Uma das principais fontes de renda da Microsoft é o licenciamento do sistema operacional Windows. Mas a partir de agora, os dispositivos pequenos, de até 9 polegadas, não vão mais lucrar desta maneira. Isso porque durante a conferência anual Build, que está sendo realizada em San Francisco, EUA, a empresa anunciou que vai liberar o Windows de graça nesses casos.

Microsoft vai liberar Windows de graça para dispositivos pequenos

Windows de graça: Microsoft não divulga quando

Para os smartphones a empresa vai liberar o Windows Phone, já para os tablets que tenham display até o tamanho máximo, poderá ser utilizado o Windows. A estratégia deve ajudar a popularizar a plataforma móvel de Redmond, já que muitos fabricantes optam por não adotá-la por ter que pagar – ao contrário da mais popular, o Android.

No caso do Windows Phone, a liberação gratuita não é surpresa, porque isso já foi especulado e a Microsoft já disponibilizou a plataforma para duas fabricantes indianas no começo de março. Mas não deixa de ser uma estratégia ousada, pois a empresa já afirmou que 65% do dinheiro que entra nos seus caixas chegam dessa maneira, de acordo com publicação do blog Digits, do The Wall Street Journal.

O anúncio foi feito pelo vice-presidente da divisão de sistemas operacionais da Microsoft, Terry Myerson, que só não explicou quais são os critérios para liberar o Windows de graça aos fabricantes e a partir de quando isso vai acontecer. Atualmente o Windows Phone responde por 3,9% dos dispositivos móveis do mercado, segundo pesquisa da IDC (International Data Corporation) divulgada no final de fevereiro.

Linha Lumia receberá Windows Phone 8.1

Outra novidade anunciada na conferência Build deste ano foi o já esperado lançamento da versão 8.1 do sistema operacional móvel Windows Phone. Os primeiros aparelhos que receberão ela são os Lumia 930, 635 e 630, que também foram apresentados durante o evento.

Além disso, o executivo ex-Nokia e agora da Microsoft, Stephen Elop, afirmou que todos os aparelhos Lumia que atualmente rodam Windows Phone 8 vão receber a nova atualização em breve. Isso vale desde os modelos mais simples, como o 620. De acordo com o site Neowin, a atualização deve ser disponibilizada a todos os aparelhos dia 14 de abril.

  • Luis Gustavo

    focando no assunto do post…alguém sabe se foi realmente disponibilizado o Windows 8 para estes dispositivos e como faço para saber se o meu smartphone é compatível e como instalo o Windows nele??

  • joás

    só um conselho esse novo site ta ruim viu muito embaralhado achei que ia ser bom mas prefiro o antigo

    • MVP_Baboo

      O que vc quer dizer com “embaralhado”?

      • betosobreira

        Acho que nem ele sabe o conceito de “embaralhado”….kkk

    • Paulo

      Já eu ñ acho.O site agora tá perfeito,pois tá mais ”clean” e organizado. Parabéns aos web’s designers que trabalharam nesse novo layout.

    • Thiago Henrique

      Eu gostei do novo layout! não acho esse embaralhado que você falou não… Baboo de Parabéns !

    • NExT

      Suspeito que você embaralhou-se por conta do tamanho e cores dos elementos (poluído visualmente em sua opinião). Os elementos ficaram maiores, mais agrupados, e sem muitos espaços vazios por toda a página.

      Provavelmente é uma questão de costume com o layout anterior, pois este facilita o acesso (parece-me bem seccionado), inclusive para quem possui alguma dificuldade visual, pois os elementos ficaram maiores, mas mantendo boa distância entre eles, e com melhor destaque. Bom aproveitamento de área.
      Não sei como ficou para outras “telas” (dispositivos portáteis), pois não acesso por estes tipos de tela (mobile), mas suponho que tenha sido dada devida atenção para este tipo de acesso na concepção do novo estilo.

      De toda forma, aproveite para sugerir algo. Vi o Baboo entrar em concordância com pedido de usuário sobre item no layout (tinha no anterior e não neste novo), o que prova que está aberto para sugestões, desde que tenham bom fundamento, suponho. Aliás, parabéns ao Baboo por esta postura, como também pelo novo layout.