A Microsoft anunciou recentemente em seu blog a disponibilidade geral do Azure Monitor, seu serviço para monitoramento de recursos do Azure.

Microsoft Azure Monitor

O Azure Monitor é o serviço de plataforma que fornece uma única fonte para monitorar os recursos do Azure. Com ele, você pode visualizar, consultar, rotear, arquivar e tomar medidas relacionadas às métricas e aos logs provenientes dos recursos do Azure.

Você pode trabalhar com esses dados usando a folha do portal do Monitor, Cmdlets do PowerShell do Monitor, CLI de plataforma cruzada ou APIs REST do Azure Monitor.

Destaques do serviço

Veja e gerencie todos os dados de monitoramento facilmente
Conheça todos os detalhes conforme eles acontecem, tudo em um único painel, com o Azure Monitor. Você recebe dados de desempenho e utilização detalhados e atualizados, acesso ao log de atividades que acompanha todas as chamadas à API e logs de diagnóstico que ajudam a depurar problemas nos recursos do Azure.

Todos os dados de monitoramento necessários para operar e realizar a manutenção dos recursos do Azure estão disponíveis centralmente por meio do Azure Monitor.

Configure alertas e execute ações automatizadas
É melhor detectar um problema antes que ele afete seus negócios. Com o Azure Monitor, é possível configurar alertas e responder de maneira proativa aos eventos configurando ações automatizadas como dimensionar um recurso automaticamente, iniciar um runbook de Automação do Azure ou chamar um webhook.

Microsoft anuncia disponibilidade geral do Azure Monitor
Faça o diagnóstico de problemas operacionais rapidamente
Quando um problema ocorre, é necessário localizar a origem rapidamente. O Azure Monitor oferece as ferramentas básicas necessárias para analisar e diagnosticar qualquer problema operacional para que você possa resolvê-lo de modo eficiente. Crie painéis com gráficos de métricas de desempenho, pesquise em atividade de assinatura e compartilhe seus insights com outras pessoas.

Faça a integração com suas ferramentas existentes
Obtenha monitoramento e análise avançados de ponta a ponta combinando o Azure Monitor com ferramentas de análise familiares.

O Monitor integra-se com o Application Insights, Operations Management Suite Insight and Analytics e diversas ferramentas de parceiros. Ele também oferece APIs REST e webhooks que você pode usar para criar integrações personalizadas.

Saiba mais sobre o serviço aqui e confira os preços aqui.