R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Windows Windows 7

O Windows possui vários arquivos que não são listados quando visualizamos o conteúdo de uma pasta, embora eles realmente estejam armazenados ali. A eles, damos o nome de arquivos ocultos. A princípio, só teria acesso aos arquivos ocultos no Windows, o usuário que soubesse o endereço ou caminho completo para eles, incluindo nome e extensão. No entanto, é possível fazer com que eles passem a ser listados juntamente com os demais arquivos da pasta, o que pode ser necessário em algumas tarefas de manutenção. Confira como exibi-los nas versões mais recentes do Windows.

Exibindo arquivos ocultos no Windows 8

Abra o Explorador de arquivos do Windows, de preferência já na pasta em que deseja visualizar os arquivos ocultos. Na faixa de opções, visualize a guia Exibir e marque a opção Itens ocultos.

Windows 8: Exibir itens ocultos

O efeito dessa alteração é imediato e se aplica em todas as pastas do Windows.

Exibindo arquivos ocultos no Windows 7

Abra o Windows Explorer, de preferência já na pasta em que deseja visualizar os arquivos ocultos. Acesse o menu Organizar e entre em Opções de pasta e pesquisa.

Exibindo arquivos ocultos no Windows

Na caixa de diálogo que se abrir, vá até a guia Modo de exibição e marque a opção Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas.

Exibindo arquivos ocultos no Windows

Clique em OK para que as alterações tenham efeito.

A fim de diferenciar os arquivos ocultos dos demais, seus ícones ficam esmaecidos.

Exibindo arquivos ocultos no Windows

Exibindo arquivos protegidos do sistema

Por questões de segurança, arquivos protegidos do sistema permanecem ocultos mesmo quando feito o procedimento acima. Se, por alguma razão, você precisa exibir esses arquivos também, é necessário um passo adicional.

Primeiramente, acesse as Opções de pasta do Windows. Para fazer isso no Windows 8, abra o Explorador de arquivos, visualize a guia Exibir e clique em Opções. No Windows 7, faça conforme já mencionando anteriormente: abra o Windows Explorer, acesse o menu Organizar e entre em Opções de pasta e pesquisa.

Exibindo arquivos ocultos no Windows

Exibindo arquivos ocultos no Windows

Vá até a guia Modo de exibição e desmarque a opção Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional.

Exibindo arquivos ocultos no Windows

Ao fazer isso, uma mensagem lhe alertará de que a alteração dos arquivos a serem exibidos podem tornar o computador inoperante e pede a sua confirmação. Clique em Sim.

Exibindo arquivos ocultos no Windows

Por fim, clique em OK para que as alterações tenham efeito.

Fazendo com que um arquivo deixe de ser oculto

Se você deseja que um arquivo esteja sempre visível, independentemente das configurações de exibição do Windows, basta remover o seu respectivo atributo “Oculto”. Isso é muito simples de se fazer.

Com o Windows configurado para exibir arquivos ocultos, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que deseja tornar visível e escolha Propriedades. Na nova caixa de diálogo que se abrir, desmarque a opção Oculto e clique em OK.

Exibindo arquivos ocultos no Windows

Se o item em questão for uma pasta, você será perguntado se deseja aplicar as configurações somente à pasta ou se elas devem se estender ao seu conteúdo também. Faça a sua escolha e clique em OK.

Exibindo arquivos ocultos no Windows

Considerações finais

Exibir arquivos ocultos é útil para quando precisamos fazer uma correção ou personalização no sistema ou para quando desejamos “desocultar” um arquivo que nós mesmos ocultamos. No entanto é recomendável não deixa-los expostos quando não estiver usando-os. Dessa forma evitamos o risco de movermos ou até mesmo excluirmos arquivos importantes sem querer.

  • Leandro Neves

    Após marcar a opção “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas” e confirmar, os arquivos ocultos não foram listados nas pastas. Já reiniciei o windows e verifiquei se as opções marcadas estava corretas e estava tudo Ok.
    Estou utilizando o Windows 7, e não consigo listar os arquivos ocultos. Se alguém sabe como corrigir esse problema ou quiser me ajudar. Desde já agradeço.