Ir para conteúdo

Performance Mac x PC


Mensagem Recomendada

  • Administrador
:pergunta: Uma curiosidade...Visto que é um técnico credível e muito conhecedor do Windows, tem alguma admiração pelo sistema operativo Mac OS da Apple? Ou não tem nenhuma?
 
Como você provavelmente sabe, o Windows 10 funciona também nos computadores Apple através dos programas Boot Camp ou Parallels. Você vê algum inconveniente do Windows 10 funcionar nos Apple com esses programas? Eu gostaria de saber, por favor, a sua opinião técnica sobre esses assuntos.
 
Neste momento, tenho um portátil da HP, mas quero comprar um Mac Book Pro 13". Mas para utilizar o Windows 10 nesse Apple. Fico com os dois sistemas, embora vá utilizar mais o Windows 10.
:resposta: Eu acho o MacOS elementar demais além de ter um visual infantil – tanto que eu apelidei ele de “sistema operacional da Barbie” :)
 
Não há problema algum em usar Windows em hardware Apple, embora a conservação de energia do Windows sob hardware Apple é pior do que sob PCs. Isso acontece pois enquanto as especificações da BIOS/UEFI dos PCs é aberta e disponível para todos, permitindo que tanto Windows quanto Linux possam ser otimizados AO MÁXIMO para conservação de energia, as especificações da UEFI em hardware da Apple são mantidas em segredo. Com isso, o MacOS sempre terá vantagem nisso por aproveitar todas as funcionalidades disponíveis para conservação de energia.
 
Infelizmente a Apple tem em 2020 a mesma visão antiquada e monopolista que a Microsoft tinha nos anos 90 (“nós contra todos”)..
 
:pergunta: Obrigado, de novo pelas suas respostas. Penso que tem toda a razão no que refere. Contudo, o hardware da Apple, maximizado, é muito poderoso.

Nesse desktop da Apple, poderoso, maximizado, o Windows 10 funciona muitíssimo bem, com o Boot Camp. Penso que é um dos desktops mais poderosos do mercado: https://www.apple.com/br/mac-pro/

:resposta: Mac jamais será o “desktop mais poderoso do mercado” pois ele é limitado em hardware – principalmente considerando que a Apple demora para atualizar seus computadores e ela teima em usar processador Xeon no MacPro que são mais lentos que os i7 e i9.

Se você quer desktop REALMENTE PODEROSO, compre na https://www.pugetsystems.com/ que está acostumada a montar computadores topo-de-linha com hardware atualizado e poderoso que TRUCIDA qualquer MacPro por um custo inferior... 

Exemplos de comparação Mac x PC:
https://www.pugetsystems.com/labs/articles/After-Effects-performance-PC-Workstation-vs-Mac-Pro-2019-1718/ 
https://www.pugetsystems.com/labs/articles/Premiere-Pro-performance-PC-Workstation-vs-Mac-Pro-2019-1719/
e muito mais em https://www.pugetsystems.com/all_articles.php?filter[]=Mac vs PC
 
Quem REALMENTE entende de hardware e precisa de desempenho JAMAIS usa Mac :)

:pergunta: Obrigado pela sua resposta. Mas, quem comprar um computador desses, será que é fácil, depois, obter assistência técnica aqui em Portugal, na Europa? Ou seja, se eu comprar um computador desses e o tiver aqui em Portugal, se ele tiver algum problema, dentro da garantia, provavelmente terei de o enviar para os EUA?.
:resposta: Na prática não existe nenhum "segredo" dentro de um PC e qualquer profissional qualificado poderá analisar e resolver qualquer problema no computador - afinal tudo instalado ali é conhecido e o computador é muito rápido por utilizar os melhores componentes disponíveis.

 

  • Obrigado! Problema resolvido! 1
  • Legal, essa informação é útil 1

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

@Baboo

Interessante esse seu artigo. Estou em busca de montar uma máquina dedicada para edição de vídeos dos meus cursos online e material para YT.

Neste caso, seria melhor montar com a plataforma Windows do que usar hardware compatível para fazer Hackintosh? Acho que principalmente por poder usar VGA nVidia com tecnologia CUDA o Premiere teria melhor desempenho.

Mas aquela historia que o Adobe Premiere/Photoshop se aproveita melhor rodando no sistema Apple macOS pelo desempenho e estabilidade, é balela?

Obrigado.

 

”Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.” - S. P. Jobs

YouTube: (uma distração nas horas vagas): https://YouTube.com/channel/UCsMIXDMS6owCM9WbWErF8LA


Laptop - MacBook Pro 16" M1 Max | 64GB RAM  | 2TB - macOS Ventura

Laptop - Alienware m15 R7 | i7-12700H | 32GB RAM DDR5 | RTX 3070 Ti | 1TB - Windows 11 Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Esqueça usar um Hackintosh (que é a definição PERFEITA de "quebra-galho") e quem alega que os produtos da Adobe "aproveitam melhor" o macOS e têm melhor desempenho e estabilidade é balela total - e os resultados da PugetSystems comprovam isso :) 

[]s
 
Aurélio “Baboo”
assinatura-baboo-forum-2022.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Baboo disse:

Esqueça usar um Hackintosh (que é a definição PERFEITA de "quebra-galho") e quem alega que os produtos da Adobe "aproveitam melhor" o macOS e têm melhor desempenho e estabilidade é balela total - e os resultados da PugetSystems comprovam isso :) 

??

Obrigado pelo feedback. Vou investir em uma placa nVidia, então, mesmo perdendo a compatibilidade com o Hackintosh. Deixarei apenas o Windows e irei fazer as edições nele. Fico mais tranquilo em ouvir isso em editar apenas no Windows, porque minha máquina é bem parruda na minha opinião. Só falta uma placa de vídeo melhor, devo optar por uma 3080 Ti. 
 

Abs 

Editado por Ramon

”Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.” - S. P. Jobs

YouTube: (uma distração nas horas vagas): https://YouTube.com/channel/UCsMIXDMS6owCM9WbWErF8LA


Laptop - MacBook Pro 16" M1 Max | 64GB RAM  | 2TB - macOS Ventura

Laptop - Alienware m15 R7 | i7-12700H | 32GB RAM DDR5 | RTX 3070 Ti | 1TB - Windows 11 Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me engano, usar Hackintosh é ilegal, está lá nos termos da Apple que a gente nunca lê kkkkkkk.

Não vou lembrar exatamente como esta escrito, mas é algo dizendo que rodar o sistema em qualquer hardware não oficial é considerado pirataria ou algo assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Baboo

Me lembro de ter mencionado uma configuração para melhorar o desempenho do Adobe Premiere configurando diferentes discos para diferentes funções.

O esquema seria esse aqui mencionado pela Puget Systems (artigo e vídeo)? 

image.png.88122ba71175dede9bdc6c04f2aff928.png

Editado por Ramon

”Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.” - S. P. Jobs

YouTube: (uma distração nas horas vagas): https://YouTube.com/channel/UCsMIXDMS6owCM9WbWErF8LA


Laptop - MacBook Pro 16" M1 Max | 64GB RAM  | 2TB - macOS Ventura

Laptop - Alienware m15 R7 | i7-12700H | 32GB RAM DDR5 | RTX 3070 Ti | 1TB - Windows 11 Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Há 3 semanas...
Em 12/10/2021 at 21:03, Baboo disse:

Esqueça usar um Hackintosh (que é a definição PERFEITA de "quebra-galho") e quem alega que os produtos da Adobe "aproveitam melhor" o macOS e têm melhor desempenho e estabilidade é balela total - e os resultados da PugetSystems comprovam isso :) 

O senhor acha que o usuário de PC pode sofrer problemas (seja de estabilidade, segurança e desempenho) ao fazer Hackintosh?

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/10/2020 at 12:55, Baboo disse:

Eu acho o MacOS elementar demais além de ter um visual infantil – tanto que eu apelidei ele de “sistema operacional da Barbie”

Eu também concordo, na minha opinião, o MacOS ganha ''de lavada'' dos outros sistemas operacionais no quesito de aparência, especialmente o MacOS Big Sur, que trouxe várias modificações na aparência do MacOS (como transparência na barra de menu, novos ícones, novos papéis de parede, etc.)

 

Eu sempre tive interesse em usar o MacOS por causa dessa ''qualidade'', mas como só é possível utilizá-lo gastando no mínimo uns R$3.400,00 ou na base da gambiarra, esse interesse sumiu bem rápido...

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, João Vitor M. R. disse:

O senhor acha que o usuário de PC pode sofrer problemas (seja de estabilidade, segurança e desempenho) ao fazer Hackintosh?

Vou opinar como usuário de Apple há uns 15 anos e Hackintosh há uns 3 anos também.

Estabilidade: sabendo fazer, com peças compatíveis a estabilidade nunca foi um problema, nunca notei nenhuma diferença entre o hackintosh e meu Mac 

Desempenho: em hardwares idênticos, desempenho idêntico, simples. O que muda é que com um valor muito inferior montamos uma máquina muito superior a um Mac. Ex: meu PC aqui da assinatura era um Hackintosh. Não é mais porque troquei minha placa de vídeo nVidia que não é mais compatível com Apple. O desempenho era monstruoso.

Segurança: aqui não sei afirmar com 100% certeza. Existem algumas modificações a serem feitas no Kexts para o sistema poder ser iniciado. Mas pelo que ja pesquisei em todos esses tempos, nada muito radical. 

  • Legal, essa informação é útil 1

”Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.” - S. P. Jobs

YouTube: (uma distração nas horas vagas): https://YouTube.com/channel/UCsMIXDMS6owCM9WbWErF8LA


Laptop - MacBook Pro 16" M1 Max | 64GB RAM  | 2TB - macOS Ventura

Laptop - Alienware m15 R7 | i7-12700H | 32GB RAM DDR5 | RTX 3070 Ti | 1TB - Windows 11 Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, João Vitor M. R. disse:

Eu também concordo, na minha opinião, o MacOS ganha ''de lavada'' dos outros sistemas operacionais no quesito de aparência, especialmente o MacOS Big Sur, que trouxe várias modificações na aparência do MacOS (como transparência na barra de menu, novos ícones, novos papéis de parede, etc.)

 

Eu sempre tive interesse em usar o MacOS por causa dessa ''qualidade'', mas como só é possível utilizá-lo gastando no mínimo uns R$3.400,00 ou na base da gambiarra, esse interesse sumiu bem rápido...

Acho que você não entendeu. o Baboo *não* gosta do visual do macOS. Eu particularmente gosto mais do visual do macOS, mas é questão de gosto. Alem da facilidade de navegação do Finder ser INFINITAMENTE SUPERIOR, rsrs.

  • Legal, essa informação é útil 1

”Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.” - S. P. Jobs

YouTube: (uma distração nas horas vagas): https://YouTube.com/channel/UCsMIXDMS6owCM9WbWErF8LA


Laptop - MacBook Pro 16" M1 Max | 64GB RAM  | 2TB - macOS Ventura

Laptop - Alienware m15 R7 | i7-12700H | 32GB RAM DDR5 | RTX 3070 Ti | 1TB - Windows 11 Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Ramon disse:

Acho que você não entendeu. o Baboo *não* gosta do visual do macOS. Eu particularmente gosto mais do visual do macOS, mas é questão de gosto. Alem da facilidade de navegação do Finder ser INFINITAMENTE SUPERIOR, rsrs.

Sim, eu sou péssimo para entender uma ironia, eu sinceramente acho o visual do MacOS mais bonito do que de outros sistemas operacionais, mas é questão de gosto mesmo...

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Há 3 semanas...
Em 01/11/2021 at 22:32, Ramon disse:

Acho que você não entendeu. o Baboo *não* gosta do visual do macOS. Eu particularmente gosto mais do visual do macOS, mas é questão de gosto. Alem da facilidade de navegação do Finder ser INFINITAMENTE SUPERIOR, rsrs.

1- O senhor (que é um usuário de MacOS) acha que os ''otimizadores de Mac'' (como por exemplo CleanMyMac) seguem à risca a mesma regra da farsa dos otimizadores de PC?

2- O senhor também conhece algum profissional de macOS prestável no mercado?

3- O senhor acha que o macOS torna um trabalho mais produtivo?

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhor, não!! :) 

 

2 minutos atrás, João Vitor M. R. disse:

1- O senhor (que é um usuário de MacOS) acha que os ''otimizadores de Mac'' (como por exemplo CleanMyMac) seguem à risca a mesma regra da farsa dos otimizadores de PC?

Eu uso o Mac há mais de 15 anos. Tenho aqui o CleanMyMac, mas uso ele somente para facilitar algumas coisas como: limpara temporários, limpar DNS, reparar as permissões do disco, reindexar o Spotlight e apagar o espaço purgável do disco (algo que a Apple insiste e manter), apagar idiomas não usados pelo sistema para ganhar espaço e desinstalar aplicativos sem deixar "lixo" para trás.

São coisas que posso fazer por conta própria, usando o proprio macOS ou terminal. Mas ele só facilitar. A parte de "otimização", limpeza de RAM etc é uma besteira, com certeza

 

6 minutos atrás, João Vitor M. R. disse:

2- O senhor também conhece algum profissional de macOS prestável no mercado?

Hardware ou Software?

 

6 minutos atrás, João Vitor M. R. disse:

3- O senhor acha que o macOS torna um trabalho mais produtivo?

Com certeza! Algumas coisas eu ainda gosto muito mais no macOS, como proprio Finder e gerenciamento de arquivos (o modo de visualização em cascada - anexo) me poupa muito trabalho e tempo, evitando ir e voltar de pasta na busca de arquivos, o Quick Look (visualizar arquivos rapidamente pressionado a barra de espaços sem ter que abri-lo), alem da busca do macOS (Spotlight) ser muito mais fácil e otimizada.

image.png.1c52bba31f4eba735e432f31508633e4.png

 

”Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.” - S. P. Jobs

YouTube: (uma distração nas horas vagas): https://YouTube.com/channel/UCsMIXDMS6owCM9WbWErF8LA


Laptop - MacBook Pro 16" M1 Max | 64GB RAM  | 2TB - macOS Ventura

Laptop - Alienware m15 R7 | i7-12700H | 32GB RAM DDR5 | RTX 3070 Ti | 1TB - Windows 11 Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Ramon disse:

Hardware ou Software?

Software :)

Certificação

  40467845.jpg.830864ec4f358495a210cc18354f0769.jpg                       

Meu Computador:  Intel Core i5 3470 @ 3.20GHz Quad-core 8GB DDR3 Single-Channel 1666MHz (1x8GB) | Placa-mãe: GIGABYTE B75 |
| Intel HD Graphics 2500 (Placa Integrada) | SSD: UPDRAGON40 GB | Sistema Operacional: Windows 11 Pro |

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...