Tudo sobre chave de ativação do Windows 10

Este artigo está publicado em https://baboo.pro/chave-ativacao
Versão em PDF em https://baboo.pro/chave-ativacao.pdf


Você deve saber que a chave de ativação do Windows (Product Key ou chave do produto) é um código de 25 caracteres utilizado que identifica a sua licença do Windows.

Quando você compra um computador, a chave de ativação é informada através de uma etiqueta ou você simplesmente não tem conhecimento dela pois ela foi salva na BIOS/UEFI do computador, e quando você compra o Windows 10 na Loja da Microsoft ou através de uma loja autorizada, a chave de ativação é enviada via e-mail.

Quando o Windows é ativado, a chave de ativação é armazenada de maneira codificada (mas não criptografada) no Registro na variável DigitalProductId dentro da chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion.

Com isso, qualquer programa e script que mostre a chave de ativação utilizada simplesmente decodificará o código dessa chave e mostrará o resultado:

Chave de ativação no Registro

Isso funciona perfeitamente em qualquer versão do Windows anterior ao Windows 10, pois a Microsoft mudou totalmente o funcionamento da chave de ativação no Windows 10 para diminuir a dependência do uso da chave de ativação.

Windows 10 não armazena a chave de ativação REAL

O Windows 10 introduziu um novo tipo de ativação: a ativação por licença digital, aonde a chave de ativação só precisa ser utilizada uma única vez: assim que o Windows é instalado ou ativado pela primeira vez. Depois disso, o usuário nunca mais precisará informar a chave de ativação se ele precisar reinstalar o Windows 10 nesse mesmo computador independentemente de quantas vezes ele fará isso.
 

Além disso facilitar para o usuário, a ausência da chave de ativação diminuirá a pirataria. Isso acontece pois assim que o Windows 10 é instalado e ativado pela primeira vez, ele cria um código único para esse computador baseado no número de série de diversos componentes de hardware (o Hardware ID, citado no artigo sobre Telemetria do Windows A FUNDO e detalhado no artigo Como instalar e usar o Windows 10 de graça) tornando desnecessário saber qual foi a chave de ativação originalmente utilizada.

Além disso, você pode atrelar a ativação do Windows 10 a uma conta Microsoft (@outlook ou @hotmail) - e o Windows será automaticamente ativado assim que você fizer login utilizando essa conta.

Com isso, no Windows 10 a chave de ativação REAL utilizada para ativá-lo torna-se desnecessária pois a ativação automática do Windows 10 está agora atrelada ao Hardware ID - e não à chave de ativação utilizada.

Desta maneira, assim que o Windows 10 é ativado pela primeira vez, a chave de ativação salva no Registro não é a chave de ativação REAL utilizada, mas sim algumas chaves genéricas fixas: no Windows 10 Home ela é YTMG3-N6DKC-DKB77-7M9GH-8HVX7 e no Windows 10 Pro ela é VK7JG-NPHTM-C97JM-9MPGT-3V66T.

Por esse motivo, os programas e scripts que mostram a chave de ativação do Windows 10 mostrarão apenas essa chave genérica ao invés da chave de ativação REAL utilizada, pois a chave de ativação original utilizada para a ativar o Windows 10 não pode ser recuperada por nenhum programa ou script - exceto chaves de ativação salvas na BIOS/UEFI (algo comum em computadores e notebooks que vieram com Windows 8.x ou Windows 10 pré-instalado).

 Chave de ativação do Windows 7 e Windows 10

Eu abordo ativação do Windows em detalhes no meu artigo sobre Como instalar e usar o Windows 10 de graça.
 
Agora ê sabe que nenhum programa mostrará a chave de ativação REAL utilizada na ativação do Windows 10,
a chave de ativação continua sendo importante para quem usa Windows 7, versões antigas do Office e alguns outros produtos Microsoft - e nesse caso como saber qual é a chave de ativação? Existem dois métodos simples:

Descobrindo a chave de ativação do Windows com script VBS e ProduKey

Agora que você sabe que nenhum programa mostrará a chave de ativação REAL utilizada na ativação do Windows 10, a chave de ativação continua sendo importante para quem usa Windows 7, versões antigas do Office e alguns outros produtos Microsoft – e nesse caso como saber qual é a chave de ativação? Existem dois métodos simples:

 

1. Executando um arquivo .VBS

Copie as linhas abaixo para um arquivo texto e salve-o com nome key.vbs:
Set WshShell = CreateObject("WScript.Shell")
MsgBox ConvertToKey(WshShell.RegRead("HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\DigitalProductId"))
Function ConvertToKey(Key)
Const KeyOffset = 52
i = 28
Chars = "BCDFGHJKMPQRTVWXY2346789"
Do
Cur = 0
x = 14
Do
Cur = Cur * 256
Cur = Key(x + KeyOffset) + Cur
Key(x + KeyOffset) = (Cur \ 24) And 255
Cur = Cur Mod 24
x = x -1
Loop While x >= 0
i = i -1
KeyOutput = Mid(Chars, Cur + 1, 1) & KeyOutput
If (((29 - i) Mod 6) = 0) And (i <> -1) Then
i = i -1
KeyOutput = "-" & KeyOutput
End If
Loop While i >= 0
ConvertToKey = KeyOutput
End Function
Execute-o e ele mostrará a chave de ativação:

Chave de ativação do Windows 7 via script .vbs

 

2. Utilizando o ProduKey da Nirsoft

A Nirsoft disponibiliza excelentes aplicativos gratuitos, e um deles é o ProduKey, que mostra a chave de ativação de vários produtos da Microsoft: Windows, Office, Exchange, SQL, etc.

 
A página oficial do Produkey é esta aqui e o Produkey está disponível para Windows 32-bits e 64-bits. O programa pode ser executado direto sem necessidade de instalação e por isso os arquivos são no formato .zip.

Baixe a versão correta e execute o arquivo ProduKey.exe existente dentro dele.

Se você quer que o programa esteja em português brasileiro, descompacte o .zip do ProduKey em uma pasta, baixe o arquivo do nosso idioma e copie-o para a pasta aonde o arquivo do Produkey foi descompactado.

Ao ser executado, o Produkey mostrará o resultado:

Chave de ativação do Windows 7 via ProduKey da Nirsoft

Um detalhe importante é que o ProduKey permite mostrar a chave de ativação do Windows existente em discos rígidos externos, arquivos de Registro de outros computadores e computadores remotos - inclusive todos os computadores de uma rede local:

Chave de ativação do Windows 7 de todos computadores da rede local

Usando o slmgr.vbs para dominar a ativação do seu Windows

O Windows inclui um script muito útil para você saber praticamente tudo sobre a ativação do sistema operacional: o slmgr.vbs, que está dentro da pastas \Windows\System32.

O uso dele é banal: para usá-lo basta você abrir uma janela de Prompt de Comando comum (não precisa ser Admin):

 

Se você quer informações básicas sobre a ativação do seu Windows, digite slmgr.vbs /dli: aonde a informação mais relevante é o Status da Licença:

Para saber informações completas sobre a ativação do seu Windows, digite slmgr.vbs /dlv:

Para saber qual é a data de expiração do seu Windows, digite slmgr.vbs /xpr para confirmar que a ativação é permanente (ela não expirará).


Esse comando é muito importante, pois muitos "vendedores" na web comercializam ilegalmente chaves de ativação que expiram depois de algum tempo - e quanto elas expiram e o Windows precisa ser ativado com outra chave, esses "vendedores" desaparecem do mercado.

Algumas versões do Windows expiram depois de algum tempo, mas é possível conseguir uma extensão desse período digitando slmgr.vbs /rearm, sendo que  essa opção exige que você execute-a via Prompt de Comando (Admin)

Para substituir a chave de ativação do Windows por outra, basta slmgr.vbs /ipk <nova chave de ativação>, sendo que  essa opção exige que você execute-a via Prompt de Comando (Admin)

Depois disso digite slmgr.vbs /ato para o Windows ser ativado online. Para conhecer mais comandos, simplesmente digite slmgr.vbs:

Gostou? Compartilhe!

[]s


Aurélio "Baboo"
www.baboo.com.br
MVP Windows 2003-2019