R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Internet

Sempre quando uma nova versão do Adobe Flash Player é lançada, a Google lança uma nova versão de seu navegador Google Chrome para atualizar o seu plug-in integrado. Mas, ao contrário do que os usuários de Windows e Mac esperavam, não foi o que aconteceu desta vez. Ao invés disso, apenas o plug-in integrado foi atualizado, sem que uma nova versão do navegador fosse lançada.

Google Chrome

Desde o mês de novembro de 2012, a Adobe passou a lançar as atualizações para o Flash Player no mesmo dia em que a Microsoft lança as atualizações para Windows, isto é, na segunda terça-feira de cada mês. Este dia ficou conhecido como “Patch Tuesday” ou “terça-feira de correções”. Dessa forma, o plug-in integrado do Internet Explorer 10 do Windows 8 seria atualizado, via Windows Update, no mesmo dia que os demais navegadores.

Como a Google tem o costume de atualizar seu navegador para incluir a nova versão do Adobe Flash Player integrado, esperava-se que em toda “Patch Tuesday” fosse lançada uma nova versão do navegador. Embora isso tenha ocorrido nos dois últimos meses, a empresa adotou uma tática diferente para o mês de fevereiro. Enquanto todos os usuários aguardavam por uma nova versão do navegador, apenas a versão para Linux foi atualizada.

[A última versão estável do Chrome] foi atualizada para [a versão] 24.0.1312.70 para a plataforma Linux. Esta versão contém uma atualização para o Flash (11.6.602.167). Esta atualização será adicionada às plataformas Windows, Mac e Chrome Frame via Component Updater“, informou Dharani Govindan em uma publicação no blog Google Chrome Releases.

Google Chrome 24.0.1312.70

Google Chrome 24.0.1312.70, versão mais recente para Linux

Google Chrome 24.0.1312.57

Google Chrome 24.0.1312.57, versão mais recente para Windows e Mac

O que vem a ser o Component Updater?

Tal informação causou dúvidas a alguns internautas que, através da seção de comentários da publicação, demonstraram desconhecer esse método de atualização.

Animado em saber que existe algo chamado ‘component updater’ para o Chrome!“, comentou um dos internautas.

Outro internauta pede mais informações sobre a atualização. “Onde nós podemos encontrar mais informações sobre o Component Updater? Qual a expectativa para usuários do instalador off-line para locais com acesso restrito à Internet?“, indagou.

Enquanto isso, outro internauta reclama da demora para receber a atualização. “O meu Chrome não foi atualizado ainda, 24 horas depois disso ter sido publicado. Há algo que eu possa fazer para acionar [a atualização] manualmente?“.

Nenhuma resposta oficial foi fornecida até então. No entanto sabe-se que o “Component Updater” é um recurso do Google Chrome que possibilita a atualização individual de componentes do navegador sem a necessidade de uma nova versão do navegador. Essa atualização é feita automaticamente em segundo plano, de maneira transparente ao usuário.

Como saber se o Flash integrado do Chrome está atualizado?

Em uma nova guia do navegador, digite chrome://plugins e tecle Enter. Na lista de plug-ins, procure por Adobe Flash Player e confira a versão logo ao lado.

Flash do Google Chrome atualizado via Component Updater

Se a versão for 11.6.602.167, o plug-in integrado está atualizado. Caso contrário, certifique-se de que está conectado à internet e aguarde pela atualização automática ou baixe e instale novamente a versão mais recente do navegador a partir do site oficial.

  • JorgeMax

    Não gosto disso! Eu prefiro atualizar os meu softwares manualmente.

  • Rafael Backes

    Pena, eu estava esperando uma nova versão para ver se irial corrigir um erro que estou tendo aqui (ou será que é só comigo?). Aqui eu geralmente desativi o plugin embutido e deixo só o Flash do sistema (C:\Windows\system32\Macromed\Flash\…) ativo, pois o flash do chrome deixa os vídeos travando, pois diminui muito o FPS.
    Antes eu conseguia desativar, mas agora ele se reativa sozinho sempre que o Chrome abre :S

  • micuin21

    Meu Chrome atualizou automáticamente!! Mais há uma forma mais simples de saber se o Flash Player esta atualizado, apenas entrando em algum site q tenha alguma propaganda em Flash e clicar com o botão direito do mouse na mesma e ver a versão do Flash logo abaixo!!! Simples!!!!!!