BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT


Home Tutoriais

A chave de ativação do Windows (Product Key ou chave do produto) é um código de 25 caracteres utilizado para identificar a sua licença do Windows. Esse código é fornecido junto com o computador – quando vendido com o Windows pré-instalado – junto com a mídia de instalação ou via e-mail – quando a licença é adquirida via download através do site da Microsoft.

Ao instalar o Windows é necessário ter esse código em mãos ou não será possível continuar a instalação. Mas, caso você precise reinstalar o seu Windows e não lembre onde guardou a sua respectiva Product Key, o que fazer? Como descobrir a chave de ativação do Windows? Isso é possível com a utilização de um software.

Como descobrir a chave de ativação do Windows - ProduKey

O software ProduKey, desenvolvido pela NirSoft, analisa a sua instalação do Windows para descobrir a Product Key nele utilizada. Não somente as Product Keys do Windows são reveladas, mas também as do Office e outros produtos.

Como descobrir a chave de ativação do Windows

Comece fazendo o download do ProduKey. Baixe a versão de 32 bits aqui ou a versão de 64 bits aqui. O software não requer instalação. Basta descompactá-lo para uma pasta qualquer e executá-lo em seguida.

Ao executá-lo, ele listará a Product Key dos softwares da Microsoft instalados em seu computador. Em nosso caso, ele revelou três chaves de produto: a chave utilizada para instalar o Windows 8 (que, curiosamente, foi identificada como “Internet Explorer”), a chave do Office e a chave do Windows Media Center, que no Windows 8 é adquirido à parte.

Como descobrir a chave de ativação do Windows

O programa lhe oferece várias formas de guardar essas chaves. Ao clicar com o botão direito do mouse você poderá copiar as chaves selecionadas para a área de transferência ou salvá-las em um arquivo do Bloco de notas. É possível também gerar um relatório em HTML. Futuramente você pode imprimir esse relatório a fim de reunir as chaves em um lugar só.

Como descobrir a chave de ativação do Windows

A opção Select Source, representada pelo primeiro ícone à esquerda na barra de ferramentas, lhe oferece a possibilidade de obter as chaves de produto armazenadas em outro disco rígido ou em outro computador da rede. Pode ser útil quando você deseja reinstalar o sistema e não consegue inicializa-lo localmente, a fim de executar o ProduKey.

Como descobrir a Product Key do Windows

Como descobrir a Product Key do Windows

Considerações finais

Com um programa simples e gratuito fica muito fácil recuperar a Product Key do seu Windows ou Office, mesmo quando o seu computador não está funcionando. Ele também é bastante útil para quando o computador é vendido com o Windows pré-instalado, porém sua respectiva Product Key não é fornecida – em alguns casos a etiqueta com a chave do produto fica dentro do computador, dificultando o seu acesso.

Mesmo que você não tenha perdido a sua Product Key, o programa também é útil para gerar um relatório e reunir as chaves dos seus programas Microsoft em um só local.

  • Marcia

    Passe a usar o Ubuntu (Linux) que não precisa de chave nenhuma e é grátis.

    • MVP_Baboo

      Marketing inútil: as pessoas preferem usar Windows XP de 2001 ao invés do Linux de 2014, pois não querem Linux nem de graça! Não adianta “bater na mesma tecla”: Linux não serve para desktop pois ele não roda os programas que as pessoas querem, precisam e gostam..

      Até mesmo a CEF cansou do amadorismo do software livre no desktop e voltou para Windows: http://www.baguete.com.br/noticias/25/06/2012/caixa-o-fim-do-software-livre

  • felipe

    quando eu vou ativar diz que a chave padrao do windows 7 ultimate e nao pode ser usada oq eu faco?

  • domingos

    use o keyfinder e o melhor de todos

  • jocileudo

    eu olhei aqui no me então achei o resultado mais quando coloquei no office diz que não pode pois tem uma letra que não e valida e agora??

  • Shirley

    você precisa comprar um, procurando ^ windows 8keysonline ^ do google, há um código de ativação muito pode ser usado para a sua referência.

  • Noé Amparo

    Apenas corrigindo um engano do autor do artigo, o serial do Internet Explorer é do próprio IE, que é instalado à parte como adicional a partir da versão 9.0, salvo ledo engano, quando eles passaram a ser baixados e instalados diretamente pelo Windows Update. O serial de instalação do Windows é substituído pelo serial com o adicional do Windows Media Center, que passou a ser um pacote adicional de uma das versões do W8 Pro.

  • gabriel lucas

    mt obrigado mesmo que nao resolva , deus o abençoe

  • Ednado Freitas

    Muito obrigado, esse tutorial resolvel meu problema…

  • Mário Avelino

    Creio que mais importante que saber qual o serial do Windows ou do officie seja poder guardar os dados da ativação dos dois produtos a fim de evitar ter que passar por todo aquele processo chato novamente. Ainda mais se você tem ativação varejo, vez ou outra a Microsoft faz com que você se veja obrigado a ligar e em alguns casos ter que comprovar a propriedade legal do software ou do SO.

    Existem alguns programas que fazem isso de foma absolutamente legal, visto que os dados colhidos e reservados não podem ser utilizados em outros equipamentos (chora, mas pirataria não é a meta aqui).

    Se necessário você pode “formatar” o PC, reinstalar o SO e o pacote office e então utilizar os dados recuperados para reativa-los sem precisar derreter os dedos, ouvidos e cérebros.

    De brinde você ainda armazena dos serials podendo fazer backup de segurança dos dados para não perde-los.

    Seria bom ler mais sobre eles!

  • https://www.twitter.com/DTDiniz Rodolfo Diniz

    Muito obrigado! Resolveu meu problema que nem outro programa mais famoso dedicado exclusivamente a descobrir nossos números de registros resolveu. Valeu mesmo!

    • Anderson

      Eu tbm achei interessante e eficiente, porém quando digitei o código de ativação ele não funcionou tenho w7 starter da toshiba e acaba pedindo para fazer contato com a fabricante, como se fosse fácil localizar ajuda.