CUIDADO com análises e testes de antivírus!

Este artigo está publicado em https://baboo.pro/cuidado
Versão em PDF em https://baboo.pro/cuidado.pdf

O artigo abaixo foi atualizado em Nov/2019 com informações adicionais a atualizadas deste vídeo publicado em 2017:


TENHA MUITO CUIDADO nos artigos e análises que você lê na internet sobre antivírus, pois ninguém controla a qualidade do conteúdo da internet - e o resultado é que qualquer jornalista inexperiente escreve sobre qualquer assunto - inclusive elege "os melhores antivírus" sem que ele tenha algum conhecimento REAL sobre isso.

A internet permite que qualquer pessoa publique um artigo sobre qualquer assunto - e o resultado é que até mesmo blogs sobre saúde e bem-estar publicam artigos sobre "o melhor antivírus"(!) sem ter nenhuma experiência ou conhecimento técnico sobre o assunto abordado.

O resultado a longo prazo desse tipo de aberração jornalística não poderia ser outro: o Brasil é um dos países com maior taxa de computadores infectados.

Qualquer um escreve sobre antivírus

Como você, internauta que não é focado em segurança digital, escolhe um antivírus? 

Certamente você segue este "roteiro":

1. Você abre o seu navegador
2. Você digita ali "melhor antivírus"
3. Aparecem um monte de links para artigos com "os melhores antivírus do mercado"
4. Você clica nos primeiros links e lê rapidamente quais são os melhores antivírus do mercado
5. Você acredita que o antivírus listado ali como o "melhor" é superior aos demais e decide instalá-lo
6. Pronto! Agora você acha que está mais protegido contra malwares e hackers

Infelizmente isso está longe da verdade, pois esse roteiro tem dois problemas graves.

PRIMEIRO PROBLEMA: o jornalista que escreveu sobre antivírus entende de segurança digital? Ele é focado em segurança digital? Certamente NÃO!

Dois exemplos rápidos que refletem isso:

Exemplo 1: Em 2016 um internauta postou em um dos artigos do meu site uma dúvida sobre um produto de segurança em que ele queria saber se era bom ou ruim. Ele postou  o link, eu cliquei para dar uma olhada e o review era realmente muito bom - então eu cliquei no nome do jornalista que escreveu o review.

Nos dias anteriores, esse jornalista escreveu de review de smartphones a projetos do Kickstarter, passando pelo Papa nas redes sociais e, inacreditavelmente, a lista dos filmes mais pirateados da semana(!). Como esse jornalista não tem nenhum foco em segurança digital, suas escolhas sobre os melhores antivírus são irrelevantes e não devem ser levadas a sério por ele não ter nenhum conhecimento nem credibilidade nesse assunto.

Exemplo 2: outro internauta postou em um artigo do site BABOO a lista dos cinco melhores antivírus de um site inglês.

Eu entrei no site e dei uma olhada em quem escreveu o artigo: o autor era uma jovem que três meses antes era uma estagiária de publicidade(!). Você acha que esse artigo deveria ser levado a sério? JAMAIS! 

Como essa autora também não tem nenhum foco em segurança digital, as escolhas dela sobre os "melhores antivírus do mercado" são totalmente dispensáveis e nem deveriam ser publicadas, pois ela também não tem nenhum conhecimento e muito menos credibilidade nesse assunto.

É fundamental que o autor de artigos sobre antivírus e segurança digital tenha vivência teórica e prática nesses assuntos, senão o que ele escreve não tem credibilidade alguma, mas infelizmente isso é praticamente inexistente na internet brasileira.

 
Não adianta essa pessoa simplesmente baixar testes de antivírus feitos em outros países e concluir que determinado antivírus é o melhor porque ele se deu bem em alguns testes. Eu detalho isso neste artigo.

Experiência prática e malwares locais

Existem malwares que só funcionam no Brasil, como aqueles que alteram boletos bancários ou afetam o funcionamento correto do bankline de bancos nacionais - então é crucial que o antivírus detecte e bloqueie esse tipo de ameaça.

Infelizmente nem todos antivírus conseguem fazer isso, e por esse motivo a empresa que desenvolveu o antivírus tem que ter uma base no Brasil que ajude a melhorar a detecção dos malwares locais - e esse resultado é obtido somente na prática do dia-a-dia. A Kaspersky, por exemplo, tem um time brasileiro de pesquisadores de segurança liderada pelo Fabio Assolini que trabalha diariamente na detecção de novos malwares. O time dele analisa diariamente links de e-mails fraudulentos, phishing em smartphones, golpes no WhatsApp e todo tipo de ameaça aos internautas brasileiros – algo somente possível de ser feito pelo fato deles estarem no Brasil.

Nenhum jornalista ou autor de artigo sobre antivírus tem condição de definir qual é o melhor antivírus do mercado se ele não tiver experiência prática no dia-a-dia desses antivírus. Por esse motivo os artigos que eles escrevem deveriam ser ignorados pois muitas vezes o "melhor antivírus" escolhido por eles é fraquíssimo - mas eles obviamente não sabem disso.

Sites que publicam sobre tudo sem se focar em nada

SEGUNDO PROBLEMA: o site que publicou esse artigo é focado em segurança digital? Ele sempre ajudou internautas a remover vírus e malwares? Esse site também informa o internauta sobre as novidades de segurança - ou ele é um site que não é focado em nada e publica um pouco de tudo: Apple, Android, Netflix, drones, smartphones, etc?

Ou PIOR: ele é um site de download que elogia todo tipo de programa e jamais publicará algo negativo - afinal a receita desses sites depende do download de programas (independentemente da qualidade deles), além desses sites não se arriscarem a perder um futuro anunciante que pode gerar uma boa receita patrocinando seu produto por pior que ele seja?


Os principais sites de tecnologia não contratam especialistas nos assuntos abordados, pois a análise técnica desse especialista pode criar sérios problemas com o departamento comercial do site, cujo foco é lucrar com publicidade de todas as empresas - mesmo aquelas que anunciem produtos ruins que possam ser duramente criticados por especialistas .

Acesse sites sobre segurança digital para a análise do antivírus ter alguma credibilidade..Agora que você compreendeu que um site deve ser focado em segurança digital para que haja credibilidade nos seus artigos e testes sobre antivírus, é importante que você saiba que os três principais sites de testes independentes de antivírus são:

1. AV-Comparatives

2. AV-Test

3. VB100 (Virus Bulletin) 

Muitos internautas alegam que o antivírus que ele utiliza é o melhor pois no teste mais recente do AV-Comparatives ele ficou em primeiro lugar, ou no último teste do VB100 ele foi o melhor, mas isso é um erro básico:

Você jamais deve escolher um antivírus somente por causa do resultado em um determinado mês: o melhor antivírus é aquele que tem um ótimo resultado global durante um longo período.
 
como_funcionam_antivirus_assinatura_heurO antivírus é uma composição de diversos módulos que utilizam técnicas específicas para definir se um arquivo é um malware ou não: eles utilizam assinatura, heurística, HIPS e outros módulos que juntos definem a eficácia do antivírus. Eu abordo em detalhe o funcionamento de um antivírus em um artigo e vídeo sobre esse assunto aqui.
 

O melhor antivírus não sempre precisa ser o melhor em tudo, pois isso é simplesmente impossível, pois nunca existirá um antivírus imbatível em todos os testes a todo instante.

Na prática, o melhor antivírus é aquele que está constantemente bem posicionado em diversos testes durante vários meses, além de (idealmente) ter laboratórios de testes em diversos países para detecção de malwares locais (como eu citem acima).

A conclusão desse artigo é que você deve ter MUITO CUIDADO com sites conhecidos sobre "tecnologia" que publicam sobre tudo sem se focar em nada - e pior: não ter nenhum ESPECIALISTA no assunto para dar credibilidade ao conteúdo publicado.

O foco dos "sites de tecnologia" não é ajudar o internauta, mas sim lucrar com qualquer informação postada sobre tecnologia. Para isso eles utilizam bloggers e jornalistas (usualmente jovens estagiários) sem experiência a fundo no assunto abordado e que não têm NENHUM comprometimento com o internauta.

 
Se você está interessado em qualquer informação sobre segurança digital, é fundamental que o site seja focado em segurança digital e que o jornalista também seja focado no assunto abordado - senão você está perdendo tempo lendo o que eles escrevem, com o agravante de correr o risco de instalar um antivírus medíocre que comprometa a sua segurança pois você seguiu a sugestão de quem não tem conhecimento nem experiência nesse assunto.

Gostou? Compartilhe!

[]s


Aurélio "Baboo"
www.baboo.com.br
MVP Windows 2003-2019