A Microsoft anunciou nesta semana em seu blog a disponibilidade da versão Preview do Azure Analysis Services Web Designer.

Esta nova experiência permitirá que desenvolvedores comecem a criar e gerenciar modelos semânticos do Azure Analysis Services de forma fácil e rápida.

Embora SQL Server Data Tools (SSDT) e SQL Server Management Studio (SSMS) ainda sejam as principais ferramentas para desenvolvimento, esta nova experiência visa agilizar e facilitar a as alterações.

Esta versão Preview é uma boa opção para começar a trabalhar em um novo modelo ou para realizar alterações em um modelo existente do Azure Analysis Services.

Microsoft Azure Analysis Services Web Designer Preview

Esta primeira versão Preview oferece suporte para criação de modelos, edição de modelos e realização de consultas. O modelo pode ser criado diretamente a partir do Azure SQL Database e SQL Data Warehouse ou importado a partir de arquivos PBIX do Power BI para desktop.

Para começar a usar a versão Preview do Azure Analysis Services Web Designer, navegue até seu servidor do Azure Analysis Services no Azure Portal e clique no link destacado na imagem:

Microsoft anuncia Preview do Azure Analysis Services Web Designer

Quando o Web Designer aparecer, ele o levará diretamente para seu servidor onde você poderá examinar os modelos existentes ou criar novos:

Você pode adicionar um modelo diretamente a partir de um banco de dados ou importar um arquivo PBIX do Power BI Desktop. Note que para importação do arquivo PBIX, apenas Azure SQL Database, Azure SQL Data Warehouse, Oracle e Teradata são suportados por esta versão Preview:

Depois de criar o modelo ou importar o arquivo PBIX, você o verá no painel do lado direito. Para editá-lo, clique no ícone do lápis:


Confira mais informações e o restante das instruções no post da Microsoft.