R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Windows Windows 8

Antes conhecido pelo codinome Windows ”Blue”, o Windows 8.1 já está disponível para download gratuitamente para os usuários do Windows 8 ou por R$ 410 (Windows 8.1) e R$ 699 (Windows 8.1 Pro) nas lojas. Confira neste artigo algumas das principais diferenças entre o Windows 8 e o Windows 8.1.

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1

  • A volta do botão Iniciar: Uma das diferenças visuais mais perceptíveis entre o Windows 8 e o Windows 8.1 é a volta do menu Iniciar. O detalhe é que diferente do Windows 7, este botão oferece acesso rápido à tela inicial do Windows 8.1. Ele também continua oferecendo acesso ao menu de opções avançadas quando o usuário clica com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo da tela:

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Botão Iniciar está de volta
Além da volta do botão Iniciar, os usuários também podem configurar o Windows 8.1 para ser inicializado diretamente na área de trabalho ou no modo de exibição Todos os aplicativos:

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Área de Trabalho

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Aplicativos

  • Novas opções de tamanhos para os blocos dinâmicos na tela inicial: Enquanto o Windows oferecia apenas os tamanhos Médio e Largo, o Windows 8.1 oferece mais duas opções de tamanhos para blocos dinâmicos na tela inicial, Grande e Pequeno:

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Blocos Dinâmicos

Exemplo com bloco dinâmico grande:

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Blocos Dinâmicos Grandes

Exemplo com blocos dinâmicos pequenos:

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Blocos Dinâmicos Pequenos
Além disso, o Windows 8.1 permite que os usuários selecionem e movam facilmente múltiplos blocos dinâmicos de uma só vez. Ele também, facilita a renomeação de grupos de blocos dinâmicos.

Selecionando e movendo:

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Mover Blocos Dinâmicos

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Blocos
Renomeando grupos:

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Renomeando Grupos

  • Apps instalados via Windows Store não são mais colocados automaticamente na tela inicial: No Windows 8, os apps obtidos através da Windows Store são colocados automaticamente na tela inicial. No Windows 8.1 isto já não acontece mais, assim o usuário pode organizar a tela inicial da forma que ele quiser.
  • Atualização automática de apps: A nova Windows Store do Windows 8.1 permite que o usuário utilize a opção para que os apps obtidos através da loja sejam atualizados automaticamente e sem sua intervenção. Esta opção não pode ser utilizada se o usuário estiver conectado através de uma rede com limite de consumo de dados.

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Atualização

  • Inicialização direta na área de trabalho: Uma das principais diferenças entre o Windows 8 e o Windows 8.1 é presença da opção para inicialização direta na área de trabalho ao invés da tela inicial. Assim o usuário não precisa perder tempo clicando no ícone da área de trabalho na tela inicial quando o PC é inicializado.

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Inicialização na Área de Trabalho

  • Mais opções de personalização: O Windows 8 inclui uma seleção bem limitada de temas para personalização da tela inicial, mas o Windows 8.1 traz novas opções e até mesmo planos de fundo dinâmicos:

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Personalização

Outra novidade é a opção que permite o uso do mesmo papel de parede da área de trabalho com plano de fundo da tela inicial:

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Papel de Parede

  • Busca: No Windows 8.1, a busca ganhou integração com o Bing e pode procurar ao mesmo tempo por conteúdo tanto no PC como na Web.

No exemplo abaixo eu procurei por Ramones na minha máquina virtual e a busca do Windows 8.1 retornou tanto as minhas músicas em MP3 como as imagens das capas dos discos, links para vídeos da banda em sites como o YouTube, links para sites com letras de músicas e outros tipos de conteúdo:

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Álbuns e Músicas

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Álbuns e Músicas 2

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Álbuns e Músicas 3

  • Melhorias no suporte para exibição de mais de dois apps Metro ao mesmo tempo: No Windows 8, só era possível exibir dois apps Metro ao mesmo tempo e cada um ocupava metade da tela. Com o Windows 8.1, você pode exibir mais apps ao mesmo tempo* e o espaço ocupado por cada um deles não precisa ser exatamente igual:

*Dependendo da resolução do monitor.

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Aplicações Metro

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Três Aplicações Metro

  • Suporte melhorado para uso com múltiplos monitores: A versão Metro do Painel de Controle do Windows 8.1, que é muito mais completa do que a do Windows 8, inclui mais opções para usuários que trabalham com múltiplos monitores. Um detalhe é que a resolução do monitor primário e dos outros monitores podem ser configuradas de forma independente.
  • Lista de leitura: Os usuários podem salvar o conteúdo exibido em apps como o do The New York Times e no navegador Internet Explorer na Lista de Leitura para visualização posterior.
  • Internet Explorer “Metro”: A versão Metro do navegador da Microsoft agora permite que o usuário deixe a lista de abas abertas e a barra de endereços sempre visíveis. Além disso, a versão Metro do navegador no Windows 8.1 permite a sincronização de abas abertas entre diferentes dispositivos e os usuários podem criar blocos dinâmicos a partir de sites das Web.
  • Mudanças na tela de bloqueio: No Windows 8.1, o usuário agora pode responder a chamadas do Skype a partir da tela de bloqueio e pode configurar uma apresentação de slides como plano de fundo.
  • Sincronização de apps entre múltiplos dispositivos: Quando você fizer o login em um segundo PC/tablet/notebook/ultrabook com Windows 8.1, os mesmos apps presentes no primeiro poderão ser baixados, instalados e sincronizados. Você também pode definir quais apps e aparelhos serão deixados de fora deste processo.
  • Maior integração com o SkyDrive: Uma das diferenças entre o Windows 8 e o Windows 8.1 é que o app do SkyDrive também pode ser usado como um gerenciador de arquivos off-line no novo sistema operacional da Microsoft (imagine algo como uma versão Metro do Explorer):

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - SkyDrive

  • Instruções básicas de uso: Diferente do Windows 8.1, que exibia um tutorial extremamente simples durante o processo de instalação do sistema operacional, o Windows 8.1 exibe algumas dicas na tela quando você está usando o sistema operacional pela primeira vez:

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Clima

Principais diferenças entre Windows 8 e Windows 8.1 - Weather
Agora que você já viu algumas das diferenças entre o Windows 8 e o Windows 8.1, saiba mais sobre a nova versão do Windows clicando aqui.

  • lol4545454545

    Achei o windows 8.1 mais rápido que o xp e o 7 eu já usei o vista o 7 e atualmente estou com dual boot no meu pc do xp e 8.1 e realmente estou achando o 8.1 muito melhor que todas as versoes pois está rodando perfeitamente no meu pentium 4 com 3gb de ram

  • Cassio Luis Riboli

    o BABOO? por que não tem na lista de sistemas do windows o Windows vista? e também não tem o Mac no site só por que é pouco usado não significa que não existe. Se tiver uma resposta me diga

    • MVP_Baboo

      Não tem área sobre o Vista pois simplesmente não há mais nenhuma novidade ou notícia dele – ao contrário do XP que deixará de ter suporte em breve e está sendo foco de várias notícias e análises. E o foco do BABOO é Windows, portanto não postamos nada sobre outros sistemas operacionais.

      • Cassio Luis Riboli

        obrigado pela resposta MVP_Baboo

  • Rafael

    Olha, eu instalei o 8.1 e gostei muito, achei melhor ainda que o 7, parece ser mais leve e rápido, alem do boot que é muito rápido.

  • Alan Fischer

    Gosto do Windows 8 mas com o Classic Shell instalado.

  • bruno lima

    o windows 8.1 nao mudo nada e so a questao da aparencia e sem falar q ele e muito lento

  • cassio luis riboli

    gostei do 8 pelo fato de ter apps de esportes, email etc tudo a mão sem precisar correr atras de sites por ai

  • George Gabriel

    Fiz essa atualização do 8.1 achei uma merd… formartei o pc voltei para o 8.0

    • MVP_Baboo

      interessante.. o que vc não gostou no 8.1?

      • George Gabriel

        Quando atualizei para o 8.1 o PC ficou lento e travando, não intendi nada… mas oque não gostei e deles colocar esse botão iniciar de novo,
        não serve para nada, estou com Windows 8 me agradou muito.

        • Igor Marques Barreto

          Com o meu aconteceu a mesma coisa…. não entendi o porque, mas o pc ficou muito lento, principalmente para jogos… estou pensando sériamente em fazer o downgrade

  • nv

    tentei instalar o windows 8.1 e na hora de instalar e fudeu o pc nao iniciou mais , so fica um erro na tela.

  • Dias

    tentei instalar ocorreu erro….ao reiniciar o pc exibiu na tela: Formato inválido

    • matheus silva

      Aqui também aconteceu isso, já mudei a resolução, reiniciei o PC e tentei novamente instalar, mas da o mesmo erro

      • Dias

        Consegui instalar…após a tela mostrar formato inválido fui apertando aleatoriamente f12 f11….f8…até reiniciar o pc. Após fazer isso 2 vezes o windows começou a instalar ( foi na sorte)