R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Tutoriais

Uma tela azul de erro do Windows costuma aparecer quando algum problema sério ocorre no computador. No entanto, nem sempre é fácil descobrir a razão pela qual ela apareceu. As informações sobre o erro costumam ser bastante técnicas e resumidas. Para descobrir a origem do problema é necessário saber quais informações levar em consideração e como pesquisá-las.

A tela azul do Windows é um dos problemas mais conhecidos pelos usuários, graças aos vários problemas que ocorriam na época do Windows 95, Windows 98 e Windows Me. Nessa época ela costumava vir acompanhada de mensagens “assustadoras” como “Erro fatal” ou “Windows está perigosamente com falta de recursos“. Isso fez com que ela passasse a ser referida pela sigla BSOD, do inglês “Blue Screen Of Death” ou “Tela azul da morte”. A partir do Windows XP, as telas azuis foram ficando cada vez mais raras, aparecendo somente quando algo realmente sério ocorre no sistema – normalmente problemas de hardware.

Elementos da tela azul

A tela azul exibida no Windows 7, Windows Vista ou Windows XP possui a seguinte aparência:

Tela azul do Windows 7, Vista e XP

Uma extensa mensagem ocupa a maior parte da tela. Logo acima, uma frase resume a descrição do erro e, logo abaixo, são apresentadas as informações técnicas do erro e o nome do arquivo relacionado ao erro.

Descrição (opcional)

Descrição

Na maioria dos casos, a tela azul exibe uma frase que descreve, resumidamente, o erro. Neste exemplo, o erro foi descrito como PAGEFAULT_IN_NONPAGED_AREA. Esta frase, ainda que utilize alguns termos técnicos, possibilita que o usuário tenha uma noção de onde foi o erro. No entanto, nem sempre ela aparece.

Mensagem padrão

Mensagem de erro

A parte central da tela azul é ocupada com uma mensagem de erro em termos amigáveis ao usuário para alertá-lo de que um problema ocorreu. Trata-se de um texto genérico, que será idêntico em todas as situações. Ele traz sugestões básicas sobre o que o usuário pode tentar fazer a fim de resolver o problema.

Informações técnicas

Informações técnicas

Esta é, sem dúvida, a parte mais importante da mensagem exibida na tela azul. Nela você verá um código hexadecimal de oito dígitos, precedido da palavra “STOP”, que identifica o erro ocorrido. É através dele que você descobrirá o que, de fato, gerou a tela azul. Há ainda, entre parênteses, mais quatro números, também em notação hexadecimal, que identificam o endereço da memória em que o erro ocorreu.

Nome do arquivo (opcional)

Nome do arquivo

Esta é outra informação de extrema importância e que merece atenção. Caso haja algum arquivo envolvido no problema, ele será mencionado aqui. Descobrir qual a função do referido arquivo no sistema – normalmente drivers – é meio caminho andado para diagnosticar o problema. Porém, nem todos os erros de tela azul citam um nome de arquivo.

Tela azul no Windows 8

No Windows 8, a tela azul foi reformulada e ganhou um novo visual:

Desmistificando a tela azul do Windows

A tela azul do Windows 8 é bem mais simples e exibe menos informações. Nela aparecem apenas uma mensagem de erro padrão, informando o usuário de que ocorreu um problema, e a descrição resumida do erro.

Coletando informações

A menos que você tenha um segundo computador à sua disposição, você não poderá pesquisar por informações sobre a tela azul enquanto ela estiver sendo exibida. Nesse caso você terá de anotar o erro para pesquisá-lo posteriormente.

No entanto, não é necessário anotar tudo o que aparece na tela, caso você utilize o Windows 7, Windows Vista ou Windows XP. Apenas duas informações são necessárias: o código que aparece após a palavra STOP e o nome do arquivo, se houver. O restante é dispensável.

Se não for possível anotar o conteúdo na hora

Nem sempre é possível anotar as informações que aparecem na tela azul no momento em que ela é exibida. Em alguns casos, a tela azul é exibida rapidamente e o computador reinicia poucos segundos depois. Pode acontecer de você não estar presente no momento e outra pessoa lhe informar sobre o aparecimento de uma tela azul durante o uso do computador, sem dar mais detalhes.

Felizmente, há como recuperar a mensagem exibida anteriormente na tela azul através do programa BlueScreenView. Toda vez que uma tela azul aparece, um arquivo de extensão .DMP é gravado no computador. O que o BlueScreenView faz é ler esse arquivo e exibir os dados do erro.

O BlueScreenView é capaz de exibir todas as informações sobre o erro, incluindo dados adicionais não mostrados na tela azul. Ao pressionar a tecla F8, é possível visualizar uma imagem da tela azul com todas as informações originais. Dessa forma, basta anotar os dados do erro encontrado. Esse programa é bastante indicado para usuários do Windows 8, justamente por exibir mais informações que o próprio sistema.

BlueScreenView

Procurando por uma solução

Após coletar os dados, o próximo passo é acessar um site de busca e pesquisar por informações. Isso mesmo, não basta ter o código do erro. É necessário analisar em que condições ele ocorre a fim de descobrir a sua causa. No site da Microsoft você encontra o significado geral de cada erro: http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/windows/hardware/hh994433(v=vs.85).aspx. Como você pode perceber, a maioria das informações se encontram em inglês. Se você não domina o idioma, você pode utilizar um tradutor, ou solicitar ajuda em um fórum de informática. Neste último caso, não esqueça de repassar as informações sobre a tela azul coletadas anteriormente.

No entanto é válido destacar que interpretar as informações da tela azul não significa solucionar o problema que a ocasiona. Telas azuis geralmente são causadas por problemas de drivers ou de hardware, cabendo ao usuário descobrir qual é o driver ou o hardware problemático. Mais raramente, programas mal-escritos ou incompatíveis com a versão do Windows também podem gerar telas azuis.

Há alguns comportamentos comuns que ajudam a descobrir a causa de uma tela azul. Por exemplo, se o nome do arquivo citado nas Informações técnicas pertencer a um driver, já sabemos que aquele driver pode estar causando o problema. Cabe a nós o substituirmos por uma versão mais nova ou mais velha e ver se o problema persiste. Já o aparecimento frequente de telas azuis, cada uma com um código diferente, pode indicar que há um ou mais módulos de memória defeituosos, sendo necessário testá-los. No entanto isso não é regra, por isso é necessário explorar todas as possibilidades.

Considerações finais

Por muito tempo, as telas azuis rederam uma má-fama ao Windows, com direito a todos os tipos de piadas. Tudo isso, graças ao Windows 95, 98 e Me, que exibiam telas azuis por diversos motivos.

O vídeo abaixo mostra o pior momento disso: a apresentação de uma versão de testes do Windows 98 em um evento ao vivo durante a Comdex´98 (o bug que causou essa tela azul foi corrigido na versão final do Windows 98):

[chameleon_video autoplay="no" skin="light" responsive="no" width="700" height="500" video="http://www.baboo.com.br/wp-content/uploads/2012/12/Windows-98-Tela-Azulmp4.mp4" poster="http://www.baboo.com.br/imagens/videos/tela-azul-windows.jpg" /]

O mesmo não se pode dizer de versões mais recentes do Windows. Tela azul agora é “coisa séria”. Hoje elas são raras e, se aparecer alguma, é necessário analisar cuidadosamente o que gerou tal evento.

  • henrique

    O meu computador nunca tinha ficado de tela azul, depois que eu troque de hd essa tela azul sempre aparece todo o dia

  • Karol Roots

    o engraçado é que o meu pc não ficou com a tela azul e depois desligou, ele só ficou com a tela azul, depois meio esverdeada e depois azul de novo. tô desesperada, tô doida, já fiz um monte e coisas, reiniciei, restaurei sistema, e nada. e meu computador só tem um ano de vida, nunca teve vírus e eu nem baixo nada. raiva do caramba!

  • Nuno Rodrigues

    Ocorreu-me um desses erros no meu pc com cerca de 2 ou tres semanas de vida, tem windows 8 e é novo, mas só me ocorreu uma vez, enquanto tava a baixar everbody loves raymond mais as legendas, será de ter virus?

    pois assim que entrei eleminei tudo do everbody loves raymond e nao deu mais bluescreen!

    Seria virus que “congelou” o pc dando bluescreen?

    Ou será de estar a fazer muitas coisas ao mesmo tempo? Porque antes de dar bluescreen tava muito lento.

  • georgegabriel27

    Eu to achando que e meu HD do sistema pq tem 6 anos que tenho esse HD no meu pc rsrsrs… vou comprar um novo e testar, pois montei meu pc, só tem 6 meses, tudo e novo unica coisa que nao troquei nele e os HDs.

  • georgegabriel27

    Obrigado pelas dicas, poxa o site do BABOO, e o melhor de todos, não tem comparação, os amigos que acompanha o site, dia a dia, como eu chego no trabalho, primeira coisa que faço e abrir o site do BABOO e ver as novidades eu gosto muito todos estão de parabéns.

  • andiss74

    "Após coletar os dados, basta acessar um site de busca e pesquisar por informações…" (é mesmo? Que grande ajuda você me deu!)
    "solicitar ajuda em um fórum de informática…" (puxa, sabe que eu nunca pensei nisso?)

    Com todo respeito a quem fez esta matéria, ela não serve para nada. Mostrar as frases que aparecem na tela azul, pra quê? Eu já estou vendo as frases, o que eu quero é saber o que aquele monte de códigos significam.
    O que resolveria o problema de quem tem uma tela azul seria listar todos os códigos de erro e explicar o que cada código significa EXATAMENTE (ou indicar um site EM PORTUGUÊS que tivesse esta lista), aí sim seria uma matéria realmente útil.

    • http://www.babooforum.com.br/forum/-Lucas--m25395.html _Lucas_

      Sim. Você tem toda razão. Os códigos são tantos que mereceriam uma matéria à parte e nada impede que ela seja feita aqui.

      O problema é que o pessoal que solicita ajuda nos fóruns costuma chegar lá e dizer "Pessoal, meu micro tá dando tela azul, o que eu faço?". Mas o sujeito só se limita a dizer que "deu tela azul", como se todas as telas azuis fossem iguais ou como se não houvesse nada escrito nelas. Não fornecem detalhes do erro e, o mais interessante, quem ajuda também não solicita os detalhes e fica "chutando" as possíveis causas.

      A ideia aqui é fazer com que o usuário saiba por onde começar, como filtrar as informações fornecidas pela tela de erro e como usá-las ao seu favor para encontrar a solução do problema.

      Claro que uma continuação desse artigo com os principais códigos é interessante e é muito provável que ela venha a ser feita, dada a escassez de informações em português a respeito.

    • E_ponto

      Amigão uma lista com os códigos de erro dizendo o que eles significam não serve a nada sem uma analise criteriosa do arquivo de despejo (dump file). Para saber interpretar os códigos de erro é preciso antes de tudo saber INGLÊS para poder analisar o arquivo de despejo de memória do kernel da máquina. O artigo apresenta um software que lê o arquivo de despejo mostrando o código de erro e qual arquivo estava em execução e causou o erro, já é um começo para se tentar uma busca na internet por uma solução. Se isso não o ajuda então acho melhor começar aprendendo inglês, pois para chegar a analista de kernel dump files a parte mais fácil é aprender inglês.

  • betosobreira

    Pessoal tem mania de ficar falando que Windows dá tela azul, dá tela azul…. Eu não vejo uma tela azul no Windows 7 ou 8 há muito tempo… não sei mais o que é isso. Em casa, isso nunca me aconteceu com esses SO's. Aqui no trabalho, vira e mexe acontece com o Windows XP. Portanto, se ainda ocorre tela azul, atualize seu PC, troque as memórias, etc…. computador precisa de manutenção também.

  • georgegabriel27

    Legal a dica Baboo gostei muito mais e quando vc vai jogar um jogo e ele trava o PC quem nem tela azul da nem desliga nem abre mais nada so restart pra resolver kkkkkkkkk… ja me ocoreu muito isso ate hj nao descobri e nao aparece erro algum.

    • NickyNOS

      Isso é problema de Hardware. Normalmente de HD, que ele trava e não dá para fazer mais nada, nem dar BSOD.

    • betosobreira

      Isso também é comum com placas de vídeo. Certa vez eu usava uma HD 5770 e ao iniciar os jogos ela travava todo o pc… mouse, teclado, tela, tudo completamente. Dava até medo! Mas daí troquei de placa de vídeo e resolveu o problema. Vai testando por eliminação, o ideal é desinstalar e reinstralar os drivers de vídeo e controladora IDE e SATA… se não resolver, reinstale o Windows, se não resolver, é hardware.