R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Windows Windows 8

O Aero Glass é um efeito visual do Windows que se caracteriza pela semi-transparência na barra de título e nas bordas das janelas dos programas. Esse efeito esteve presente no Windows Vista, Windows 7 e nas versões preliminares do Windows 8, mas fora removido na versão final deste sistema. Como muitos usuários sentiram falta desse efeito, um programador, que se identifica como “bigmuscle”, está trabalhando em um pequeno programa que recria o efeito Aero Glass no Windows 8.

O programa, chamado “Aero Glass for Win8″ se baseia em uma DLL em C++, que é injetada no processo DWM.exe, responsável pelo ambiente gráfico do Windows. Toda vez que esse processo tenta desenhar as bordas das janelas, o código é redirecionado para a DLL do programa, que altera alguns parâmetros e faz com que elas fiquem semitransparentes. Desse modo, não é necessário alterar ou substituir nenhum arquivo do sistema.

Ativando o Aero Glass no Windows 8

Usuários que desejarem testar a versão “Preview” podem baixá-la aqui. A princípio, essa versão está disponível somente para sistemas de 64 bits. Por ainda estar em desenvolvimento, é válido lembrar que bugs e instabilidades podem ocorrer.

Ativando o Aero Glass no Windows 8

O programa é pequeno e não requer instalação. Basta descompactá-lo em uma pasta qualquer e executá-lo. Ao fazer isso, a tela fica em branco por alguns segundos e retorna já com o efeito aplicado nas janelas.

O efeito é semelhante ao utilizado no Windows 8 Release Preview, em que as janelas ficam apenas translúcidas. Isso se deve ao fato do programa ainda utilizar Direct2D para criar o efeito. De acordo com o desenvolvedor, futuras versões do programa devem utilizar Direct3D, efeitos de brilho na legenda da barra de títulos até mesmo o efeito Flip3D, o que deixaria a aparência mais próxima do Aero Glass utilizado no Windows Vista e Windows 7.

Aero Glass no Windows 8

Por não efetuar nenhuma alteração no sistema, o Aero Glass no Windows 8 só funciona enquanto o programa estiver em execução. Após fechar o programa – que é executado em uma janela do Prompt de comando – o processo DWM é reiniciado e a aparência do Windows 8 volta ao normal.

Aero Glass no Windows 8: Fechar DWM

Para obter mais informações sobre o programa, acompanhar as novidades ou entrar em contato com o autor, clique aqui.

  • Christian Menezes Pereira

    Esse Windows 8 é uma decepção. Será o mesmo fracasso do Windows Vista.

    • Felix

      Uso o windows 8 atualmente já faz uns 6 meses.
      Talvez o visual não agrade a todos inicialmente, e chega e incomodar muito a falta do botão “Iniciar” no começo .(Pra quem já usava o windows 7/vista e etc),
      Mas logo depois que se aprende os atalhos do teclado, você pego o costume e começa a achar ele muito melhor do que o windows 7! Afinal o desempenho e rapidez dele é muito melhor do que a do windows 7.

      Eu também não gostava do windows 8 no começo, depois que vi como ele funciona, ele é perfeito em relação ao sistemas operacionais anteriores da microsoft.

  • bruno3000

    Programa para ativar Aero Glass, programa para adicionar menu iniciar… Os remendos para o Windows 8 se acumulam, o que só comprova o quanto é um Fail.

    Entre ter um Win 8 com gambiarras para parecer o Win 7, prefiro continuar com o original.

  • Jereba

    Informática é o máximo sempre tem alguém que faz o que queriam que não fosse feito :D