O novo curso Windows 10: da formatação à produtividade está à venda! Confira!


Ublock Origin

Saiba como instalar e usar um dos melhores bloqueadores de propaganda disponível

Este artigo está publicado em https://baboo.pro/ublock-origin
Versão em PDF em https://baboo.pro/ublock-origin.pdf

Além do bloqueador de propagandas obviamente bloquear banners e propagandas, ele também bloqueia códigos maliciosos que podem infectar seu computador - e ao contrário do que muitos pensam, esses scripts maliciosos podem estar em QUALQUER site - e não somente em sites pornôs e de download de filmes e software pirata.


Isso acontece pois os criminosos virtuais invadem sites comuns e adicionam ali códigos maliciosos que são executados toda vez que o internauta acessa alguma página do site. Com isso, o internauta pode ser infectado simplesmente acessando um site comum de notícias que ele acessa no dia-a-dia.

Os banners são "janelas" que mostram imagens e animações que na verdade estão em servidores de empresas de publicidade localizados no mundo todo - e se um desses servidores for invadidos, ele podem incluir códigos maliciosos adicionais nos banners, que infectam computadores dos internautas assim que esses banners aparecem para ele - e isso independentemente de qual site está sendo mostrado o banner. 

Esse tipo de ataque chama-se MALVERTISING:

O vídeo acima mostra porquê um internauta pode ser infectado via malvertising em sites comuns: nos últimos anos grandes portais como BBC, MSN, The New York Times e outros veicularam banners maliciosos que infectaram internautas que estavam navegando nas suas páginas, além do Skype ter sofrido o mesmo tipo de problema.

Cursos do BABOO Os Cursos do BABOO ensinam sobre malvertising, ransomware, Exploit Kit e muitos outros temas relacionados, ajudando você a compreendê-los a fundo e principalmente como evitá-los! Confira aqui.


Existem no mercado diversos bloqueadores de propaganda, mas muitos deles deixam a navegação mais lenta. Além disso, existem vários adblocks falsos, que são utilizados para criar botnets (redes utilizadas por malwares, sendo que eu detalho isso em uma aula dos meus cursos de manutenção de Windows) conforme publicado aqui.

Na minha opinião um dos melhores é o uBlock Origin, que eu utilizo há anos e ele tem se mostrado muito eficiente sem deixar a navegação mais lenta. O código dele está disponível no GitHub e ele funciona no Chrome, Firefox e Edge:

Após baixá-lo e automaticamente executá-lo, ele será instalado no seu navegador. Adicione-o clicando em Adicionar extensão:

A partir de agora todos os sites que você visitar não terão nenhum banner à mostra. Além disso, como o uBlock Origin bloqueia scripts, é possível que algumas funcionalidades do site deixem de funcionar por causa desse bloqueio.


Para desativar o uBlock Origin em um site, basta clicar no botão azul e depois disso clicar no botão para recarregar a página, conforme mostrado na imagem abaixo:

Por fim, é importante habilitar o Ublock Origin quando o navegador estiver em Modo Anônimo para garantir que ele continue ativo nessa situação. Pra fazer isso, digite chrome://extensions/ e tecle ENTER. Agora clique em Detalhes no uBlock Origin:

Habilite a opção Permitir em modo anônimo:

É isso aí! Agora a sua navegação será mais rápida e muito mais segura :)
Gostou? Compartilhe!

[]s


Aurélio "Baboo"
www.baboo.com.br
youtube.com.br/baboo
MVP Windows 2003-2019