R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Windows Windows XP

Windows XP

O Windows XP possui uma série de ferramentas muito boas e algumas vezes poderosas, mas que pouca gente usa (ou pelo menos sabe usar boa parte de seu potencial) ou até mesmo sabe que existe! Uma dessas ferramentas é a Pesquisa,que encontramos em Iniciar > Pesquisar > Arquivos ou pastas…

Pequisa do Windows XP

Na verdade esse Pesquisar já existe a um bom tempo em outras versões do Windows,porém ele foi sendo melhorado e hoje possui uma gama de recursos que o deixaram bem poderoso. Vamos olhar com calma a interface inicial do Pesquisar do Windows XP:

Pesquisa do Windows XP

Como podemos notar, ele não apenas tem bons recursos, como também é bastante amigável e com um menu bem fácil de se navegar (que por sinal, a Microsoft deixou escapar a tradução de Search Companion quando traduziu o Windows XP para o português ).

De início, o menu apresenta quatro opções de busca: duas de tipos pré-definidos (os tipos mais comuns como arquivos de mídia ou arquivos de texto, etc…), uma de busca geral de arquivos e uma de busca computadores ou pessoas (caso queira acessar um computador que esteja em rede com o seu ou buscar uma pessoa da lista de contatos do Outlook).

Além dessas quatro opções de busca, ainda existe o “Centro de ajuda e suporte”, Pesquisar na Internet (abre a guia Pesquisar do Internet Explorer) e Alterar preferências. Essa última é a de maior interesse, pois nela podemos alterar alguns parâmetros interessantes do Pesquisar, que podem deixá-lo mais eficiente.

 Pesquisa do Windows XP

Nas preferências, a primeira opção é para escolher se queremos ou não o pequeno personagem animado que faz companhia ao usuário durante as pesquisas.

A opção de ativação/desativação do serviço de indexação é, sem dúvida, uma das que mais podem influenciar a “performance” das pesquisas realizadas. Embora ela possa agilizar razoavelmente algumas pesquisas (depende do tipo de pesquisa que está sendo realizada, quanto mais “pesada” é a pesquisa, mais a indexação se mostra eficaz), ela também consome alguns valiosos recursos do sistema. É uma opção, que como as outras, fica à escolha do usuário pois depende muito mais da sua necessidade do que de uma simples indicação em um tutorial.

 Pesquisa do Windows XP

Em Alterar o comportamento de pesquisa… podemos fazer com o que o Pesquisar já apareça direto nas opções de busca avançadas ou se mantenha do modo padrão (com as quatro opções de buscas iniciais, etc…).

Mostrar balão com dicas ativa ou desativa pequenos balõezinhos de ajuda que aparecem de vez em quando durante o uso. Desativar o recurso AutoCompletar nada mais é do que desativar as sugestões de buscas já digitadas que parecem com o que estamos digitando no campo de busca (como acontece no campo de e-mail do Outlook, no de URL do Internet Explorer, etc…).

Para ter uma idéia da capacidade de busca do Pesquisar, veremos algumas opções de busca disponíveis.

 Pesquisa do Windows XP

Em Imagens, músicas ou vídeo (a primeira de tipo pré-definido de arquivo) podemos procurar diretamente apenas nos arquivos que sejam de mídia (sem perder tempo pesquisando outros tipos de arquivo, acelerando a busca), além de especificar diretamente uma mídia em separado.

Pedindo as opções avançadas, dentre as várias opções disponíveis, podemos escolher em quais HDs/Partições queremos que a pesquisa seja realizada, especificar um tamanho de arquivo, data de modificações, diferenciar maiúsculas de minúsculas ou pesquisar também arquivos e pastas ocultos.

 Pesquisa do Windows XP

Em Documentos (o segundo tipo de busca pré-definido), como o próprio nome já diz, a pesquisa é realizada apenas em documentos do tipo texto, planilhas, etc… com a opção de escolher quando o documento foi modificado. Nas opções avançadas, além do que vimos na parte de mídia, aparece agora a opção de procurar diretamente por uma palavra ou frase dentro dos documentos!!!

Na opção de busca Todos os arquivos e pastas realizamos uma busca mais abrangente que nas anteriores, com todas as opções avançadas disponíveis, além de uma nova na qual podemos especificar exatamente qual o tipo de arquivo que queremos procurar (qualquer tipo de arquivo reconhecido pelo Windows).

Além de tudo isso que é oferecido, ainda podemos personalizar os detalhes dos resultados exibidos. Basta clicar com o botão direito do mouse na barra aonde aparecem as colunas “Nome”, “Na pasta”, “Tamanho”, “Tipo” e etc… e escolher as colunas de detalhes que queremos exibir.

 Pesquisa do Windows XP

Nem todas as opções de colunas estão à mostra nesse menu que aparece. Se você quiser ver todas as opções disponíveis, basta clicar em Mais… que será exibida a lista completa das colunas de detalhes existentes além da opção de fixar um tamanho em pixels para cada coluna.

Vale lembrar que o modo de exibição Detalhes é o padrão do Pesquisar mas ele pode ser alterado para qualquer um dos outros tipos existentes (Miniatura, Lado a lado, Ícones ou Lista) bastando apenas clicar em Exibir ou mesmo clicar com o botão direito do mouse em qualquer lugar na parte dos resultados e será aberto um menu com a opção Exibir.

 Pesquisa do Windows XP

Depois disso o leitor já deve ter percebido que o Pesquisar tem uma interface parecida com qualquer janela do Windows Explorer. Realmente ela é parecida porque o Pesquisar nada mais é do que uma janela do Windows já configurada para exibição das ferramentas de busca e resultados.

O recurso Pesquisar pode ser utilizado direto de dentro de uma janela do Windows Explorer, Painel de Controle, etc…. Apenas clique no botão “Pesquisar” ou mesmo apertando Ctrl+E no teclado. Realmente é uma ferramenta útil e que está extremamente bem integrada ao Windows.