O Windows 8 possui um interessante recurso em que você pode sincronizar configurações do sistema entre vários computadores. Dessa forma, as suas configurações e preferências definidas em um computador com o Windows 8 são aplicadas a qualquer computador com esta versão do Windows em que você se logar com a sua Conta Microsoft.

Como funciona

A sincronização de configurações do Windows 8 funciona graças à “Computação em nuvem“. Todas as configurações selecionadas pelo usuário passam a ser armazenadas online, isto é, na nuvem, e são atreladas à sua Conta Microsoft. Toda vez que alguma configuração é alterada, as alterações são enviadas para a nuvem e são aplicadas a todos os computadores que estiverem utilizando a mesma conta de usuário.

A sincronização ocorre em tempo real e é possível vê-la funcionando na prática com um teste simples. Faça o logon em dois computadores diferentes com o Windows 8 instalado utilizando a mesma Conta Microsoft e mantenha-os conectados à internet. Em um dos computadores, altere o tema da área de trabalho e observe a área de trabalho do outro computador. Em questão de segundos, o tema será aplicado a ele também. Se você der uma olhada nas configurações de aparência do Windows, verá o tema atual identificado como “Tema sincronizado”.

Saiba como sincronizar configurações entre PCs com Windows 8

E isso não ocorre somente com o tema da área de trabalho. Várias outras configurações podem ser sincronizadas entre os computadores. Como elas são armazenadas na nuvem, isso significa que elas “sobrevivem” até mesmo a uma formatação e reinstalação do Windows.

Escolhendo quais configurações sincronizar

Nem sempre é desejável manter diferentes computadores com configurações iguais. Por essa razão, você pode conferir quais configurações o Windows 8 sincroniza, escolher quais ele deve ou não sincronizar ou até mesmo desativar o recurso por completo. Para isso, posicione o cursor do mouse no canto direito superior ou inferior, clique em Configurações e escolha Mudar configurações do computador. No painel esquerdo da nova tela que se abrir, escolha Sincronizar suas configurações.

Saiba como sincronizar configurações entre PCs com Windows 8

Ativar ou desativar sincronização de configurações

A opção Sincronizar configurações neste computador possibilita desativar a sincronização de configurações do PC. Com isso, o seu computador deixa de receber e de enviar configurações sincronizadas de/para outros computadores. Por padrão essa opção já vem ativada.

Saiba como sincronizar configurações entre PCs com Windows 8

Sincronizar configurações de Personalização

As opções Personalizar e Personalizar área de trabalho sincronizam a aparência da tela Iniciar e da área de trabalho respectivamente. Quando ativas, a imagem da tela de bloqueio, o plano de fundo e as cores da tela Iniciar, a imagem da conta de usuário, papel de parede e temas passam a ser os mesmos para todos os computadores com Windows 8 em que você se logar através da sua Conta da Microsoft.

Saiba como sincronizar configurações entre PCs com Windows 8

Sincronizar configurações de Senhas, Acessibilidade e Idioma

Ao sincronizar Senhas, todos os aplicativos que utilizem a sua conta Microsoft memorizam a sua senha e você não precisa digitá-las. Com essa opção ativada, ao acessar um serviço da Microsoft como o Outlook.com através do Internet Explorer, ele abrirá diretamente sem solicitar o seu nome de usuário e nem a sua senha.

Se você utiliza algumas das ferramentas de Facilidade de Acesso você pode fazer com que suas configurações sejam aplicadas automaticamente em cada computador como Windows 8 que você usar.

Por fim, você também pode salvar as suas Preferências de idioma – teclado, configurações regionais, data, hora, moeda, etc. – para também aplicá-las automaticamente ao se logar no Windows 8.

Saiba como sincronizar configurações entre PCs com Windows 8

Configurações de aplicativo

Alguns aplicativos também podem ter suas configurações sincronizadas. Dessa forma você pode começar a jogar ou a assistir um vídeo, pausá-lo e continuar em outro computador, do ponto em que parou. Para isso basta manter a opção Configurações de aplicativo ativadas.

Saiba como sincronizar configurações entre PCs com Windows 8

Navegador

Quando esta opção está ativada, todas os dados de navegação do Internet Explorer são sincronizados. Dessa forma, você pode acessar o seu Histórico, Favoritos e a sua lista de sites mais acessados a partir de qualquer computador.

Saiba como sincronizar configurações entre PCs com Windows 8

Outras configurações

A maioria das configurações da área de trabalho do Windows pode ser sincronizada. Preferências como ponteiros e velocidade do mouse, opções de pasta, configurações do Windows Explorer entre outras são sincronizadas se você ativar a opção Outras configurações do Windows.

Saiba como sincronizar configurações entre PCs com Windows 8

Internet limitada

O sistema é capaz de distinguir conexões normais com a internet de conexões que possuam limite de tráfego, como é o caso da internet 3G. Como a sincronização de configurações gera tráfego adicional na rede – o que pode fazer com que você exceda precocemente o limite imposto pela sua operadora -, o sistema pode desativá-la automaticamente quando detectar o uso de uma conexão limitada. Para isso desative a opção Configurações de sincronização em conexões limitadas. Se você optar por manter essa opção ativada, poderá decidir também se as configurações devem ser sincronizadas ou não quando estiver em roaming, já que nessa situação o valor cobrado pelo uso da rede móvel costuma ser maior.

Saiba como sincronizar configurações entre PCs com Windows 8

Considerações finais

A sincronização de configurações do Windows 8 é um recurso bastante útil para quem utiliza diferentes computadores com o mesmo sistema no dia-a-dia. Além de permitir que o usuário utilize em qualquer computador as configurações com as quais está acostumado, esse recurso também ajuda a diminuir a típica sensação de “estranheza” causada quando utilizamos pela primeira vez um computador que não é nosso.

  • Magnus

    Bom dia.
    Funcionaria em computador logado em um domínio com um outro computador em minha casa?