BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT


Home Windows Windows 8/8.1

A inicialização em Modo Seguro ainda está presente no Windows 8. Porém ele é acessado de uma maneira diferente nessa versão do Windows. Confira aqui como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro.

Qual a função do Modo Seguro?

O Modo Seguro – também conhecido como Modo de Segurança ou Safe Mode – está presente em todas as versões do Windows. Ao inicializar o Windows nesse modo, o sistema é executado com funcionalidades reduzidas, em que somente os processos essenciais para o Windows são carregados. Softwares de terceiros, drivers e outros recursos não funcionam nesse modo. Você pode inicializar o Windows nesse modo caso precise desativar drivers problemáticos, desinstalar programas, remover vírus ou diagnosticar problemas que impedem a correta inicialização do Windows no Modo Normal.

Inicializando o Windows 8 em Modo Seguro

Você pode inicializar o Windows 8 em Modo Seguro é necessário acessar o Ambiente de Recuperação do Windows. Para acessá-lo faça o seguinte:

Exiba a barra de Charms, acesse Configurações e selecione Mudar configurações do computador.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Na seção Geral, localize o item Inicialização Avançada e clique em Reiniciar agora.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

DICA: Você também pode acessar o Ambiente de Recuperação do Windows através do menu de desligamento do Windows. Para isso, exiba a barra de Charms, acesse Configurações e exiba o menu Liga/Desliga. Mantenha a tecla SHIFT pressionada e clique no botão Reiniciar. Além de ser uma forma rápida de acessar o Ambiente de Recuperação do Windows, esse método possibilita que você o acesse até mesmo a partir da tela de Logon, sem entrar na sua conta de usuário.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

O sistema fará Logoff da sua seção e exibirá a tela a seguir.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Clique em Solução de Problemas. Na tela seguinte selecione o item Opções avançadas.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Selecione o item Configurações de Inicialização e em seguida clique no botão Reiniciar.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

A fazer isso, a nova tela de inicialização avançada do Windows será exibida. Pressione a tecla 4 - ou F4 - para Habilitar o Modo de Segurança ou a tecla 5 – ou F5 – para Habilitar o Modo de Segurança com Rede.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Com isso o Windows inicializará em Modo Seguro.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Note que, devido ao sistema carregar apenas recursos mínimos, a resolução de vídeo é baixa e o papel de parede não aparece, o que é absolutamente normal.

A tecla F8 e o “problema de primeiro mundo” do Windows 8

O Windows 8 tem um problema: ele realmente pode inicializar demasiadamente rápido.

Chris Clark, gerente de programas do Windows

Se você já estava acostumado a inicializar as versões anteriores do Windows em Modo Seguro, deve estar se perguntando o que aconteceu com a tecla de atalho F8. Isso porque, até então, a maneira mais conhecida de se acessar o modo seguro era pressionar a tecla F8 repetidas vezes ao inicializar o computador para exibir a tela de inicialização avançada.

Nas versões de testes do novo sistema, esse atalho fora trocado para SHIFT+F8, porém removido na versão final. No blog Building Windows 8, a Microsoft afirma que a inicialização do Windows se tornou “rápida demais”, sendo humanamente impossível de se pressionar a tecla F8 a tempo de entrar em modo seguro, o que eles consideram “problema de primeiro mundo”.

O Windows 8 tem um problema: ele realmente pode inicializar demasiadamente rápido“, afirma Chris Clark. “Tão rápido que realmente não há tempo para absolutamente nada interromper a inicialização. Quando você liga um computador com o Windows 8, não há mais tempo para detectar pressionamentos de teclas como F8. Pela primeira vez em décadas, você não mais poderá interromper a inicialização e dizer ao seu PC para fazer algo diferente do que ele já esperava fazer“.

Talvez dar um pouco mais de tempo para o usuário pressionar F8 fosse uma opção para resolver esse “problema”, mas a Microsoft não pensa assim.

A rápida inicialização é algo que nós definitivamente queremos preservar. Certamente ninguém imaginaria reduzir intencionalmente a velocidade de inicialização apenas para permitir que essas funções voltem a funcionar como no passado“, afirma Clark.

Devido a esse “problema”, não é mais possível inicializar o Windows 8 em Modo Seguro através da tecla F8 ou SHIFT+F8. E isso significa que se você não estiver conseguindo entrar no Windows para poder realizar os procedimentos descritos acima, a fim de entrar no Modo Seguro, você pode ter um pouco mais de trabalho para acessar o Modo Seguro nessas condições.

Inicialização de emergência

Caso você não esteja conseguindo entrar no Windows, tente inicializar em Modo Seguro da seguinte maneira.

Inicialize o computador com a mídia de instalação ou de recuperação do Windows 8. Caso tenho utilizado a mídia de instalação, clique em Reparar o computador, no canto inferior esquerdo da tela.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Na tela do Ambiente de recuperação do Windows, clique em Solução de Problemas e depois em Opções avançadas. Note que, desta vez, o item “Configurações de Inicialização” está ausente.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Na falta dessa opção, deveremos criar nós mesmos a entrada necessária para o Modo Seguro. Para começar, acesse o Prompt de comando.

Digite o comando a seguir e tecle Enter:

bcdedit /enum /v

Na saída do comando, localize a seção Carregador de inicialização do Windows. Na seção correspondente ao Windows 8 (confira isso na linha description), selecione o código que aparece entre chaves na linha identificador.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Após selecionar o código, clique com o botão direito do mouse para copiá-lo (CTRL + C não funciona ali). Nenhum menu de contexto aparecerá, pois o simples fato de clicar com o botão direito do mouse já faz com que o conteúdo selecionado seja copiado.

Agora digite o comando a seguir e cole o código no local indicado:

bcdedit /copy {cole o código aqui} /d “Windows 8 (Modo Seguro)”

Para colar, basta clicar com o botão direito do mouse novamente. Ao teclar Enter, uma nova entrada no menu de inicialização é criada.

O que esse comando faz é duplicar a entrada de inicialização correspondente ao Windows 8 e dar um novo nome a ela. Observe, na janela do Prompt de comando, que junto com a mensagem de confirmação aparece um novo código. Selecione e copie esse código também, da mesma maneira que foi feito anteriormente.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Digite o comando a seguir e cole o código no local indicado:

bcdedit /set {cole o código aqui} safeboot minimal

Ao teclar Enter uma mensagem informando de que a operação foi realizada com sucesso será exibida. Se der algum erro, reveja os procedimentos anteriores para ver o que foi feito de errado.

Windows 8: bcdedit safeboot minimal

Feito isso feche o Prompt de comando. Você retornará para o Ambiente de Recuperação do Windows e lá verá uma nova opção – caso não possua outro Windows instalado no computador: Usar outro sistema operacional.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Clique nela para ter acesso à nova entrada que nós criamos anteriormente.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Ao selecioná-la, você finalmente poderá acessar o Modo Seguro.

Como inicializar o Windows 8 em Modo Seguro

Considerações finais

Inicializar o Windows 8 em Modo Seguro infelizmente está mais trabalhoso do que o habitual. Embora seja possível reiniciar o computador nesse modo sem problemas quando é possível entrar no Windows, você pode ser ver em uma situação difícil caso não consiga entrar no sistema e não esteja com a mídia de recuperação ou de instalação do Windows em mãos. A Microsoft por sua vez, minimiza esse risco e afirma que o Windows 8 é capaz de detectar quando há alguma falha na inicialização e exibe o menu de inicialização avançada automaticamente nesse caso. De qualquer forma, caso isso não ocorra, o procedimento acima soluciona o problema.

  • Carlos Packer

    Bom dia, já consegui acesso aos meus arquivos e copiei para um HD externo usando Ubuntu, mas para evitar a formatação e reinstalação completa do windows, ainda vou aguardar alguma idéia de como entrar no modo de segurança do windows para restauração do sistema, semana passada mesmo criei um ponto de restauração, pena que não fiz um backup no hd externo, pois é muito trabalho reinstalar tudo do zero, ainda mais arquivos do outlook, todos os softwares… Por enquanto vou usar com o linux mesmo até para aprender, pena que muitos programas e jogos ainda rodem apenas no windows senão eu já teria migrado faz tempo para o linux. Somos refens desse monopólio.

    Aliás este novo laptop com windows 8, é o primeiro que eu tenho que para fazer a restauração do sistema temos que estar dentro do windows, em todos os meus pcs e notebooks anteriores esta opção já estava direto na bios ou no post, logicamente é o que faz sentido, que absurdo esta “inovação”

  • Carlos Packer

    Não consigo completar o boot, nem entrar em modo de segurança.
    Usando o comando bcdedit /enum /v aparece que nao foi possivel abrir o repositorio de dados;

    Resumindo, só consegui acessar o prompt de comando com um dvd do windows 8.1 de uma outra máquina, o da máquina em questão veio préinstalado. na tela do prompt, não consigo acessar a partição c:(aparece a msg espaço insuficiente em disco), que é onde estão meus arquivos pessoais, a idéia era eu copiar para um hd externo usando o xcopy e depois reinstalar o windows do zero, as partições que tenho acesso são a D: e X:, mas meus arquivos não estão lá, porém, consegui executar o chkdsk no c:, e nenhum erro foi encontrado, mas como faço para acessar a partição, ou se tiver outra solução para eu pelo menos dar um boot e entrar no windows, eu tenho como retornar a um ponto de restauração anterior, já mexi na bios, não sei mais o que fazer, agora enquanto ninguém dá uma idéia vou tentar uma inicialização com ubuntu pelo menos para tentar acessar os arquivos e salvar

  • Fernando

    Resolveu, muito obrigado pois não tinha ideia de que o f8 não funcionava mais como antes.

  • Fernando

    Resolveu, muito obrigado pois não tinha ideia de que o f8 não funcionava mais como antes.

  • Carlos Alberto

    Ótimo

  • karen

    qndo didito o comando bcdedit /enum /v aparece nao foi possivel abrir o repositorio de dados oq faço e meu pc nao inicia fica só nessa tela de solução de problemas, email: karenellenqueiroz@gmail.com
    Obg.

  • Nelson
  • Nelson

    Baboo, por favor acesse o link abaixo e analise.
    Fiz e agora sempre que ligo aparece a tela para eu escolher o que desejo fazer.
    Se não escolher nada, em vinte segundos ele inicia o Windows 8.1.
    No meu entendimento é muito mais prático.
    Abraços.

    Nelson

  • Roberto Braga

    QUANDO LIGO PC APARECE NA TELA , TOTALMENTE ESCURA, GESTAO DE ENERGIA E NAO ABRE. O QUE FAÇO PRA RESOLVER??????????

    • Filipe Baptista

      Boa tarde Roberto!
      Normalmente esse tipo de problema se resolve, abrindo o computador, retirando os pentes de memória RAM e limpa-las usando uma borracha branca e um limpa-contatos.

    • Filipe Baptista

      Boa tarde Roberto!
      Normalmente esse tipo de problema se resolve, abrindo o computador, retirando os pentes de memória RAM e limpa-las usando uma borracha branca e um limpa-contatos.

    • Filipe Baptista

      Boa tarde Roberto!
      Normalmente esse tipo de problema se resolve, abrindo o computador, retirando os pentes de memória RAM e limpa-las usando uma borracha branca e um limpa-contatos.

    • Filipe Baptista

      Boa tarde Roberto!
      Normalmente esse tipo de problema se resolve, abrindo o computador, retirando os pentes de memória RAM e limpa-las usando uma borracha branca e um limpa-contatos.

    • Filipe Baptista

      Boa tarde Roberto!
      Normalmente esse tipo de problema se resolve, abrindo o computador, retirando os pentes de memória RAM e limpa-las usando uma borracha branca e um limpa-contatos.

    • Filipe Baptista

      Boa tarde Roberto!
      Normalmente esse tipo de problema se resolve, abrindo o computador, retirando os pentes de memória RAM e limpa-las usando uma borracha branca e um limpa-contatos.

  • Alan K

    eu possuo um notebook Dell 5537, com placa de vídeo amd hd 8670m ( no qual estou tendo problemas de driver ), instalei um driver mais atualizado e a tela do meu notebook ao iniciar se manteve pagada, fiz o procedimento aqui citado, porem toda vez que eu ligo o notebook ele pede para que eu escolha qual sistema operacional usar, windows 8.1 ou Windows 8.1 modo seguro, como faço para dele tar a chave de entrada para que o Windows inicie como antigamente? sem essa tela azul me pedindo para escolher entre os dois modos.

    • jamerson_rocha

      atraves do Msconfig pode ser alterado o modo de inicialização do Windows, só entrar na guia inicialização do sistema e Deixar o Windows 8 como padrão!

  • Thamires Nascimento

    Se eu fizer o segundo procedimento, meus arquivos continuam intactos??

  • Erick Pontes

    Agora só inicia em modo seguro com reverto isso?

  • Sameul

    PUTA QUEL PARIU, VLW MSM CARA, TAVA MORRENDO

  • George Gomes Ferreira

    No meu é só F8.

  • Jeison

    Tem uma solução mais simples, quando acessar o prompt

    digite: bcdedit /set {default} bootmenupolicy legacy

    é so reiniciar e apertar f8 varias vezes

  • Gustavo

    Atualmente os notebooks ja vem com o windows instalado, e não vem CD. Agora meu notebook não inicializa, não consigo acessar o modo segurança com a tecla F8 e também não tenho CD pra fazer o Boot. E agora? Alguem sabe o que posso fazer?

  • Gustavo Furlanetto

    Também queria saber como desinstalo o Psafe… instalou sem a minha autorização e é lento pra caramba.

  • Deniel

    Ou façam isso antes q de algum erro no W8, para facilitar.
    https://www.youtube.com/watch?v=AvHE9RmYaWA

  • Manoella

    O meu computador liga normalmente, só que a tela fica preta e não aparece o win e depois de alguns minutos aparece “erro do serviço” e reinicia e a tela fica preta novamente só que escrita nela “diagnosticando o pc” ou “reparo automatico” oque faço para sair disso? Já tentei de tudo e não abre nada!!!!!!!

  • Marco Aurelio

    vao todos chupar uma pica ao inves de ficar falando de pc, ou comer uma muié peloamor de Deus =D

  • Sabino Bino

    boa

  • Felipe Benicio

    Olá, bróder. Já que você tá super por dentro do windows 8, será que você saberia como faço pra desinstalar aquele maldito PSafe Click Seguro?

    • Marco Aurelio

      Brother o animal!

      • Jah

        Parabéns, Marco Aurelio. Você sabe escrever inglês, mas não sabe escrever português.

    • Mega

      Pergunta no posto ipiranga!

    • emerson prando

      ola colega vc precisara de alguns passos para isso 1° passo instalar o revo uninstaller pro 2° passo vc precisa entrar em configuraçâo do sistema e ir na janela inicialização do sistema e preencher a caixa inicialização segura e tambem tornar permanente todas as configuraçoes da aplicar e ok 3° passo reinicia o pc 4° passo vc abre o revo uninstaller e clika no programa que quer desinstalar no caso o psafe e escolhar desintalar e marque em modo seguro vai abrir varias caixinhas marque todas as pretas e clik em excluir apos isso aparecera outras caixas marque todas e exclua feito isso feche o programa 5° passo abra a configuraçâo do sistema de novo e abra inicialização dos programas e procura o psaf si encontrar desmarque a caixa e de um aplicar depois va em serviços e faça o mesmo procedimento anterior de um aplicar e ok ele vai pedir para reiniciar reinicie o windows se td correr bem pronto apos a reinicializaçâo o psaf ja foi excluido espero que entendeu e posso ter te ajudado blz desculpa o portugues ai (vale lembrar que no windows 8 quando vc abrir a configuraçâo do sitema eesclher inicialização dosprogramas em baixo vc escolha abrir gerenciador de tarefa e escolha o psaf si encontrar ele e desabilite o mesmo ok)

  • Yago

    Pessoal do Boboo baixei o programa Luxand Blink que voces recomendaram no post :http://www.tecmundo.com.br/3926-a-senha-mais-segura-para-seu-pc-o-seu-rosto.htm

    Uso o windowns 8 e instalei o programa de boa igual tava no tutorial, reconhceu tudo 100% aí eu fui reiniciar o PC para testar o funcionmento dele e í a minha tela fica escura e so fica a set para mecher não loga no windows, tudo preto

    • MVP_Baboo

      BABOO não é Tecmundo ;)

  • Rodrigo Viana

    Seguindo os passos aqui tudo blz… o meu w8 estava dando tela preta e ainda por cima não funcionava o gerenciador de tarefas. Entrei pelo modo de segurança desistalei o avast e ficou show de novo !!!

  • Odssey

    Baboo, eu estou com um problema numa máquina aqui com o Windows 8 x64bits, ele tenta inicializar mas dá tela azul e fica nisso, nesse ciclo de reinializações. Eu tentei reparar com a mídia de instalação através da recuperação automática, pelo prompt de comando tetando reparar o boot manualmente, foi tenter voltar através do ponto de restauração, tentei e removi os arquivo de boot da partição de inicialização do Windows e nada! Tudo dá Tela azul, não sei mais o que fazer pois não queria ter que formatar e reinstalar tudo novamente é um saco isso! queria saber se não tem um método de entrar nesse Windows 8 em modo seguro como no Windows 7? Eu estou desconfiando que seja o driver da placa de vídeo da AMD e queria desinstalar o mesmo.

    • SiteBABOO

      Instale o BlueScreenView para vc saber o motivo da tela azul: http://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html

      • Odssey

        Baboo o problema é que não tem como eu entrar no Windows, a animação do “círculo” girando pára e dá tela azul. Este programa, tem versão dele pra rodar apartir de uma mídia física?

  • Ricardo Lins

    Se fizer isso: pressiona as teclas [WIN]+[R] e digita “MSCONFIG” no Executar do Windows, depois clica na aba “Inicialização do Sistema” e marca “Inicialização segura” e marca “mínima” é mais prático e funciona!

    • Lucas dos Santos

      Sem dúvidas. Funciona até nas versões anteriores do Windows.
      .
      O problema é quando o usuário não consegue entrar no Windows para fazer essa alteração no msconfig. :(

      • Mega

        Ai fooode!

  • Lucas Lieggio

    Santo Deus!!!! Isso virou o terror para quem trabalha com manutenção de PCs. Melhor reinstalar o windows do que fazer essa mão de obra toda pra ter acesso ao modo de segurança. Cruzis, ao invés de facilitar estão é atrapalhando.

    Mas há um jeito “SIMPLES” de fazer a tela de inicialização aparecer durante o boot e que não foi citado aqui. Basta desligar o PC, ou resetá-lo no nomento da iniialização do windows 8. Quando ele voltar a inicializar vai aparecer o menu de opções.

    Ainda sim o processo é bem demorado de executar, em vista de antes.

    • Lucas Lieggio

      Depedendo do problema que esteja ocorrendo na máquina, o windows não inicia por completo e reseta, dai você tem acesso ao menu de opções, também.

  • Humberto

    Caro amigo, vejo que su experiencia com windows 8 é muito pouca.
    Windows 8 o aero é nativo, basta você ter uma placa de video decente e instalar o driver corretamente.
    Tudo vai fucionar como um passe de magica.

    • Lucas Lieggio

      Desculpe, mas o windows não tem mais o aero glass nativo. E, hoje, QUALQUER placa de video consegue rodar sua interface sem problemas. O único entrave existente no windows 8, quanto a questão de vídeo, é o da resolução da tela para que os programas do “Start Metro” funcionem. Não há mais o visual aero glass nativo no windows 8. Fica ai o registro!!!

      • SiteBABOO

        Yep, infelizmente a Microsoft aposentou o Aero Glass no Windows 8. Soluções como http://www.baboo.com.br/software/aero-glass-no-windows-8/ não são iguais ao do Windows 7..

      • Lucas dos Santos

        Na verdade o Aero em si, continua existindo no Windows 8, pois não ele se resume apenas ao Aero Glass e ao Aero Flip. Outros recursos do Aero continuam presente no Windows 8, como é o caso do Aero Peek, Aero Snap, Aero Shake e as miniaturas na barra de tarefas.

        E, ao contrário do que o outro colega afirmou anteriormente, no Windows 8 não é necessário possuir “uma placa de vídeo decente” para ter acesso a esses efeitos. Nele, o Aero funciona por software e é por isso que qualquer placa de vídeo é capaz de rodar a interface. ;)

  • http://www.facebook.com/joaopaulo.souza.52831 João Paulo

    Que jeito mais difícil de entrar em Modo Seguro!
    Eu acesso a Configuração do Sistema (msconfig), aba Inicialização do Sistema. Em Opções de inicialização, marcar Inicialização segura, Aplicar e OK. Após isso, o pc será inicializado em Modo Seguro. Muito mais fácil!

    • Lucas dos Santos

      João Paulo,
      A julgar pelo número de cliques necessários para se chegar ao resultado, eu não diria que é mais fácil e nem mais difícil, mas sim de complexidade equivalente.
      O problema é quando o Windows não inicializa corretamente para podermos alterar essas opções. Aí é que entra todo o procedimento descrito na seção “Inicialização de emergência” que, em versões anteriores do Windows era facilmente resolvido com o simples uso da tecla F8.

  • marcelobrrj

    a opção de boot deveria ser criada automaticamente na instalação

  • Casatle

    Mais uma bola fora da microsoft… eles estão querendo fechar as portas… fala sério…