BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT


Home Windows - TOP

Imagine a situação. Após usar o computador durante o dia todo, você termina o que está fazendo e desliga-o normalmente no final do dia. Na manhã seguinte você liga o computador e, para sua surpresa, o Windows não inicia. Em seu lugar você só vê uma mensagem de erro ou uma tela azul. O que fazer agora, já que você precisa do computador e, principalmente, precisa acessar os dados que lá se encontram? É aí que o WinRE entra em ação.

A nova tela azul do Windows: Uma “novidade” que poucos farão questão de conferir pessoalmente

Pensando em situações como essa, as versões mais recentes do Windows contam com um conjunto de ferramentas próprias para tentar recuperar o acesso ao sistema caso o Windows não inicie. Elas são conhecidas como WinRe ou Ambiente de Recuperação do Windows.

A origem do Ambiente de recuperação

O Ambiente de Recuperação do Windows – do inglês Windows Recovery Environment ou simplesmente WinRE – não é novo no Windows 8. Ele foi introduzido no Windows Vista como uma solução para substituir as principais ferramentas do Console de Recuperação, baseadas em linha de comando e texto puro, por um conjunto de ferramentas equivalentes baseadas em interface gráfica, o que torna o seu uso muito mais fácil e amigável.

O antigo Console de Recuperação do Windows XP funcionava via linha de comando…

… mas logo foi substituído por uma interface gráfica no Windows Vista

No Windows 8, o WinRE passou por uma reformulação e agora traz um visual baseado no estilo Metro, que, além de continuar permitindo o uso de teclado e mouse, agora também suporta o uso de telas sensíveis ao toque.

Acessando o WinRE

Acessar o WinRE no Windows 8 continua sendo como nas versões anteriores do Windows. Basta inicializar o computador através do DVD – ou pendrive – de instalação do Windows e escolher a opção Reparar o computador.

Caso você não esteja com problemas para entrar no Windows, mas deseje utilizar o WinRE para outra finalidade, você pode acessá-lo através das “Configurações do PC”, o painel de controle situado no ambiente “Metro”. Basta ir até a seção Geral e clicar em Reiniciar agora.

DICA: Você também pode acessar o Ambiente de Recuperação do Windows através do menu de desligamento do Windows. Para isso, exiba a barra de Charms, acesse Configurações e exiba o menu Liga/Desliga. Mantenha a tecla SHIFT pressionada e clique no botão Reiniciar. Além de ser uma forma rápida de acessar o Ambiente de Recuperação do Windows, esse método possibilita que você o acesse até mesmo a partir da tela de Logon, sem entrar na sua conta de usuário.

Para sair do WinRE, clique em Continuar, para que o computador seja reiniciado e retorne ao Windows. Ou clique em Desligar o computador, que fará o seu PC desligar em uma fração de segundos! Veremos mais adiante a função de outras opções.

Solucionando problemas de inicialização com o WinRE

Para exemplificar a utilização do WinRE, suponha que o seu computador, no qual está instalado o Windows 8, por alguma razão não entra no sistema operacional. Diante desta hipótese, veremos alguns exemplos práticos de como cada uma das opções e ferramentas do WinRE pode contribuir para solucionar o problema.

Inicializando a partir de outro sistema operacional instalado

Se você possui um outro sistema instalado em dual-boot, você pode tentar inicializar o computador a partir dele. Dessa forma você poderá utilizar o outro sistema operacional enquanto tenta encontrar uma solução para a inicialização do seu sistema operacional principal, ou ao menos para ter algum meio de acessar os seus arquivos.

Para isso, na tela inicial do Ambiente de recuperação do Windows, clique em Usar outro sistema operacional.

Na tela seguinte, basta escolher o sistema a ser utilizado.

Se desejar, clique na opção Alterar padrões e defina um outro sistema operacional como padrão ou altere o tempo-limite para escolher um sistema na tela de inicialização.

Reparando a inicialização do Windows

Com a reparação automática, o Windows é capaz de verificar o que há de errado na inicialização e corrigir automaticamente o problema para você, sem efeitos colaterais. É claro que essa opção não é “milagrosa” a ponto de resolver tudo, mas costuma solucionar os principais problemas. Por essa razão, a primeira tentativa a se fazer quando o Windows não inicializa é utilizar esse recurso.

Para executá-la, acesse o WinRE e escolha Solução de problemas.

Em seguida, entre em Opções avançadas.

WinRE: Opções avançadas

Por fim escolha Reparo automático.

Aguarde até que o processo de verificação termine – e torça para que ele consiga recuperar a inicialização do seu computador! :)

Restaurando o sistema

Se o procedimento acima não for suficiente, você pode efetuar uma Restauração do sistema para uma data anterior à qual o problema começou a ocorrer.

Para tal, entre no WinRE, escolha Solução de problemas, depois Opções avançadas e, por fim, Restauração do sistema.

O assistente de Restauração do sistema abrirá para que você escolha um ponto de restauração anterior. Siga as instruções da tela e veja se isso soluciona o problema.

Prompt de comando

O Prompt de comando oferece várias ferramentas avançadas adicionais que possibilitam que você gerencie arquivos, partições e até mesmo altere as opções de inicialização do sistema. Por exemplo, se o problema estiver sendo causado por configurações erradas no gerenciador de inicialização você pode executar o bcdedit e tentar corrigir o problema.

Para acessar o Prompt de comando, entre em Solução de Problemas, Opções Avançadas e escolha Prompt de comando.

WinRE: Prompt de comando

Restaurando um backup do sistema

A partir daí começamos a entrar no campo das soluções mais “radicais”. Se até agora você não conseguiu recuperar o seu sistema, talvez seja uma boa ideia restaurar um backup recente – desde que você tenha feito um, obviamente.

Entre em Solução de Problemas, Opções Avançadas e escolha Recuperação da Imagem do Sistema.

WinRE: Recuperação da Imagem do Sistema

Siga as instruções da tela para selecionar uma imagem de backup a ser recuperada.

Efetuando uma nova instalação do Windows sem perder os arquivos

Caso o Windows esteja passando por problemas mais sérios como a perda de arquivos importantes, você pode efetuar uma nova instalação do sistema, sem perder os seus arquivos pessoais. Isso irá desinstalar todos os seus programas e retornar as suas configurações aos valores padrão.

Para isso, entre em Solução de Problemas e escolha Atualizar computador.

WinRE: Atulaizar o computador

Siga as instruções na tela para efetuar uma nova instalação do Windows.

Reinstalando o sistema

Como último recurso, você tem a opção de fazer uma reinstalação completa do sistema. Com isso, uma instalação totalmente nova do sistema será feita e você perderá todos os arquivos e programas instalados. É o equivalente a uma formatação.

Para utilizar esse recurso, entre em Solução de problemas e escolha Restaurar o PC.

WinRE: Restaurar o PC

Siga as instruções exibidas na tela.

Configurações de inicialização

Essa opção só aparece se o WinRE for acessado via Windows.

WinRE: Configurações de Inicialização

Ela lhe dá acesso a uma lista de opções avançadas de inicialização, das quais podemos destacar o Modo Seguro. Se você precisa inicializar o computador em modo seguro e não tem acesso a essas opções, será necessário utilizar o Prompt de comando para criar uma entrada no gerenciador de inicialização.

Considerações finais

Como pudemos ver, o WinRE traz todas as ferramentas para permitir que você recupere o seu computador de problemas de inicialização. Logo, se você estiver passando por problemas dessa natureza, o WinRE lhe dará toda a assistência necessária a fim de solucioná-los. De modo a tentar obter os melhores resultados com o mínimo de perdas, recomenda-se utilizar as ferramentas na ordem em que foram apresentadas aqui.

  • Manoel Fernando

    RECOVERY EM NOTEBOOK CCE- Para reinstalar o windows 8 single language, primeiro passo, configurações, painel de controle, recuperação, ao clicar em recuperação vai ser solicitado um pen drive ou DVD virgem, onde vai ser copiado todos os arquivos necessários para ser reinstalado parcialmente ou completo o windows 8 single language em seu notebook, NÃO ESQUEÇA DE FAZER A COPIA DE SEUS ARQUIVOS PESSOAIS ANTES DESTE PROCEDIMENTO, dúvidas favor enviar e-mail: mfs91180907@hotmail.com

  • cassio luis riboli

    por que que o Windows Vista e o Windows 7 não tem a mesma facilidade de instalar em UEFI ?

  • Jessyca

    Estou sem o cd de instalação qdo comprei não veio. Como posso restaurar sem ser no pen drive tbm pq não tenho nada

    • Elias

      Apele aos amigos: vá num amigo(a) que tenha o windows 8 (mas só servirá a mesma versão 32 ou 64 bits condizente com seu sistema) então crie um Dvd ou pendrive de boot. Esse Dvd não serve pra instalar o windows, ele só tem o “console de recuperação” mas poderá ser usado no seu Pc com todas as ferramentas de recuperação. Veja como criar: http://goo.gl/oX76c

      • Elias

        Um windows 64 bits só serve pra restaurar outro windows 64 bits.
        E um windows 32 bits só vai restaurar outro windows 32 bits. Isto serve tanto pra windows vista, 7 e 8.

  • Manoella

    “Meu notebook só fica nessa tela azul e depois volta pra tela preta e assim por diante nao sai disso me ajudem por favor” +1

  • Alessandra

    Meu notebook só fica nessa tela azul e depois volta pra tela preta e assim por diante nao sai disso me ajudem por favor

    • Maykon

      o meu tbm ta assim meu e eu não tenho cd de instalação eu comprei a key dela original nao quero perder ela o que eu faço tem como restaurar com pen driver ??

      • Romario Santos

        como faço para conseguir a midia da copia do windows tem como baixar ou fazer algo??romarioblu1894_@hotmail.com

    • Diego Borges

      O meu computador também fica nessa tela azul