A Microsoft anunciou nesta semana durante a CES 2017 em Las Vegas a Microsoft Connected Vehicle Platform, um conjunto de serviços baseados na nuvem do Microsoft Azure desenvolvidos para que os fabricantes de automóveis possam criar experiências personalizadas para veículos conectados.

De acordo com a Microsoft, a plataforma não é um sistema operacional para carros ou um produto único, mas uma plataforma que começa na nuvem como sua fundação e que visa lidar com cinco cenários mencionados por seus parceiros: manutenção preditiva, produtividade dentro dos carros, navegação avançada, ‎percepção do cliente e direção autônoma.

Microsoft anuncia a Microsoft Connected Vehicle Platform
A nuvem da Microsoft lidará com a grande quantidade de dados obtidos de sensores e outros componentes dos veículos conectados e ajudará os fabricantes na aplicação dos dados de forma produtiva no desenvolvimento de veículos mais inteligentes.

A Microsoft Connected Vehicle Platform estará disponível como Preview público ainda este ano trazendo serviços como a assistente pessoal Cortana, Dynamics, Office 365, Power BI, Skype for Business e outros.

Como parte do anúncio a Microsoft confirmou que a Renault-Nissan será uma das primeiras fabricantes a utilizar a nova plataforma. Durante a CES, a Nissan tambémdemonstrou como a Cortana pode melhorar a experiência do motorista.

Confira o anúncio da Microsoft na íntegra aqui.


Vídeo apresentando a Microsoft Connected Vehicle Platform:

  • Diego Secco

    {ironic mode on} Quero ver quando travar no transito o carro. Vc terá que fechar todas as aplicações (leia-se vidros, ar-condicionado, radio, etc…), desligar o carro, sair e fechar as portas, e religar. Dai sim, poderá continuar viagem. Em caso de atualização do sistema, terá que esperar as atualizações 1 de 38, antes de sair com o carro, numa manha chuvosa, atrasado para o trabalho. {ironic mode off}

    Brincadeiras a parte, ótima iniciativa, e que se torne, essa ou outra, padrão no mercado. Tenho no meu carro um DVD da Kenwood que espelha e controla o smartphone, por meio da tela do próprio DVD, no painel do carro. Acho muito top, mas só funciona em aparelhos com suporte a MHL. Ainda num vi funcionando, não tive oportunidade na verdade, nem o Apple Car nem o Android Auto, mas devem ser parecidos… Alguém já teve oportunidade de mexer, e indicar qual se sai melhor?

  • Jefferson Motta

    QUE MEDO!

  • Fábio Radicchi Belotto

    A grande preocupação em todos os “sistemas inteligentes” automotivos é que as montadoras deixam de atualizar rapidamente e as coisas param de funcionar… Meu Sync2 que o diga…