BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT


Home Tutoriais

A chave de ativação do Windows (Product Key ou chave do produto) é um código de 25 caracteres utilizado para identificar a sua licença do Windows. Esse código é fornecido junto com o computador - quando vendido com o Windows pré-instalado - junto com a mídia de instalação ou via e-mail - quando a licença é adquirida via download através do site da Microsoft.

Ao instalar o Windows é necessário ter esse código em mãos ou não será possível continuar a instalação. Mas, caso você precise reinstalar o seu Windows e não lembre onde guardou a sua respectiva Product Key, o que fazer? Como descobrir a chave de ativação do Windows? Isso é possível com a utilização de um software.

Como descobrir a chave de ativação do Windows - ProduKey

O software ProduKey, desenvolvido pela NirSoft, analisa a sua instalação do Windows para descobrir a Product Key nele utilizada. Não somente as Product Keys do Windows são reveladas, mas também as do Office e outros produtos.

Como descobrir a chave de ativação do Windows

Comece fazendo o download do ProduKey. Baixe a versão de 32 bits aqui ou a versão de 64 bits aqui. O software não requer instalação. Basta descompactá-lo para uma pasta qualquer e executá-lo em seguida.

Ao executá-lo, ele listará a Product Key dos softwares da Microsoft instalados em seu computador. Em nosso caso, ele revelou três chaves de produto: a chave utilizada para instalar o Windows 8 (que, curiosamente, foi identificada como "Internet Explorer"), a chave do Office e a chave do Windows Media Center, que no Windows 8 é adquirido à parte.

Como descobrir a chave de ativação do Windows

O programa lhe oferece várias formas de guardar essas chaves. Ao clicar com o botão direito do mouse você poderá copiar as chaves selecionadas para a área de transferência ou salvá-las em um arquivo do Bloco de notas. É possível também gerar um relatório em HTML. Futuramente você pode imprimir esse relatório a fim de reunir as chaves em um lugar só.

Como descobrir a chave de ativação do Windows

A opção Select Source, representada pelo primeiro ícone à esquerda na barra de ferramentas, lhe oferece a possibilidade de obter as chaves de produto armazenadas em outro disco rígido ou em outro computador da rede. Pode ser útil quando você deseja reinstalar o sistema e não consegue inicializa-lo localmente, a fim de executar o ProduKey.

Como descobrir a Product Key do Windows

Como descobrir a Product Key do Windows

Considerações finais

Com um programa simples e gratuito fica muito fácil recuperar a Product Key do seu Windows ou Office, mesmo quando o seu computador não está funcionando. Ele também é bastante útil para quando o computador é vendido com o Windows pré-instalado, porém sua respectiva Product Key não é fornecida - em alguns casos a etiqueta com a chave do produto fica dentro do computador, dificultando o seu acesso.

Mesmo que você não tenha perdido a sua Product Key, o programa também é útil para gerar um relatório e reunir as chaves dos seus programas Microsoft em um só local.

  • SofIsabel

    Olá! O meu diz que é uma chave predefinida e que não serve para activação! :S o que faço?

  • SofIsabel

    Olá! O meu diz que é uma chave predefinida e que não serve para activação! :S o que faço?

  • Lourran

    Muito bom. Funfou certinho.

  • Jubileia

    Meu id tem apenas números e alguns não podem ser usados quando tento colocar, alguém me explica?

  • Jubileia

    Meu id tem apenas números e alguns não podem ser usados quando tento colocar, alguém me explica?

  • Jubileia

    Meu id tem apenas números e alguns não podem ser usados quando tento colocar, alguém me explica?

  • Hendriu Teixeira

    pra mim nao deu certo ela diz q é uma chave padrao por issto nao da oq fazer?

    hendriuteixeira@yahoo.com.br

  • Felipe Segatto Stanquini

    Obrigado pela dica!!!!

  • Jana Vasilets

    Muito obrigada, me ajudou. Mandei minha CPU para a asssitência técnica e eles trocaram meu HD! Eu quis reinstalar o meu windows7,original, e não podia porque não tinha como encontrar a chave. Obrigada por me devolver à legalidade. Nâo aguentava mais ler a mensagem dizendo está cópia não é original!!!

  • Marcia

    Passe a usar o Ubuntu (Linux) que não precisa de chave nenhuma e é grátis.

    • MVP_Baboo

      Marketing inútil: as pessoas preferem usar Windows XP de 2001 ao invés do Linux de 2014, pois não querem Linux nem de graça! Não adianta "bater na mesma tecla": Linux não serve para desktop pois ele não roda os programas que as pessoas querem, precisam e gostam..

      Até mesmo a CEF cansou do amadorismo do software livre no desktop e voltou para Windows: http://www.baguete.com.br/noticias/25/06/2012/caixa-o-fim-do-software-livre

      • Marcelo

        Muita besteira para um comentário só. Se você prefere windows, use-o e seja feliz, não me venha com esse papinho. Uso linux como computador pessoal e para trabalho, não troco pelo windows, seja ele qual for. Ah, e rodo todos os programas que preciso e mais um pouco :)

        • MVP_Baboo

          Besteira é você achar que se o Linux funciona para você, ele funciona para todos. Se ele fosse tão maravilhoso, ele não ficaria estagnado em 1% de uso desde sempre. O fato é que as pessoas gostam, usam e precisam do Windows - tanto que o "Computador para Todos" mostrou claramente isso. Para pessoas comuns, Linux nem de graça!

          • Osnaldo Moraes Silva

            Discordo MVP_Baboo!
            Quando meu pai decidiu comprar um netbook sugeri que ele comprasse com uma distribuição Linux. Claro que ele ficou meio preocupado pois nunca ouvira falar que poderia utilizar algo diferente do Windows.
            Isso e embora ele tenha sido enganado pela HP/Microsoft ao comprar um HP com Windows Starter que se recusava a rodar mais do que três programas ao mesmo tempo! Uma verdadeira palhaçada, muito comum para a Microsoft, então com a conivência da HP!
            Nem de longe sou usuário avançado de Linux, mas ponderei com meu pai justamente que para ele, que não fazia uso de computador para nada mais do que o básico, um netbook com Linux não faria a menor diferença!
            O netbook veio com uma distribuição Mandriva Linux, com todos os programas fundamentais instalados, algo que só a Apple faz, só que com um custo muito mais elevado. Diferentemente de um netbook Samsung com Windows 7, o de meu pai nunca apresentou problema de programa! Nunca deu tela branca ou azul!
            Noutro caso, minha filha menor sempre resistia quando falava em Línux, mas foi justamente ao enfrentar problemas com dois outros netbooks, um CCE e o Samsung, que ela utilizou o com Mandriva Linux, então comigo.
            No fim parece imperar o comodismo de reaprender e de descobrir alternativas melhores. Por exemplo, o OpenOffice em muitos aspectos é melhor que o MSOffice e não tem como defender por exemplo que seja melhor piratear a versão inferior, paga, do que optar por uma melhor, livre!
            E a propósito, o preconceito com versões livres também é bobagem! Preferi aprender a utilizar o programa alternativo e livre Scribus que roda tanto em Linux como Windows e mesmo em pendrive do que piratear ou pagar o alto preço de um InDesign e seu sucessor que só roda no computador onde estiver instalado!
            Em síntese, se liberar de preconceitos e procurar aprender novos conceitos é uma boa! Só lamento não ter muito tempo poara aprender a utilizar mais o Linux porque as empresas e pessoas insistem em ficar presas ao Windows, mesmo através de pirataria!

          • MVP_Baboo

            Não há preconceito algum: se o uso do computador é somente para navegar e escrever e-mails, você nem precisa de computador, pois qualquer tablet ou smartphone serve.

            OpenOffice pode servir para uma garota brincar de lição de casa, mas não serve para a imensa maioria das empresas que precisam de features decentes - tanto que até a Caixa não aguentou tanto amadorismo do Linux e OpenOffice e voltaram a usar produtos da Microsoft. Em 2008 o Banrisul também resolveu usar o Windows XP (de 2001!) em substituição ao Linux nos 10.000 desktops. Palhaçada é achar que Linux é solução para tudo. Se fosse, ele não estaria estagnado em 1% desde sempre.

            Aliás o Office 365 custa poucos reais por mês e não há necessidade de ser pirateado. Windows Starter era limitado mesmo, mas vc poderia ter comprado o Windows 8 por apenas R$ 29 no seu lançamento e substituir ele com vantagens, sem se submeter às limitações e programas toscos para Linux..

        • Fernando Rodrigues

          O Linux UBUNTU funciona sim, uso desde 2011 e nunca tive problemas. é seguro e não te o problema das porta do Windows. As pessoa estão acostumadas com o Windows, preferem pagar para ter um produto incompleto e que não oferece segurança, tanto é que a maioria dos computadores invadidos por crackers, usam Windows.

  • felipe

    quando eu vou ativar diz que a chave padrao do windows 7 ultimate e nao pode ser usada oq eu faco?

  • domingos

    use o keyfinder e o melhor de todos

  • jocileudo

    eu olhei aqui no me então achei o resultado mais quando coloquei no office diz que não pode pois tem uma letra que não e valida e agora??

  • Shirley

    você precisa comprar um, procurando ^ windows 8keysonline ^ do google, há um código de ativação muito pode ser usado para a sua referência.

  • Noé Amparo

    Apenas corrigindo um engano do autor do artigo, o serial do Internet Explorer é do próprio IE, que é instalado à parte como adicional a partir da versão 9.0, salvo ledo engano, quando eles passaram a ser baixados e instalados diretamente pelo Windows Update. O serial de instalação do Windows é substituído pelo serial com o adicional do Windows Media Center, que passou a ser um pacote adicional de uma das versões do W8 Pro.

  • gabriel lucas

    mt obrigado mesmo que nao resolva , deus o abençoe

  • Ednado Freitas

    Muito obrigado, esse tutorial resolvel meu problema...

  • Mário Avelino

    Creio que mais importante que saber qual o serial do Windows ou do officie seja poder guardar os dados da ativação dos dois produtos a fim de evitar ter que passar por todo aquele processo chato novamente. Ainda mais se você tem ativação varejo, vez ou outra a Microsoft faz com que você se veja obrigado a ligar e em alguns casos ter que comprovar a propriedade legal do software ou do SO.

    Existem alguns programas que fazem isso de foma absolutamente legal, visto que os dados colhidos e reservados não podem ser utilizados em outros equipamentos (chora, mas pirataria não é a meta aqui).

    Se necessário você pode "formatar" o PC, reinstalar o SO e o pacote office e então utilizar os dados recuperados para reativa-los sem precisar derreter os dedos, ouvidos e cérebros.

    De brinde você ainda armazena dos serials podendo fazer backup de segurança dos dados para não perde-los.

    Seria bom ler mais sobre eles!

  • https://www.twitter.com/DTDiniz Rodolfo Diniz

    Muito obrigado! Resolveu meu problema que nem outro programa mais famoso dedicado exclusivamente a descobrir nossos números de registros resolveu. Valeu mesmo!

    • Anderson

      Eu tbm achei interessante e eficiente, porém quando digitei o código de ativação ele não funcionou tenho w7 starter da toshiba e acaba pedindo para fazer contato com a fabricante, como se fosse fácil localizar ajuda.