A Microsoft disponibilizou nesta semana um vídeo demonstrando o gerenciamento de recursos com o Azure Cloud Shell.

Azure Cloud Shell

Disponível atualmente como Preview, o Azure Cloud Shell oferece uma nova forma de gerenciar recursos na nuvem. Ele basicamente oferece uma experiência de linha de comando acessível via navegador, o que significa que ele pode ser acessado praticamente a partir de qualquer lugar.

Depois de fazer o login com sua conta do Azure, você pode acessar remotamente seus recursos da plataforma de computação em nuvem da Microsoft usando o navegador.

Acesso de shell de praticamente qualquer lugar
Conecte-se ao Azure usando uma experiência de shell autenticada baseada em navegador, hospedada na nuvem e acessível de praticamente qualquer lugar. O Azure Cloud Shell é atribuído para cada conta de usuário exclusiva e é autenticado automaticamente com cada sessão. Combinado com a experiência de GUI familiar do Portal do Azure, o Cloud Shell adiciona a capacidade e a flexibilidade de usar uma experiência de shell autenticada.

Vídeo: Gerenciamento de recursos com o Azure Cloud Shell

Ferramentas comuns e linguagens de programação incluídas
A Microsoft mantém e atualiza o Cloud Shell frequentemente, que vem equipado com ferramentas de CLI comumente usadas, incluindo interpretadores de shell do Linux, ferramentas do Azure, editores de texto, controle do código-fonte, ferramentas de build, ferramentas de contêiner, ferramentas de banco de dados e muito mais. O Cloud Shell também inclui suporte para várias linguagens de programação populares, como Node.js, .NET e Python.

Persista seus arquivos em um armazenamento em nuvem anexado
O Cloud Shell anexa um compartilhamento de arquivos do Azure para persistir seu diretório $Home. Na primeira utilização, o Cloud Shell solicita a criação de um compartilhamento de arquivo no Armazenamento de Arquivos do Azure para persistir seus arquivos entre sessões e o Cloud Shell anexará novamente esse compartilhamento de forma automática nas sessões subsequentes.

No vídeo disponibilizado nesta semana, a Microsoft mostra como você pode usar o Bash ou o PowerShell no navegador para solucionar problemas ou para automatizar tarefas gerenciamento corriqueiras.

Confira o vídeo:

Saiba mais sobre o Azure Cloud Shell e como ter acesso à versão Preview clicando aqui.