Como dominar o Windows?

Este artigo está publicado em https://baboo.pro/dominar-windows
Versão em PDF em https://baboo.pro/dominar-windows.pdf

Internautas sempre me questionam como eu obtive tanto conhecimento sobre o sistema operacional Windows:

Cara, como vc aprende tudo isso?

 
Vc tem indicação de livros ou sites para estudar?

Baboo, eu tenho 14 anos e queria ter o mesmo conhecimento que vc. Qual curso devo fazer ? Como você aprendeu tudo isso? Me ensina!

Amigo, qual a sua qualificação profissional? Vc é técnico em informática? Engenheiro de TI ou o quê?

Mano, achei seus vídeos incríveis. Você fez faculdade ou algo do tipo? Se sim, qual?

Baboo, onde vc aprendeu tudo isso sobre computadores? Vc fez alguma faculdade de ciência/engenharia da computação? Se sim, aonde?

Baboo, existe algum livro/apostila ou outro material bom sobre o sistema operacional do windows para estudar?

 
A minha competência como especialista em Windows é o resultado de milhares de horas de dedicação, leitura e estudos aplicados nas minhas consultorias.

 
A minha formação é de Engenheiro Mecânico (algo que curisamente não tem nenhuma relação com TI) e nenhum curso ensina o que eu apresento nos meus vídeos. Meu primeiro contato com um computador foi em 1981 (época dos saudosos Prológica Sistema 700 e CP500), e o meu foco em Windows começou no momento que eu tive o primeiro contato com esse sistema operacional em 1987 - e desde então eu sempre me foquei nele.

Todo meu conhecimento veio de muita leitura e aplicação prática por mais de 30 anos e mais de 20 anos de consultoria de alto nível solucionando todo tipo de problema nos mais diversos cenários.

Se você quer REALMENTE ser um profissional qualificado competente e dominar o Windows, abaixo estão os passos que te levarão a isso:

Como ser um profissional qualificado em Windows

DOMINE O IDIOMA INGLÊS

Isso é FUNDAMENTAL para você aprender e se atualizar com os melhores profissionais do mundo, pois todos os artigos, vídeos, palestras, entrevistas e livros deles estão em inglês. Se você não domina esse idioma, você jamais vai dominar o Windows pois você está restringindo seu conhecimento técnico.

Os meus cursos de Manutenção de Windows contêm muitas informações importantes e atualizadas sobre Windows e segurança digital - e tudo em português :)  
 

Leia MUITO - principalmente conteúdo do Mark Russinovich

Windows é um sistema operacional complexo e detalhado e nenhum profissional de TI dominará ele sem estudá-lo.

Lamentavelmente muitos profissionais de TI acham que "estudar é perda de tempo" pois eles "aprendem na prática"- e o resultado não poderia ser outro: jornalistas e youtubers sem nenhum conhecimento REAL do Windows dão dicas e soluções erradas, tornando o sistema operacional mais lento e inseguro, principalmente por indicar programas que atrapalham o seu funcionamento. Se esses jornalistas e youtubers tivessem estudado o BÁSICO sobre Windows, eles compreenderiam as bobagens que eles divulgam diariamente.
 
NINGUÉM se torna um especialista em Windows sem estudá-lo. Simples assim.

Infelizmente o mercado brasileiro está infestado de técnicos de informática medíores que aprenderam um monte de informações incorretas ensinadas em "cursos de informática" existentes por aí - cursos esses fraquíssimos por ensinarem os mesmos tópicos desde o Windows 95 e por terem "professores" que também nunca estudaram a fundo o Windows. Para piorar, esses técnicos aprendem com youtubers e gamers que também nunca estudaram - e acham que entendem de Windows por aplicar velhas dicas encontradas na web, sendo que elas são inúteis pois foram criadas na época do Windows XP.

De "habilitar o cache L2 e L3" a "desabilitar o arquivo de paginação em computadores com muita RAM", eles procuram incansavelmente alguma dica milagrosa via alteração no Registro ou algum driver ou programa que deixe o computador deles muito mais rápido seguindo todo tipo de asneira ensinada por internautas tão ignorantes quanto eles próprios - incluindo muitos youtubers com centenas de milhares de seguidores.

Popularidade não significa competência e eu espero que um dia eles compreendam isso :)

Bem, se você quer aprender com quem REALMENTE conhece esse sistema operacional a fundo, eu sugiro fazer isso com Mark Russinovich, o atual CTO da Microsoft que desde os anos 90 é considerado como um dos profissionais que mais entende de Windows.
 
Nos anos 90 ele ficou conhecido por ser o responsável pelo site SysInternals, criando diversos aplicativos para administração e diagnóstico do Windows, além de programas e drivers úteis como um que permitia acesso a partições NTFS via MS-DOS.

 
Em 1996 ele descobriu que bastava alterar duas linhas do Registro do Windows para transformar o Windows NT 4.0 Workstation em Windows NT 4.0 Server, e a Microsoft não ficou muito feliz com isso - tanto que tempos depois Mark foi impedido de entrar em alguns eventos realizados pela própria Microsoft(!) 

Em 2006 a Microsoft adquiriu a SysInternals e contratou-o como MTF (Microsoft Technical Fellow), cargo destinado para poucos profissionais "escolhidos à dedo" por serem brilhantes e altamente qualificados em produtos ou tecnologias da Microsoft. Em pouco tempo Russinovich tornou-se responsável pelo kernel e otimizações do Windows, e em 2012 ele tornou-se responsável técnico do Azure, a plataforma de nuvem da Microsoft.

Conclusão: se você realmente quer DOMINAR o Windows, a leitura do conteúdo dele é obrigatória :)

Inicialmente leia seus livros técnicos Windows Internals 7 Parte 1 (800 páginas) e Windows Internals 6 Parte 2 (672 páginas), que também estão disponíveis em formato PDF. Esses livros detalham a arquitetura e o funcionamento interno dos principais componentes do Windows, fornecendo uma visão abrangente e detalhada desse sistema operacional - algo fundamental para você detectar e resolver qualquer tipo de problema com Windows.

Allém desses livros, leia também Troubleshooting with Sysinternals Tools e Windows Security Monitoring para aprender o uso de ferramentas que auxiliam o seu trabalho e também o monitoramento de problemas de segurança no Windows. Existem diversos outros livros úteis e interessantes, mas esses quatro ste dão uma boa base de conhecimento da arquitetura do Windows, além de detecção e solução de problemas nele.

Por fim, assista todos os vídeos e palestras dele no YouTube.

CONTINUE LENDO

Leia MUITO!Leia centenas de textos detalhados no site americano da TechNet para você ter uma base SÓLIDA do assunto. LEIA, LEIA e LEIA, pois isso permite que você entenda o PORQUÊ das coisas - e não somente COMO FAZER.

Além disso, acesse sites focados em Windows para obter o máximo de informação e ajuda possível. Alguns deles:

- AskVG do Vishal Gupta, que foi MVP de Windows por muitos anos
- Tenforums do Greg Carmack, MVP de Windows desde 2010
- Bleeping Computer do Lawrence Abrams, MVP de Windows de 2006 a 2016

PARTICIPE DE EVENTOS DA MICROSOFT

Evento da MicrosoftEvidentemente você também deve participar dos eventos da Microsoft no Brasil e principalmente no exterior, aonde existem palestras fantásticas e você pode solucionar todas as suas dúvidas com especialistas DE VERDADE.

E como as palestras destes eventos normalmente são gravadas e disponibilizadas posteriormente, assista os vídeos de todas as palestras que você não conseguiu assistir.

No Brasil o principal evento da Microsoft é o Microsoft Ignite e a Microsoft tem uma página específica listando centenas de palestras online gratuitas para você participar.

PARTICIPE DE EVENTOS TÉCNICOS

Participe de eventos técnicos presenciais ou via internet de empresas focadas em hardware (Intel, NVIDIA, AMD, etc) e principalmente empresas de segurança digital para você ter uma visão mais abrangente sobre o assunto.

Esses eventos costumam ter palestras com novidades interessantes e, se o evento for técnico, soluções de problemas - algo que você precisa estar sempre a par.

Exemplo real: no evento Kaspersky Cybersecurity Summit 2019 LIVE, realizado em outubro em São Paulo, a palestra "Threat hunting ao vivo e a cores" mostrou como um especialista em segurança digital analisa ameaças digitais em tempo real.

Ali os participantes aprenderam várias técnicas inovadoras que ajudam MUITO na detecção e solução de problemas de segurança digital - inclusive mostrando a regra YARA para ser aplicada em servidores para detecção e eliminação de uma dessas ameaças:

 

Além disso, nesses eventos você conhece novidades e funcionalidades de programas que estão por vir.

MANTENHA CONTATO COM ESPECIALISTAS

Mantenha o máximo de contato com especialistas da sua área via Twitter, Newsletter ou qualquer outro meio digital, pois eles sempre têm informações e dicas valiosas e atualizadas. O programa MVP (Microsoft Most Valuable Professional) inclui centenas de profissionais independentes especializados em diversas tecnologias que ajudam a comunidade de usuários com informações, dicas e soluções.

SITES E BLOGS

Acesse sites e blogs desses especialistas, aonde eles postam informações e vídeos muito úteis. Sempre que possível compre seus cursos para você aprender e se manter atualizado, pois esse investimento trará muitos benefícios e lucro, pois seu conhecimento adicional diferencia você dos demais profissionais do mercado.

FÓRUNS

Participe ativamente de fóruns para saber o que acontece no MUNDO REAL, longe da sua cidade, seu estado e seu país. Usuários do mundo todo postam diariamente problemas e soluções que ajudam você a compreender melhor o funcionamento do Windows. Ajude e seja ajudado - e quanto mais você fizer isso, maior será o seu conhecimento. Entre os fóruns americanos mais conhecidos estão o TenForums, SevenForums e o Neowin.

CONSULTORIAS

Quando você estiver preparado, preste serviço de consultoria em todo tipo de empresa: de computadores domésticos a estações de trabalho de grandes empresas. Isso te ajudará a conhecer problemas REAIS e suas soluções, mas também fará com que você crie soluções para evitar que eles ocorram novamente - algo importante para ser aplicado nos demais clientes.

Um ótimo exemplo disso foi com o WannaCry, um ransomware que causou sérios prejuízos em 2017: enquanto um profissional de TI competente resolveu todos os problemas desse ransomware restaurando backups e adotando outras soluções em seus clientes, um profissional de TI excelente impediu que esse ransomware infectasse os computadores dos seus clientes tomando medidas ANTES do problema acontecer :)

WINDOWS INSIDER

Mantenha-se SEMPRE atualizado com o que está por vir no Windows - e para isso o Programa Windows Insider da Microsoft é perfeito. Ele é totalmente gratuito e permite que você instale versões beta (em desenvolvimento) do Windows, podendo testar novas funcionalidades e reportar à Microsoft problemas, bugs e sugestões pra melhoria dele.

FINAIS DE SEMANA MAIS PROVEITOSOS

Por fim, aproveite finais de semana e feriados chuvosos de modo proveitoso: lendo e aprendendo tudo que vc não teve tempo durante a semana. Cada minuto investido nas dicas acima valerá a pena, pois (como em qualquer outra profissão), você jamais se tornará um profissional excelente se não se dedicar seriamente :)
 
Laércio AlbuquerqueRecentemente a UOL publicou um excelente artigo sobre Laércio Albuquerque, que era catador de papelão num pequeno município do Mato Grosso do Sul, e agora ele é nada menos que o presidente da Cisco Brasil. Ele deu dicas valiosíssimas para quem quer ter sucesso:
 

Dica 1: Faça sempre muito bem feito aquilo para o que foi contratado para fazer. Seja o melhor. Faça a mais, e eu tenho certeza de que alguém vai olhar em algum momento e vai te trazer para outra posição.
 
Dica 2: Não fique pensando só no último degrau da escada de sucesso: se você tiver o pé firme em cada degrau da sua vida, vai chegar muito mais sólido ao final dessa escada.

Dica 3: Entenda que 'quem aconselha a si mesmo tem um idiota como conselheiro'. Você não é o dono da verdade, não é o cara que sabe tudo e que não precisa de ninguém. Busque conselhos com os mais velhos e mais experientes.

Gostou? Compartilhe!

 

[]s

Aurélio "Baboo"
www.baboo.com.br
MVP Windows 2003-2019