Kaspersky Security Cloud Free 2020 A FUNDO

Este artigo está publicado em https://baboo.pro/kscf
Versão em PDF em https://baboo.pro/kscf.pdf

O Kaspersky Secure Cloud Free 2020 é o segundo antivírus gratuito da Kaspersky, pois foi lançado após o Kaspersky Free, que foi descontinuado e substituído pelo próprio Kaspersky Secure Cloud Free. Eu considero o Kaspersky Security Cloud Free como o melhor antivírus gratuito do mercado.

O Kaspersky Security Cloud Free é superior ao do Kaspersky Free por incluir a funcionalidade Segurança Adaptiva, que informa o usuário quando houver alguma mudança recomendável.

Alguns exemplos:

+ Se o usuário acessa um serviço online em que houve um vazamento de senhas, a Segurança Adaptiva sugere ele criar uma nova senha
+ Se ele se conectar a uma rede Wi-Fi insegura, ela sugere o uso da VPN
+ Se algum aplicativo instalado estiver desatualizado, ela sugere instalar a nova versão dele

Esse tipo de ajuda é muito útil, pois infelizmente a imensa maioria dos internautas não se preocupa muito com sua segurança online.

O Kaspersky Security Cloud tem três opções, conforme a imagem abaixo sendo que a versão Free é suficiente para uso no dia-a-dia para quem não quer utilizar um antivírus pago.

Instalação do Kaspersky Security Cloud Free 2020

O primeiro passo para instalar o Kaspersky Security Cloud Free 2020 é acessar a página oficial dele:

Ao clicar no botão BAIXAR AGORA, o programa de instalação será baixado para o seu computador. A instalação dele é via web, ou seja, esse programa vai acessar os servidores da Kaspersky e baixar a versão mais recente do Kaspersky Free para depois instalá-lo. Isso permite que você jamais instale uma versão desatualizada dele.

O próximo passo é clicar no botão Continuar:

Agora confirme que a opção abaixo esteja clicada.

Kaspersky Security Cloud Free 2019 | KSN

O que é Kaspersky Security Network?

BABOO

KSN - Kaspersky Security Network A KSN (Kaspersky Security Network) é uma rede contendo milhões de participantes voluntários que permitem o monitoramento anônimo dos seus computadores contra novas ameaças. Quando alguma ameaça é detectada, a Kaspersky analisa rapidamente o arquivo – e se ele for considerado malware ele é adicionado ao UDS (banco de dados Urgent Detection System).

BABOO

Quando isso acontece, em poucos minutos os antivírus Kaspersky de milhões de usuários são atualizados para detectar e eliminar essa ameaça, evitando a necessidade de esperar algumas horas até que a nova ameaça seja identificada e catalogada. Se você quer saber mais sobre isso, leia este documento sobre o funcionamento da KSN.

É importante notar que o antivírus Kaspersky não solicita nenhuma informação do usuário e só participa da KSN quem quiser, pois ela pode ser facilmente desabilitada.

Agora clique em Instalar e o Kaspersky Security Cloud Free 2020 será baixado…

…e instalado:

Agora você deve confirmar que as três opções de configuração estejam habilitadas e desclique a opção do tour caso você não queira ver as novidades do produto.

 

Clique em Aplicar e pronto: o Kaspersky Security Cloud Free 2020 está instalado. Clique no botão Concluído:

Um detalhe interessante é o Kaspersky Security Cloud Free 2020 também instala o Kaspersky Protection, uma extensão no Chrome que protege o internauta contra páginas maliciosas, de maneira similar ao TrafficLight que eu abordei em outro artigo.

Essa janela aparecerá assim que você abrir o navegador, dando opção para você ativar ou não essa extensão. O ideal é clicar na opção Ativar extensão:

Você pode baixar a extensão Kaspersky Protection diretamente na Chrome Store, embora ela só funcionará se houver alguma solução Kaspersky instalada no seu computador. Ela também funciona no Edge Chromium, bastando você aceitar a instalação de extensões do Chrome:

Agora o Kaspersky Security Cloud Free 2020 exige que você faça login no My Kaspersky para o antivírus ser ativado. Crie uma conta ali caso você não tenha uma:

IMPORTANTE: Você deve reiniciar o computador após instalar o Kaspersky Security Cloud Free 2020, pois a maioria dos módulos de proteção só funcionam por completo após a reinicialização do PC. 

Configurando o Kaspersky Security Cloud Free 2020

Antes de configurar o Kaspersky Security Cloud Free 2020, é fundamental que o ícone dele apareça na Área de Notificação (aquela área aonde está o relógio), pois o ícone pode fornecer informações importantes.

 

Para fazer isso, clique com o botão da direita do mouse na Barra de Tarefas e clique na opção Configurações da Barra de Tarefas:

Kaspersky Security Cloud Free 2019 | Configuração da Barra de Tarefas

Depois clique na opção Selecione os ícones que devem aparecer na barra de tarefas:

Kaspersky Security Cloud Free 2019 | Área de Notificação

E habilite ali o ícone do Kaspersky Security Cloud Free 2020:

Preferencialmente habilite também o ícone de notificação de Segurança do Windows (que ao contrário do que muitos pensam, esse ícone não é do Windows Defender). Se houver uma exclamação amarela nele, isso indica que o usuário deve dar um duplo-clique ali pois há algum problema que deve ser resolvido (eu comento essa situação no final da página deste artigo):

Ao acessar a tela principal do Kaspersky Security Cloud Free 2020, você notará que atualização do banco de dados e módulos do aplicativo está sendo realizada automaticamente. Se isso não acontecer, clique no ícone de Atualização do banco de dados:

Agora clique no botão Atualizar:

Se aparecer a mensagem abaixo, reinicie o computador antes de prosseguir com a configuração do Kaspersky Security Cloud Free 2020:

Agora volte à tela principal e clique no ícone Configurações:

Kaspersky Security Cloud Free 2019 | Configurações

Agora clique em Proteção > Antivírus de Arquivos:

Ali altere o Nível de Segurança para Alto e a Ação ao detectar ameaças em Excluir. Isso fará com que  arquivos infectados sejam automaticamente apagados (exceto os do próprio Windows) ao invés de enviá-los para a quarentena. Isso evita que seu computador armazene arquivos infectados sem necessidade.

Volte à tela anterior e clique em Antivírus da Web. Ali altere o Nível de Segurança para Alto e a Ação ao detectar ameaças em Bloquear. Isso impedirá que scripts maliciosos sejam executados:

Agora clique em Configurações Avançadas e habilite a opção abaixo. Essa opção permite o acesso a sites de aplicativos confiáveis e legítimos normalmente utilizados por administradores de rede e profissionais de TI, mas que também podem ser utilizados de maneira criminosa para causar danos ao computador:

 

Kaspersky Security Cloud Free | URL

Volte à tela inicial e clique em Inspetor do Sistema.

Ali você deve configurar a Prevenção automática contra exploração como Bloquear ação, a opção Controle de atividades de aplicativo deve estar configurada como Excluir o aplicativo e a opção Reversão de ações do aplicativo deve estar configurada com Reverter:

Essa combinação permite que assim que o Kaspersky Security Cloud Free 2020 detecte um ransomware, a ação desse malware serja bloqueada, além de apagar o malware e reverter as ações dele. Eu detalho como isso é feito no meu artigo sobre o Kaspersky Total Security.

Agora volte à tela inicial e clique em Antivírus de E-mail. Ali configure a opção Nível de segurança como Alto e Ação ao detectar ameaças como Excluir. Isso faz com que todo arquivo infectado ou malicioso detectado em uma mensagem de e-mail seja imediatamente eliminado:

Agora volte à tela inicial.

Infelizmente o Kaspersky Security Cloud Free 2020 não permite a ativação dos demais componentes, pois eles estão disponíveis somente nas versões pagas.

Você não deve se preocupar com o fato do firewall da Kaspersky estar desabilitado, pois o firewall do próprio Windows 10 continua funcionando normalmente e ele é suficiente para o dia-a-dia, considerando que a imensa maioria dos malwares atuais não depende de quais portas estão abertas ou fechadas no firewall:

Eu abordo vários componentes listados acima no artigo sobre o Kaspersky Internet Security 2020 e você deve conferir caso tenha interesse.

Agora você deve clicar em Verificação e configurar a opção Nível de Segurança, além de alterar a Ação ao detectar ameaças, mantendo a opção Verificar dispositivos externos ao conectar em Verificação Rápida.


Essas opções serão utilizadas sempre que o Kaspersky Security Cloud Free 2020 realizar alguma varredura. Com isso, a verificação será mais detalhada e se algum malware for encontrado, ele será automaticamente apagado.

Além disso, sempre que um pendrive ou HD externo for conectado ao computador, o Kaspersky Security Cloud Free 2020 fará uma verificação rápida nele para evitar que ele infecte o computador.

Clique em Adicional e clique em Inserção segura dos dados. Ali existe a opção Ativar a inserção segura dos dados com o teclado (opção essa que aparece antes de você reiniciar o computador após a instalação do Kaspersky Security Cloud Free 2020) que permite uma maior proteção quando houver necessidade de digitar informações importantes como login e senha através de um teclado virtual.

A imagem abaixo mostra a inserção segura dos dados habilitada, aonde basta clicar no ícone do teclado para abrir o teclado virtual.

Kaspersky Security Cloud Free | Inserção segura de dados

Embora essa funcionalidade aumente a proteção contra keyloggers (inclusive keyloggers de hardware que não podem ser detectados por antivírus e que eu abordo no meu curso Manutenção TOTAL de Windows), muitos usuários ficam incomodados com essa janela que sempre aparece nos campos de dados.

Portanto, se você pretende desabilitar essa funcionalidade, basta desclicar as opções Exibir ícone de iniciação rápida em campos de inserção de dados e também a opção Ativar a Inserção segura dos dados com o teclado.

Mesmo que essas funcionalidades sejam desabilitadas, o Teclado Virtual pode ser ativado utilizando a combinação de teclas CTRL+ALT+SHIFT+P

Volte à tela anterior e clique em Ameaças e Exclusões. Ali as duas opções abaixo devem estar habilitadas para aumentar o nível de proteção contra ameaças:

Agora clique em Notificações:

Ali eu sugiro você manter habilitadas somente a primeira opção Notificar sobre os eventos. As demais opções podem ser desabilitadas pois são dispensáveis:

Volte na tela anterior e clique em Relatórios e Quarentena. Em Relatórios é recomendável manter a opção Armazenar relatórios por no máximo em 1 ano, mantendo a opção Limitar o tamanho do arquivo de relatório em 1024 MB além de manter desabilitada a opção Registrar eventos não críticos.

Em Quarentena altere a opção Armazenar objetos por no máximo para 1 dia, pois não há necessidade de manter arquivos infectados no computador:

Volte na tela anterior e clique em Aparência e altere a opção Transição suave entre janelas para Não usar:

Agora você deve voltar à tela principal e clicar no botão Mais ferramentas:

Clique em Segurança e em Controle de configurações fracas. Essa opção corrige algumas configurações do Windows para deixá-lo mais seguro:

Clique no botão Iniciar verificação e se houver alguma configuração fraca, clique nela:

Agora verifique a lista de configurações fracas e clique em Corrigir tudo para solucioná-las:

Agora que a configuração do Kaspersky Security Cloud Free 2020 está chegando ao fim, volte na tela principal e verifique ser há alguma recomendação ali. Se houver, clique no botão Detalhes:

Em Recomendações você tem uma lista das mudanças sugeridas pela Kaspersky para aumentar a proteção do seu computador:

No exemplo acima a única recomendação é instalar o Kaspersky Password Manager para ele gerenciar suas senhas da mesma maneira que os navegadores fazem. Instale-o se você considerá-lo necessário:

O mais importante é garantir que as proteções estejam ativas sem nenhum problema ou recomendação:

No artigo sobre o Kaspersky Internet Security 2020 eu mostro como adicionar um arquivo à lista de exclusões caso você queira utilizá-lo sem que o antivírus impeça isso.

Na próxima página você aprenderá o que é VPN e como utilizar o Kaspersky Secure Connection que vem com o Kaspersky Security Cloud Free 2020.

Como utilizar o Kaspersky Secure Connection – a VPN da Kaspersky

O Kaspersky Secure Connection é uma VPN disponibilizada pela Kaspersky. Mas o que é uma VPN?

 
A VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual) permite a conexão segura e protegida entre dois computadores, mesmo que ambos estejam em uma rede pública e insegura. Isso é possível pois a VPN cria um “túnel” entre os dois computadores aonde somente eles conseguem enviar/receber dados criptografados, independentemente do resto da rede.

E pelo fato dos dados estarem criptografados, eles trafegam em total segurança pois as informações transferidas estão ilegíveis para todos – exceto para os dois computadores que estão conectados entre si.

Kaspersky Security Cloud Free | VPN - Kaspersky Secure Connection | Restrição Geográfica

Um dos usos mais comuns de uma VPN é permitir que você “engane” sites e aplicativos ao simular que você está em um país, quando na verdade você está em outro.

Isso é possível quando você acessa um servidor de VPN de um determinado país, tudo que você acessa via internet (Netflix, navegação comum e envio/recebimento de e-mail, por exemplo) está sendo a partir daquele servidor de VPN.

Desta maneira, quando algum site identificar a origem da sua conexão, ele concluirá que você está acessando-o através do computador da VPN que está localizado no país dele, sem saber que na verdade você está acessando-o de outro país. Isso permite que você acesse conteúdo disponível em um determinado país independentemente da sua localização real.

Exemplo simples: João e Maria querem assistir o show do Elton John em Las Vegas, sendo que o site que vende os ingressos para esse show está vendendo apenas para internautas localizados nos EUA.

Kaspersky Security Cloud Free | Como funciona uma VPN

Quando o internauta João acessa o site de venda de ingressos utilizando uma conexão comum (sem uma VPN), o site verifica de aonde o João está acessando-o, e descobre que o IP dele é do Brasil, ou seja, João está no Brasil e por isso ele não pode comprar ingressos.

 
A internauta Maria também quer comprar ingressos para o show, mas ela utiliza um serviço de VPN de uma empresa localizada em New York. Com isso, quando ela acessa o site de venda de ingressos, o site também verifica de onde a Maria está acessando-o e descobre que o IP dela é de New York, ou seja, ela está nos EUA e pode comprar ingressos – mesmo que na realidade ela esteja acessando o site estando no Brasil!

Isso mostra a vantagem da VPN: com ela você pode “contornar” limitações relacionadas à localização do internauta, permitindo que ele acesse informações e serviços que estão indisponíveis no seu país.

Leia mais sobre o funcionamento da VPN em roteadores neste artigo
Kaspersky Security Cloud Free| VPN - Kaspersky Secure Connection | Países

A Kaspersky disponibiliza o Kaspersky Secure Connection (KSC), uma VPN disponível em vários países. Para acessar o KSC, dê um duplo-clique no ícone na sua área de trabalho:

Kaspersky Security Cloud Free| VPN - Kaspersky Secure Connection | Ícone

O KSC será aberto e você pode clicar em Selecionar automaticamente para ver a lista de países que você pode se conectar. Atualmente o Kaspersky Secure Connection permite a conexão via 18 países diferentes, e se você precisa acessar países que não estão nessa lista, leia a dica no quadro azul abaixo.

O Kaspersky Internet Security inclui a versão gratuita do Kaspersky Secure Connection que tem duas limitações: o país da VPN é escolhido aleatoriamente (você não pode escolher um determinado país) e existe um limite de transferência de dados de apenas 200MB/dia.

Embora isso seja suficiente para esconder a sua localização real, caso você queira eliminar essas duas limitações, você deve comprar uma licença do Kaspersky Secure Connection diretamente no site da Kaspersky.

Felizmente o custo da licença anual é baixíssimo: atualmente ela custa R$ 104 por ano para uso em até 5 dispositivos (computador, notebook, laptop ou smartphone), ou seja, ela custa o equivalente a cerca de R$ 1,70 por mês para cada dispositivo.

DICA: existem muitos serviços de VPN disponíveis no mercado. Se você precisa utilizar um serviço de VPN mais completo do que o Kaspersky Secure Connection, eu sugiro o uso da ProtonVPN (empresa suíça) ou da NordVPN (empresa sediada no Panamá, país que não tem nenhuma lei relacionada à proteção e arquivamento de dados dos usuários).

BABOO

Além disso, evite ao máximo utilizar qualquer VPN gratuita que não seja de alguma empresa conhecida de segurança, pois a maioria delas é chinesa, obtêm dados dos usuários e são inseguras.

Ao clicar no botão principal, o KSC se conecta aleatoriamente a um dos servidores VPN, informando que a sua conexão está segura:

Kaspersky Security Cloud Free | VPN - Kaspersky Secure Connection | Conexão Segura

Caso você esteja utilizando a versão gratuita do KSC, parte inferior da janela você tem o total de dados transferidos no dia, sendo que o limite é de 200 MB:

Kaspersky Security Cloud Free | VPN - Kaspersky Secure Connection | Limite de uso

Ao fazer login na sua conta My Kaspesky através do KSC, esse limite aumenta automaticamente para 300 MB por dia:

Kaspersky Security Cloud Free | VPN - Kaspersky Secure Connection | Limite de uso

 

Ao acessar um site que mostra a minha localização neste momento, ele informa que eu estou em Praga, na República Tcheca – quando na verdade eu estou em São Paulo :)

Kaspersky Security Cloud Free | VPN - Kaspersky Secure Connection | Exemplo

Gostou? Compartilhe!

[]s


Aurélio "Baboo"
www.baboo.com.br
MVP Windows 2003-2019