A Microsoft anunciou em seu blog a “atualização de agosto” para o Azure Analysis Services Web Designer Preview. A versão Preview foi lançada em julho.

O Web Designer permite que desenvolvedores comecem a criar e gerenciar modelos semânticos do Azure Analysis Services de forma fácil e rápida usando o navegador.

Embora SQL Server Data Tools (SSDT) e o SQL Server Management Studio (SSMS) ainda sejam as principais ferramentas para desenvolvimento, esta nova experiência visa agilizar e facilitar a as alterações.

Esta versão Preview é uma boa opção para começar a trabalhar em um novo modelo ou para realizar alterações em um modelo existente do Azure Analysis Services.

Novidades no Azure Analysis Services Web Designer Preview

De acordo com o anúncio da Microsoft, a atualização de agosto do Azure Analysis Services Web Designer Preview traz correções de bugs, pequenas melhorias e alguns novos recursos.

Um dos novos recursos é o novo mini mapa no editor JSON, que torna a navegação pelo documento mais simples:

Microsoft atualiza o Azure Analysis Services Web Designer Preview

A atualização também introduziu a opção para copiar o nome do servidor, o que pode ser útil em cenários onde é necessário se conectar ao servidor a partir de outras ferramentas como SSDT e SSMS:

A lista com todas as novidades introduzidas pela atualização de agosto pode ser vista no post com o anúncio da Microsoft.