvo direto no HD). Nesse caso certamente havia algum problema nessa segunda fase.. Tá aí, gostei da dica! Já passei por este erro, mas no meu caso era uma iso qualquer de internet não oficial MS. Resolvi instalando o SO original. Quanto a questão sua fiquei curioso, TPM é responsável pelo bitlocker certo? Logo se o cara tem necessidade, teria que trocar a placa ou aguardar um firmware, ou estou errado? Acho interessante estas falhas de Hardware, e ultimamente estão comuns... Abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alefwz Postado 12/Fev, 2022 Compartilhar Postado 12/Fev, 2022 Em 20/01/2021 at 22:29, Baboo disse: Quando a gravação do cache está habilitada, o arquivo é salvo primeiro na RAM para depois ser salvo no HD (ao invés de ser salvo direto no HD). Nesse caso certamente havia algum problema nessa segunda fase.. Qual é o caminho de diretório para desabilitar o cache ? No trabalho tem uma maquina Lenovo que da tela azul e não gera arquivo dump. Eu já descobrir o problema que é o SSD da Multileaser que por sinal é de péssima qualidade. Assim como o Windows esteja sempre atualizado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
bbainfo Postado 12/Fev, 2022 Compartilhar Postado 12/Fev, 2022 10 horas atrás, Alef WZ disse: Qual é o caminho de diretório para desabilitar o cache ? No trabalho tem uma maquina Lenovo que da tela azul e não gera arquivo dump. Eu já descobrir o problema que é o SSD da Multileaser que por sinal é de péssima qualidade. Como vários outros produtos da Multilaser...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk O caminho é esse daqui: Device Manager > botão direito no HD/SSD > Propriedades > Aba "Políticas" Desmarque a primeira opção e clique OK. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Samuel dos Santos Mafra Postado 14/Jun, 2022 Compartilhar Postado 14/Jun, 2022 O meu notebook "Positivo Unique S1991" mostra a "tela azul" todos os dias ao ligar. O resultado é sempre o apresentado abaixo. Já vi muitos tutoriais inclusive no Windows support, mas até o presente momento não consegui solucionar. Observei pelas respostas que são várias as causas e soluções. Haveria algum programa igual o da Nirsoft que além do problema mostre a solução específica? ================================================== Dump File : 061422-31312-01.dmp Crash Time : 14/06/2022 07:10:33 Bug Check String : DRIVER_POWER_STATE_FAILURE Bug Check Code : 0x0000009f Parameter 1 : 00000000`00000003 Parameter 2 : ffffa487`800c4360 Parameter 3 : fffff805`1ec6e950 Parameter 4 : ffffa487`8b67dae0 Caused By Driver : ntoskrnl.exe Caused By Address : ntoskrnl.exe+3f7d60 File Description : NT Kernel & System Product Name : Microsoft® Windows® Operating System Company : Microsoft Corporation File Version : 10.0.19041.1706 (WinBuild.160101.0800) Processor : x64 Crash Address : ntoskrnl.exe+3f7d60 Stack Address 1 : Stack Address 2 : Stack Address 3 : Computer Name : Full Path : C:\Windows\Minidump\061422-31312-01.dmp Processors Count : 2 Major Version : 15 Minor Version : 19041 Dump File Size : 769.092 Dump File Time : 14/06/2022 07:11:24 ================================================== Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
bbainfo Postado 14/Jun, 2022 Compartilhar Postado 14/Jun, 2022 1 hora atrás, Samuel dos Santos Mafra disse: O meu notebook "Positivo Unique S1991" mostra a "tela azul" todos os dias ao ligar. O resultado é sempre o apresentado abaixo. Já vi muitos tutoriais inclusive no Windows support, mas até o presente momento não consegui solucionar. Observei pelas respostas que são várias as causas e soluções. Haveria algum programa igual o da Nirsoft que além do problema mostre a solução específica? ================================================== Dump File : 061422-31312-01.dmp Crash Time : 14/06/2022 07:10:33 Bug Check String : DRIVER_POWER_STATE_FAILURE Bug Check Code : 0x0000009f Parameter 1 : 00000000`00000003 Parameter 2 : ffffa487`800c4360 Parameter 3 : fffff805`1ec6e950 Parameter 4 : ffffa487`8b67dae0 Caused By Driver : ntoskrnl.exe Caused By Address : ntoskrnl.exe+3f7d60 File Description : NT Kernel & System Product Name : Microsoft® Windows® Operating System Company : Microsoft Corporation File Version : 10.0.19041.1706 (WinBuild.160101.0800) Processor : x64 Crash Address : ntoskrnl.exe+3f7d60 Stack Address 1 : Stack Address 2 : Stack Address 3 : Computer Name : Full Path : C:\Windows\Minidump\061422-31312-01.dmp Processors Count : 2 Major Version : 15 Minor Version : 19041 Dump File Size : 769.092 Dump File Time : 14/06/2022 07:11:24 ================================================== No curso que você comprou (aperfeiçoamento para técnicos em informática), o Baboo ensina como utilizar o WinDBG Preview para analisar os arquivos de dump de tela azul. Se o arquivo de dump foi gerado, você pode re-assistir a aula dele para aplicar os ensinamentos e analisá-lo. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Samuel dos Santos Mafra Postado 14/Jun, 2022 Compartilhar Postado 14/Jun, 2022 Instalei o WinDbg, conforme a aula 13 do Curso de Aperfeiçoamento para Técnicos de Informática. Executei e gerou o Script abaixo. Pelo que entendi, o problema está no drive "PCI\VEN_8086&DEV_1E22&SUBSYS_20321297&REV_04\3&11583659&0&FB". Pesquisei no Google e vi que outras pessoas procuram por esse drive, mas sem sucesso. Como encontrar drives pela descrição quando o suporte do fabricante não os oferece? Microsoft (R) Windows Debugger Version 10.0.25111.1000 AMD64 Copyright (c) Microsoft Corporation. All rights reserved. Loading Dump File [C:\Windows\Minidump\061222-27375-01.dmp] Mini Kernel Dump File: Only registers and stack trace are available Symbol search path is: srv* Executable search path is: Windows 10 Kernel Version 19041 MP (2 procs) Free x64 Product: WinNt, suite: TerminalServer SingleUserTS Personal Machine Name: Kernel base = 0xfffff802`26200000 PsLoadedModuleList = 0xfffff802`26e2a2b0 Debug session time: Sun Jun 12 06:20:22.542 2022 (UTC - 3:00) System Uptime: 0 days 9:40:15.483 Loading Kernel Symbols .. Press ctrl-c (cdb, kd, ntsd) or ctrl-break (windbg) to abort symbol loads that take too long. Run !sym noisy before .reload to track down problems loading symbols. ............................................................. ................................................................ ........................................................ Loading User Symbols Loading unloaded module list .......... For analysis of this file, run !analyze -v nt!KeBugCheckEx: fffff802`265f7d60 48894c2408 mov qword ptr [rsp+8],rcx ss:0018:fffff802`2ca6e920=000000000000009f 0: kd> !analyze -v ******************************************************************************* * * * Bugcheck Analysis * * * ******************************************************************************* DRIVER_POWER_STATE_FAILURE (9f) A driver has failed to complete a power IRP within a specific time. Arguments: Arg1: 0000000000000003, A device object has been blocking an IRP for too long a time Arg2: ffffcd0a1365a360, Physical Device Object of the stack Arg3: fffff8022ca6e950, nt!TRIAGE_9F_POWER on Windows 7 and higher, otherwise the Functional Device Object of the stack Arg4: ffffcd0a1383f9c0, The blocked IRP Debugging Details: ------------------ KEY_VALUES_STRING: 1 Key : Analysis.CPU.mSec Value: 6124 Key : Analysis.DebugAnalysisManager Value: Create Key : Analysis.Elapsed.mSec Value: 19073 Key : Analysis.Init.CPU.mSec Value: 1702 Key : Analysis.Init.Elapsed.mSec Value: 317857 Key : Analysis.Memory.CommitPeak.Mb Value: 95 Key : Dump.Attributes.AsUlong Value: 8 Key : Dump.Attributes.KernelGeneratedTriageDump Value: 1 FILE_IN_CAB: 061222-27375-01.dmp DUMP_FILE_ATTRIBUTES: 0x8 Kernel Generated Triage Dump BUGCHECK_CODE: 9f BUGCHECK_P1: 3 BUGCHECK_P2: ffffcd0a1365a360 BUGCHECK_P3: fffff8022ca6e950 BUGCHECK_P4: ffffcd0a1383f9c0 DRVPOWERSTATE_SUBCODE: 3 IMAGE_NAME: pci.sys MODULE_NAME: pci FAULTING_MODULE: fffff8022b710000 pci CUSTOMER_CRASH_COUNT: 1 PROCESS_NAME: System STACK_TEXT: fffff802`2ca6e918 fffff802`26760307 : 00000000`0000009f 00000000`00000003 ffffcd0a`1365a360 fffff802`2ca6e950 : nt!KeBugCheckEx fffff802`2ca6e920 fffff802`26760221 : ffffcd0a`19fda060 fffff802`26462e36 00000000`00000000 00000000`00144401 : nt!PopIrpWatchdogBugcheck+0xdf fffff802`2ca6e990 fffff802`2643ffa2 : ffffcd0a`19fda098 fffff802`24826180 fffff802`2ca6ec18 00000000`00000000 : nt!PopIrpWatchdog+0x31 fffff802`2ca6e9e0 fffff802`264a0eed : 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00140001 00000000`00144401 : nt!KiProcessExpiredTimerList+0x172 fffff802`2ca6ead0 fffff802`265fb8ce : 00000000`00000000 fffff802`24826180 fffff802`26f27a00 ffffcd0a`19a89580 : nt!KiRetireDpcList+0x5dd fffff802`2ca6ed60 00000000`00000000 : fffff802`2ca6f000 fffff802`2ca69000 00000000`00000000 00000000`00000000 : nt!KiIdleLoop+0x9e IMAGE_VERSION: 10.0.19041.1708 STACK_COMMAND: .cxr; .ecxr ; kb FAILURE_BUCKET_ID: 0x9F_3_Smb_driver_Intel_IMAGE_pci.sys OSPLATFORM_TYPE: x64 OSNAME: Windows 10 FAILURE_ID_HASH: {676396f0-a859-de62-e690-35ed128275eb} Followup: MachineOwner --------- 0: kd> !devstack ffffcd0a1365a360 !DevObj !DrvObj !DevExt ObjectName ffffcd0a16070b80 Unable to load image Smb_driver_Intel.sys, Win32 error 0n2 *** WARNING: Unable to verify timestamp for Smb_driver_Intel.sys \Driver\SmbDrvI ffffcd0a1605dcd0 InfoMask field not found for _OBJECT_HEADER at ffffcd0a16070b50 ffffcd0a13656cd0 \Driver\ACPI ffffcd0a12fe7800 InfoMask field not found for _OBJECT_HEADER at ffffcd0a13656ca0 > ffffcd0a1365a360 \Driver\pci ffffcd0a1365a4b0 Cannot read info offset from nt!ObpInfoMaskToOffset !DevNode ffffcd0a1365c310 : DeviceInst is "PCI\VEN_8086&DEV_1E22&SUBSYS_20321297&REV_04\3&11583659&0&FB" ServiceName is "SmbDrvI" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
bbainfo Postado 15/Jun, 2022 Compartilhar Postado 15/Jun, 2022 20 horas atrás, Samuel dos Santos Mafra disse: Instalei o WinDbg, conforme a aula 13 do Curso de Aperfeiçoamento para Técnicos de Informática. Executei e gerou o Script abaixo. Pelo que entendi, o problema está no drive "PCI\VEN_8086&DEV_1E22&SUBSYS_20321297&REV_04\3&11583659&0&FB". Pesquisei no Google e vi que outras pessoas procuram por esse drive, mas sem sucesso. Como encontrar drives pela descrição quando o suporte do fabricante não os oferece? Microsoft (R) Windows Debugger Version 10.0.25111.1000 AMD64 Copyright (c) Microsoft Corporation. All rights reserved. Loading Dump File [C:\Windows\Minidump\061222-27375-01.dmp] Mini Kernel Dump File: Only registers and stack trace are available Symbol search path is: srv* Executable search path is: Windows 10 Kernel Version 19041 MP (2 procs) Free x64 Product: WinNt, suite: TerminalServer SingleUserTS Personal Machine Name: Kernel base = 0xfffff802`26200000 PsLoadedModuleList = 0xfffff802`26e2a2b0 Debug session time: Sun Jun 12 06:20:22.542 2022 (UTC - 3:00) System Uptime: 0 days 9:40:15.483 Loading Kernel Symbols .. Press ctrl-c (cdb, kd, ntsd) or ctrl-break (windbg) to abort symbol loads that take too long. Run !sym noisy before .reload to track down problems loading symbols. ............................................................. ................................................................ ........................................................ Loading User Symbols Loading unloaded module list .......... For analysis of this file, run !analyze -v nt!KeBugCheckEx: fffff802`265f7d60 48894c2408 mov qword ptr [rsp+8],rcx ss:0018:fffff802`2ca6e920=000000000000009f 0: kd> !analyze -v ******************************************************************************* * * * Bugcheck Analysis * * * ******************************************************************************* DRIVER_POWER_STATE_FAILURE (9f) A driver has failed to complete a power IRP within a specific time. Arguments: Arg1: 0000000000000003, A device object has been blocking an IRP for too long a time Arg2: ffffcd0a1365a360, Physical Device Object of the stack Arg3: fffff8022ca6e950, nt!TRIAGE_9F_POWER on Windows 7 and higher, otherwise the Functional Device Object of the stack Arg4: ffffcd0a1383f9c0, The blocked IRP Debugging Details: ------------------ KEY_VALUES_STRING: 1 Key : Analysis.CPU.mSec Value: 6124 Key : Analysis.DebugAnalysisManager Value: Create Key : Analysis.Elapsed.mSec Value: 19073 Key : Analysis.Init.CPU.mSec Value: 1702 Key : Analysis.Init.Elapsed.mSec Value: 317857 Key : Analysis.Memory.CommitPeak.Mb Value: 95 Key : Dump.Attributes.AsUlong Value: 8 Key : Dump.Attributes.KernelGeneratedTriageDump Value: 1 FILE_IN_CAB: 061222-27375-01.dmp DUMP_FILE_ATTRIBUTES: 0x8 Kernel Generated Triage Dump BUGCHECK_CODE: 9f BUGCHECK_P1: 3 BUGCHECK_P2: ffffcd0a1365a360 BUGCHECK_P3: fffff8022ca6e950 BUGCHECK_P4: ffffcd0a1383f9c0 DRVPOWERSTATE_SUBCODE: 3 IMAGE_NAME: pci.sys MODULE_NAME: pci FAULTING_MODULE: fffff8022b710000 pci CUSTOMER_CRASH_COUNT: 1 PROCESS_NAME: System STACK_TEXT: fffff802`2ca6e918 fffff802`26760307 : 00000000`0000009f 00000000`00000003 ffffcd0a`1365a360 fffff802`2ca6e950 : nt!KeBugCheckEx fffff802`2ca6e920 fffff802`26760221 : ffffcd0a`19fda060 fffff802`26462e36 00000000`00000000 00000000`00144401 : nt!PopIrpWatchdogBugcheck+0xdf fffff802`2ca6e990 fffff802`2643ffa2 : ffffcd0a`19fda098 fffff802`24826180 fffff802`2ca6ec18 00000000`00000000 : nt!PopIrpWatchdog+0x31 fffff802`2ca6e9e0 fffff802`264a0eed : 00000000`00000000 00000000`00000000 00000000`00140001 00000000`00144401 : nt!KiProcessExpiredTimerList+0x172 fffff802`2ca6ead0 fffff802`265fb8ce : 00000000`00000000 fffff802`24826180 fffff802`26f27a00 ffffcd0a`19a89580 : nt!KiRetireDpcList+0x5dd fffff802`2ca6ed60 00000000`00000000 : fffff802`2ca6f000 fffff802`2ca69000 00000000`00000000 00000000`00000000 : nt!KiIdleLoop+0x9e IMAGE_VERSION: 10.0.19041.1708 STACK_COMMAND: .cxr; .ecxr ; kb FAILURE_BUCKET_ID: 0x9F_3_Smb_driver_Intel_IMAGE_pci.sys OSPLATFORM_TYPE: x64 OSNAME: Windows 10 FAILURE_ID_HASH: {676396f0-a859-de62-e690-35ed128275eb} Followup: MachineOwner --------- 0: kd> !devstack ffffcd0a1365a360 !DevObj !DrvObj !DevExt ObjectName ffffcd0a16070b80 Unable to load image Smb_driver_Intel.sys, Win32 error 0n2 *** WARNING: Unable to verify timestamp for Smb_driver_Intel.sys \Driver\SmbDrvI ffffcd0a1605dcd0 InfoMask field not found for _OBJECT_HEADER at ffffcd0a16070b50 ffffcd0a13656cd0 \Driver\ACPI ffffcd0a12fe7800 InfoMask field not found for _OBJECT_HEADER at ffffcd0a13656ca0 > ffffcd0a1365a360 \Driver\pci ffffcd0a1365a4b0 Cannot read info offset from nt!ObpInfoMaskToOffset !DevNode ffffcd0a1365c310 : DeviceInst is "PCI\VEN_8086&DEV_1E22&SUBSYS_20321297&REV_04\3&11583659&0&FB" ServiceName is "SmbDrvI" Tente instalar uma versão mais nova do driver abaixo: Ou se já está numa versão mais nova, por exemplo, você o atualizou recentemente, faça rollback para a última versão pelo Gerenciador de Dispositivos. 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