R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Tutoriais

Depois de sua palestra sobre como desenvolver na plataforma Windows 8, Bruno Sonnino, desenvolvedor de aplicativos e MVP da Microsoft, subiu mais uma vez ao palco Pitágoras da Campus Party para falar sobre aplicativos para Windows Phone.

Dicas para desenvolver apps para Windows Phone

Dicas para desenvolver apps para Windows Phone

Segundo Sonnino, há um benefício na plataforma, que é a das restrições que a Microsoft impõe para os seus aparelhos. No caso, diferente do Android, que é possível de ser inserido em qualquer aparelho chinês e com um desempenho ruim, o Windows Phone só pode ser usado em aparelhos que atendem certas configurações.

O dispositivo tem necessidade de, por exemplo, de contar com um CPU de 800MHz no mínimo, 256MB de memória RAM, uma câmera de 5 megapixels, memória interna de 8GB, três botões e tela capacitiva.

Isso faz com que seja mais prático desenvolver um aplicativo que rode satisfatoriamente. No entanto, assim como em sua outra palestra, ele ressalta a importância de criar um ambiente técnico funcional e prestar a devida atenção na experiência do usuário.

Durante a palestra, Sonnino demonstrou também algumas aplicações rodando, em linguagem C#.

Além disso, comentou que a Microsoft presa para a interface mais limpa em sua plataforma. No caso, direcionada aos detalhes sem muitos enfeites, mas sim com informações precisas. Esse visual, segundo o desenvolvedor, veio de inspirações da vida moderna, como placas de metrô, trem, indicações de voos em aeroportos, entre outros tipos de informações cruciais que se encontra na rua.

Dicas para desenvolver apps para Windows Phone

Com uma linguagem chamada XAML (eXtensive Application Mackup Language), os aplicativos podem ser feitos utilizando as tecnologias Silverlight e XNA, por exemplo. Ele também comenta que aplicações para Windows Phone pode facilmente ser adaptadas para plataformas como o Xbox e Windows 7.

Para a criação desses aplicativos, Sonnino indica especialmente dois endereços para que o desenvolvedor possa baixar as ferramentas necessárias:

http://create.msdn.com

http://silverlight.codeplex.com

Por estes sites é possível conferir informações sobre como criar seu aplicativo, assim como baixar as ferramentas necessárias para isso.

Além disso, você pode conferir três vídeos da Visual Studio Summit 2012 que também dão dicas de como desenvolver para o Windows Phone. Confira:

Iniciando desenvolvimento para Windows Phone 7

Desenvolvendo para Windows Phone 7 usando Visual Studio 2012

Aprofundando desenvolvimento em Windows Phone 7