O curso gratuito Windows RÁPIDO e SEGURO foi publicado! Confira!


VPN: o que é e como funciona

Este artigo está publicado em https://baboo.pro/vpn
Versão em PDF em https://baboo.pro/vpn.pdf

A VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual) permite a conexão segura e protegida entre dois computadores, mesmo que ambos estejam em uma rede pública e insegura. Isso é possível pois a VPN cria um “túnel” entre os dois computadores aonde somente eles conseguem enviar/receber dados criptografados, independentemente do resto da rede.

E pelo fato dos dados estarem criptografados, eles trafegam em total segurança pois as informações transferidas estão ilegíveis para todos – exceto para os dois computadores que estão conectados entre si.

Kaspersky Security Cloud Free | VPN - Kaspersky Secure Connection | Restrição Geográfica

Um dos usos mais comuns de uma VPN é permitir que você “engane” sites e aplicativos ao simular que você está em um país, quando na verdade você está em outro.

Isso é possível quando você acessa um servidor de VPN de um determinado país, tudo que você acessa via internet (Netflix, navegação comum e envio/recebimento de e-mail, por exemplo) está sendo a partir daquele servidor de VPN.

Desta maneira, quando algum site identificar a origem da sua conexão, ele concluirá que você está acessando-o através do computador da VPN que está localizado no país dele, sem saber que na verdade você está acessando-o de outro país. Isso permite que você acesse conteúdo disponível em um determinado país independentemente da sua localização real.

Exemplo simples: João e Maria querem assistir o show do Elton John em Las Vegas, sendo que o site que vende os ingressos para esse show está vendendo apenas para internautas localizados nos EUA.

Kaspersky Security Cloud Free | Como funciona uma VPN

Quando o internauta João acessa o site de venda de ingressos utilizando uma conexão comum (sem uma VPN), o site verifica de aonde o João está acessando-o, e descobre que o IP dele é do Brasil, ou seja, João está no Brasil e por isso ele não pode comprar ingressos.

 
A internauta Maria também quer comprar ingressos para o show, mas ela utiliza um serviço de VPN de uma empresa localizada em New York. Com isso, quando ela acessa o site de venda de ingressos, o site também verifica de onde a Maria está acessando-o e descobre que o IP dela é de New York, ou seja, ela está nos EUA e pode comprar ingressos – mesmo que na realidade ela esteja acessando o site estando no Brasil!

Isso mostra a vantagem da VPN: com ela você pode “contornar” limitações relacionadas à localização do internauta, permitindo que ele acesse informações e serviços que estão indisponíveis no seu país.

Kaspersky Security Cloud Free| VPN - Kaspersky Secure Connection | Países

Como exemplo eu usarei o Kaspersky Secure Connection (KSC), a VPN da Kaspersky que pode ser baixada e instalada aqui.

Kaspersky Security Cloud Free| VPN - Kaspersky Secure Connection | Ícone

O KSC será aberto e você pode clicar em Selecionar automaticamente para ver a lista de países que você pode se conectar.

Atualmente o Kaspersky Secure Connection permite a conexão via 18 países diferentes, e se você precisa acessar países que não estão nessa lista, leia a dica no quadro azul abaixo.

A versão gratuita do Kaspersky Secure Connection tem duas limitações: o país da VPN é escolhido aleatoriamente (você não pode escolher um determinado país) e existe um limite de transferência de dados de 200 MB/dia (ou 300 MB/dia caso você se conecte via My Kaspersky)

Embora isso seja suficiente para esconder a sua localização real, caso você queira eliminar essas duas limitações, você deve comprar uma licença do Kaspersky Secure Connection diretamente no site da Kaspersky.

Felizmente o custo da licença anual é baixíssimo: atualmente ela custa R$ 104 por ano para uso em até 5 dispositivos (computador, notebook, laptop ou smartphone), ou seja, ela custa o equivalente a cerca de R$ 1,70 por mês para cada dispositivo.

DICA: existem muitos serviços de VPN disponíveis no mercado. Se você precisa utilizar um serviço de VPN mais completo do que o Kaspersky Secure Connection, eu sugiro o uso da ProtonVPN (empresa suíça) ou da NordVPN (empresa sediada no Panamá, país que não tem nenhuma lei relacionada à proteção e arquivamento de dados dos usuários).

BABOO

Além disso, evite ao máximo utilizar qualquer VPN gratuita que não seja de alguma empresa conhecida de segurança, pois a maioria delas é chinesa, obtêm dados dos usuários e são inseguras.

Ao clicar no botão principal, o KSC se conecta aleatoriamente a um dos servidores VPN, informando que a sua conexão está segura:

Kaspersky Security Cloud Free | VPN - Kaspersky Secure Connection | Conexão Segura

Caso você esteja utilizando a versão gratuita do KSC, parte inferior da janela você tem o total de dados transferidos no dia, sendo que o limite é de 200 MB:

Kaspersky Security Cloud Free | VPN - Kaspersky Secure Connection | Limite de uso

Ao fazer login na sua conta My Kaspesky através do KSC, esse limite aumenta automaticamente para 300 MB por dia:

Kaspersky Security Cloud Free | VPN - Kaspersky Secure Connection | Limite de uso

 

Ao acessar um site que mostra a minha localização neste momento, ele informa que eu estou em Praga, na República Tcheca – quando na verdade eu estou em São Paulo :)

Kaspersky Security Cloud Free | VPN - Kaspersky Secure Connection | Exemplo

Além disso, é fundamental que você compreenda que uma VPN é uma ferramenta que ajuda a manter a sua privacidade, mas ela não aumenta a segurança do seu computador pelo simples fato de usá-la:

O que uma VPN faz

- Protege a sua conexão contra "olheiros" externos
Pois como a conexão via VPN é criptografada, qualquer um que tenha acesso à conexão não terá acesso ao conteúdo sendo transmitido.


- Simula que você está em um local diferente do real
Pois o IP obtido é do servidor da VPN – e não do computador do internauta usando-a.

- Permite mais segurança na sua navegação quando você se conecta a uma rede pública
Isso acontece pela combinação dos dois itens anteriores.

O que uma VPN não faz

- Deixa você totalmente anônimo
Pois o internauta continua dependente de cookies e outras possíveis formas de identificação dele que não dependa do IP de conexão.


- Protege seu computador contra malwares e ransomware
A VPN não impede a ação de malwares pois ela não protege o computador contra essas ameaças.

Gostou? Compartilhe!

[]s


Aurélio "Baboo"
www.baboo.com.br
www.youtube.com.br/baboo
MVP Windows 2003-2019