R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Tutoriais Internet

O YouTube possui um aplicativo próprio para plataformas móveis, porém ainda não há nada para o Windows 8. Diante disso o desenvolvedor Thomas Lebrun, resolveu criar seu próprio aplicativo, o YouTube8, e disponibilizá-lo gratuitamente na Loja de aplicativos do Windows. A principal vantagem de um aplicativo é o fato dele dispensar o uso do navegador para assistir os vídeos do YouTube.

O aplicativo se encontra na categoria Música e vídeo. Após instalá-lo, um novo bloco é adicionado à tela Iniciar.

Ao ser executado, são listados alguns vídeos agrupados com base em estatísticas, como os mais visualizados, os mais populares, os mais compartilhados, entre outros. Para cada categoria são mostrados 12 vídeos, representados por miniaturas.

Para procurar por um vídeo, basta acionar a barra de charms e utilizar a ferramenta de pesquisa. Ao digitar um termo, algumas sugestões são mostradas. Basta pressionar Enter para exibir os resultados.

A página com resultados exibe os 25 primeiros vídeos que correspondem ao termos pesquisados. Se houver mais resultados, a opção More search results carrega mais 25 resultados.

Na tela de reprodução de vídeos, o título do vídeo é mostrado no topo da página. Informações como data de publicação, autor, classificação dos internautas, número de visualizações e número de “likes” e “dislikes” são exibidos à direita. A parte inferior fica reservada aos comentários. No entanto não é possível adicionar novos comentários e nem avaliar o vídeo através do aplicativo.

O vídeo é exibido em um player simples, mas que fornece algumas opções que não estão presentes no site do YouTube. Além de reproduzir/pausar, ir para um determinado ponto do vídeo ajustar o volume ou exibir em tela cheia, há também controles para avançar rapidamente – fast forward – reproduzir em câmera lenta – slowmotion – ou retroceder – rewind. A barra de controle é ocultada segundos após a reprodução do vídeo começar.

Para assistir um vídeo em alta definição (HD), basta exibir a App bar e escolher a resolução desejada, quando aplicável.

Em telas cuja resolução é de 1366 x 768 ou maior é possível utilizar o modo “Snap” que permite exibir o vídeo em uma pequena porção da tela enquanto utiliza outro aplicativo em paralelo.

A opção Compartilhar presente na barra de charms, possibilita enviar o vídeo para outra pessoa via e-mail, mas não é possível publicá-lo em redes sociais.

As configurações também estão disponíveis a partir da barra de charms. Ali é possível ativar ou desativar a Busca Segura, que oculta resultados potencialmente impróprios; permitir ou não que os vídeos sejam atualizados na inicialização ou em segundo plano; escolher o idioma preferido para exibir vídeos e resultados de busca; e determinar se os resultados devem ser ordenados por relevância, data de publicação, número de visualizações ou de avaliações.

Considerações finais
Enquanto o YouTube não disponibiliza o seu próprio aplicativo para o Windows 8 – ao contrário dos concorrentes Vimeo e Dailymotion – o YouTube8 é uma ótima opção para quem deseja assistir vídeos do YouTube sem precisar abrir o navegador para isso.

O aplicativo tem todas as funções básicas necessárias, no entanto os usuários mais exigentes poderão sentir falta de uma busca melhorada e de mais opções de compartilhamento. No mais, ele funciona muito bem.