R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Tutoriais Multimídia

Tutorial: Alcohol 120%

Introdução:

É simplesmente incrível como a gravação de CDs (e mais recentemente, de DVDs),se popularizou. O baixo preço de hardwares e mídias e a grande quantidade de softwares disponíveis para tarefas relacionadas tornaram o processo de gravação de CDs e DVDs algo simplesmente cabal.

Mas esta simplicidade esconde uma “armadilha”: onde encontrar bons utilitários de gravação de CDs/DVDs? Neste tutorial,você conhecerá um dos melhores do ramo: o Alcohol 120%, que contém várias ferramentas para a correta gravação de imagens de CDs e DVDs.

 Parte 1 – Conhecendo o Alcohol 120%

01. Basta visitar o site da Alcohol Software (http://www.alcohol-soft.com/) para baixar o Alcohol 120%, atualmente na versão 1.9.5.3205. O software é compatível com praticamente todas as versões do Windows e custa aproximadamente US$ 51, mas você pode testar o Alcohol 120% por 30 dias.

02. A instalação é bem simples e direta, embora alguns itens do Alcohol 120% possam confundir. Por curiosidade, o serviço StarWind iSCSI Service é o responsável pela emulação de drives virtuais. os outros itens são responsáveis pela instalação do Alcohol propriamente dito (Main programs), arquivos para mudar o idioma do Alcohol (Multi-Language files) e os arquivos de ajuda (Online manual). Para instalar o software, basta clicar em Next>.

Alcohol 120%

03. Ao término da instalação, o sistema deverá ser reiniciado. basta clicar em Yes ao término da instalação.

Alcohol 120%

04. Após reiniciar o sistema, entre em Menu Iniciar > Programas > Alcohol 120% para executar o Alcohol 120%.

Alcohol 120%

05. Esta tela é a restrição apresentada pela versão trial (de testes) do Alcohol 120%. Você deve esperar o contador destacado na imagem para poder clicar em OK.

06. Antes de mais nada, vamos alterar o idioma do Alcohol 120% para nosso português. Para isso, basta acessar o Menu View > Language > Portuguese (Brazil).

07. Agora que o software está mais amigável, vamos conhecer alguns de seus recursos.

08. Na parte inferior da tela, você verá todos os drives presentes em seu computador, inclusive o drive virtual do Alcohol 120%. Para montar alguma imagem de CD/DVD no mesmo, basta clicar com o botão de contexto do mouse (normalmente é o botão direito) e escolher a opção Montar Imagem. O Alcohol 120% é compatível com vários formatos diferentes de imagens.

Note que você também tem outras opções, disponíveis para todos os drives, como acessar as Propriedades dos dispositivos (apresentadas pelo próprio Alcohol 120%) ou as Propriedades do dispositivo (que abre a janela de propriedades do Windows).

09. Todas as funções do Alcohol podem ser acessadas através dos Menus ou pela janela Principal, assim como as Opções. No caso as opções, mesmo que sejam apresentados 4 ícones, a mesma janela será aberta. Todas as funções principais de gravação e criação de imagens são apresentadas na forma de assistentes.

Agora que você já conhece o Alcohol 120%, vamos começar a usá-lo, criando e gravando imagens perfeitas de CDs e DVDs!

Parte 2 – Usando os assistentes do Alcohol 120%

01. Como dito na página anterior, todas as funções do Alcohol 120% são listadas na janela principal. Vamos vê-las com mais detalhes nesta página.

02. Assistente Para Criação de Imagem: Este assistente permite a criação de imagens de seus CDs e DVDs. Em Dispositivo CD/DVD,você deverá escolher qual drive contém o CD/DVD que será copiado para o computador. Em Velocidade de Leitura,você deverá configurar a velocidade máximo de leitura (cópia) dos dados. As opções aqui dependem do drive.

Caso o CD/DVD tenha alguma proteção anticópia, configure-a em Formato de Dados. Aqui você também pode configurar opções relacionadas a cópia dos dados, como pular erros (Pulo rápido de erros) e fazer varredura avançada dos setores do CD/DVD (Advance Sector Scanning). Continue o assistente clicando em Próximo>.

03. Agora você deve decidir para onde as imagens serão salvas. Note que um gráfico com a capacidade da partição do disco, e (no caso do Windows XP, pelo menos), você pode rodar o utilitário Limpeza de Disco… para obter mais espaço, se necessário.

Em Formato da Imagem, você deve escolher o tipo de imagem que será criada (as opções não são muito variadas, mas os formatos disponíveis são conhecidos e compatíveis com vários softwares). Finalmente em Nome da Imagem, você deve fornecer o nome do futuro arquivo. Inicie o processo clicando em Iniciar.

04. Assistente para Gravação de Imagens: Este assistente permite a gravação de imagens previamente existentes em CDs e DVDs. Na primeira tela do assistente, você deve definir qual arquivo de imagem será gravado (use o botão Escolher…).

Caso você queira que a imagem seja excluída após a gravação, marque a opção (Excluir a imagem após a gravação), e vá para a próxima etapa, clicando em Próximo>.

05. Já nesta tela do assistente, você deverá escolher qual drive fará a gravação (Gravadora de CD/DVD), a velocidade que a imagem será gravada (Velocidade de Gravação), o modo de gravação dos dados (Método de Gravação), a quantidade de cópias (Número de cópias) e o suporte a tecnologia Buffer Underrun (Ativar Tecnologia Buffer Underrun), que adiciona uma segurança maior a integridade dos dados gravados (caso o drive escolhido suporte).

Você pode também fazer apenas uma simulação do processo de gravação, para ver como o software se comporta sem gravar os dados de verdade. Para tal, desmarque a opção Gravar e marque a opção Simulação. para iniciar a gravação, marque a opção Gravar e clique em Iniciar.

06. Assistente para Cópia de CD/DVD: Este assistente é uma junção dos assistente anteriores, e permite diretamente a cópia de um CD/DVD para outro(s) CDs/DVDs. Nesta primeira tela, você deve definir qual drive será a fonte  da cópia de discos (Dispositivo CD/DVD) e a velocidade de cópia dos dados (Velocidade de Leitura).

As opções apresentadas são exatamente as mesmas do Assistente para Criação de Imagens. A exceção é a opção Cópia Direta, que, se ativada, copia os discos diretamente, sem a necessidade da criação de uma imagem antes.

07. Caso você tenha decidido pela criação de uma imagem, os procedimentos de configuração da mesma são exatamente os mesmos apresentados anteriormente, coma exceção da variedade para a escolha de formatos (Formato da Imagem).

08. Caso você não tenha configurado a criação de uma imagem temporária, ou já tenha configurado a imagem, esta tela será mostrada, com as mesmas opções do Assistente para Gravação de Imagem.

09. Localizador de Imagens: Este pequeno utilitário localizar imagens de CD/DVD suportadas pelo Alcohol, bastando escolher a pasta (Localização) e os tipos de imagens que serão procurados (Tipo de Arquivo de Imagem), para realizar a busca (botão Procurar).

10. Gerenciador de CD/DVD: Este utilitário tem a única função de mostrar os recursos e tecnologias suportados pelos drives de CD/DVD instalados. Bom para tirar dúvidas quanto as gravações possíveis.

11. Assistente para Formatar CD/DVD: Este utilitário permite apagar CDs e DVDs RW (regraváveis). Basta escolher qual drive contém a mídia (Gravadora de CD/DVD), a velocidade em que os dados serão apagados (Vel. da Formatação) e o como os dados serão apagados (Método para Formatar). faça suas escolhas e clique em Apagar para iniciar o processo.

Agora que você já sabe como usar o Alcohol 120%, vamos configurá-lo, para tirar o melhor proveito do software.

 Parte 3 – Configurando o Alcohol 120%

01. Aparentemente, as opções do Alcohol 120%,apresentadas na janela principal,são divididas em quatro categorias. Porém, ao clicar em qualquer categoria, você será levado a mesma tela de opções, apenas em áreas diferentes. Então basta clicar em qualquer link para abrir a tela de opções.

02. Geral: Nesta guia, você encontrará opções gerais do Alcohol 120%, como verificar atualizações quando o software for iniciado (Verificar estado da versão atual automaticamente pela Internet), apagar a imagem diretamente, quando esta for gravada (Apagar a imagem diretamente!), permitir apenas uma operação de cópia por vez dentro do Alcohol (Permitir somente 1 cópia por vez no Gerenciador do Alcohol 120%) e definir qual interface será usada para que o Alcohol utilize os drives de CD/DVD corretamente (Interface de controle dos drives).

03. Exibir: Esta guia apresenta opções relacionadas ao visual do Alcohol, como executar o software na inicialização do sistema (Iniciar o Alcohol 120% com o Windows), executar o Alcohol 120% em tela cheia (Executar o Alcohol 120% no modo de TELA CHEIA) e exibir um ícone do software na área de notificação do sistema também (Exibir o Alcohol 120%), podendo definir qual ícone será usado na área de notificação do sistema.

04. Efeitos Sonoros: O Alcohol 120% pode executar sons conforme algumas tarefas são cumpridas. Para habilitá-los, ative a opção Reproduzir sons, e os escolha nesta guia.

05. Leitura: Aqui, você poderá ativar opções para melhorar a precisão dos dados copiados (como sabemos, CDs/DVDs riscam!). Você pode configurar por exemplo, o número de tentativas de leitura de um setor até ele ser considerado defeituoso (Número de tentativas antes dos erros de leitura) e quantos setores defeituosos são suficientes para iniciar a varredura avançada (Ativar o Advanced Sector Scanner depois).

06. Gravação: As opções desta guia são relacionadas a gravação de CDs/DVDs, como ejetar a mídia após uma gravação e/ou formatação (Ejetar o disco depois de completar a Gravação/Formatação), ativar a opção Overburn, que tenta gravar mais dados do que a capacidade do disco (Ativar Overburn) e converter DVDs+R e RW para aumentar a compatibilidade (Converter discos DVD+R/DVD+RW para DVD-ROM durante a gravação).

07a. Formato de dados – opções de leitura: Alguns tipos de CDs podem ter configurações especiais de leitura, para que sua cópia seja a melhor possível. Na guia Opções de Leitura, você encontrará a maioria das opções presentes no assistente para criação de imagens.

07b. Formato de dados – opções de Gravação: Na guia Opções de Gravação, você pode mudar a maioria como os dados serão gravados, caso a imagem seja de um dos CDs/DVDs especificados.

08. Drive Virtual: Esta guia permite definir quantos drives virtuais serão criados pelo Alcohol 120% (Número de Drives Virtuais), podendo fazer com que as imagens sejam montadas automaticamente no primeiro drive virtual (Montar a Imagem no Dispositivo 0 ao Clicar Duas Vezes na Imagem).

09. Extensão do Shell: Nesta guia, você poderá definir quais tipos de imagem serão abertas com o Alcohol 120%, bastando marcar os tipos correspondentes. Caso o ícone da extensão esteja diferente do padrão do Alcohol, marque a opção Trocar ícone pra o padrão do Alcohol.

Conclusão: O Alcohol 120% é um excelente software para a manipulação de imagens. Com assistentes intuitivos (embora com opções extremamente inúteis para a maioria dos usuários), o software é uma ótima opção para quem grava com freqüência imagens de CDs e DVDs, ou quer criar imagens das mídias já existentes.