BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT


Home Tutoriais

Neste tutorial mostrarei como instalar, configurar e usar (da maneira mais fácil possível) um dos melhores programas de limpeza de registro que há na Internet: o RegCleaner.

Ele é um programa que apaga do registro do Windows entradas inúteis de programas que já foram excluídos anteriormente; desta maneira ele aumentando a velocidade de processamento e deixa o seu Windows mais leve e com menos possibilidade de erros do sistema.

Instalação:

Copie gratuitamente a versão mais recente desse programa (4.3.0.780,durante a criação deste tutorial) clicando aqui: Esse programa roda em Windows 95/98/ME/NT/2000/XP.

Para instalá-lo,execute o arquivo copiado dando um duplo clique sobre ele:

Limpando o registro do Windows

Há dois tipos de instalação: Normal e Custom. Usaremos o Normal para que o pacote de idiomas seja instalado. Clique no botão Next:

Nessa tela está sendo mostrado o diretório onde o programa será instalado:

Limpando o registro do Windows

Quando o programa é iniciado pela primeira vez, aparece uma tela informando o usuário que este não tem nenhuma relação com o limpador de registro "RegClean" da Microsoft (entre outras informações). Para continuar, clique em:" I accept the disclaimer above":

Configuração:

O programa está no seu idioma padrão: inglês. Para mudarmos para o português-brasileiro, clique no menu Options, selecione a opção Language e no sub-menu selecione Select Language:

Limpando o registro do Windows

Na caixa de diálogo que será exibida, digite no campo Nome do arquivo: Portuguese-BR e depois clique no botão Abrir. O programa se atualizará para o novo idioma.

Agora vamos configurar as opções mais importantes do RegCleaner - começando pelo método de limpeza. Há duas opções: Automático (aonde o próprio programa apague do registro do Windows as entradas desnecessárias - que é o recomendado) e Manual (caso você queira selecionar manualmente as entradas do registro que você deseja apagar). Para escolher esse método clique no menu Opções, selecione o item Limpeza de Registro, no submenu selecione Método e escolha entre as duas opções, conforme a figura abaixo:

É importante que se tenha um arquivo de backup das entradas de registro apagadas na limpeza para posterior recuperação no caso de mal funcionamento de algum programa. Para que essa operação seja realizada, clique no menu Opções, selecione Limpeza do Registro, no submenu selecione Backups e depois, Criar um só arquivo de backup:

Observação: mais adiante eu abordarei como se fazer a recuperação das entradas que foram excluídas durante a limpeza do registro.

Usando o RegCleaner:

Quando iniciamos o programa, vemos várias guias: Programas, Lista de inicialização, etc. Eu comentarei as mais importantes:

Programas

Nesta guia são mostradas as entradas de programas que estão no registro: você pode apagar as entradas dos programas que não se encontram mais instalados em seu computador selecionando-a e clicando em Remover selecionado (no canto inferior direito da tela):

Lista de inicialização

Aqui são mostrados os programas que são carregados na inicialização do computador: você deve manter essa lista com o mínimo de programas possível para que o Windows seja carregado mais rapidamente. Apague as entradas desnecessárias lembrando-se que não é recomendável você apagar todas essas chamadas pois alguns são pertencentes ao Windows (como o Gerenciamento de energia), embora o Windows será carregado normalmente caso você elimine todas elas. Depois de selecionados os programas, você deve clicar em Remover selecionado:

Menu Desinstalar

Nesta guia você pode desinstalar ou apenas remover da lista de Desinstalação do Windows os programas que estão instalados no seu computador. Caso você queira desinstalá-lo, basta selecionar o programa desejado e clicar em Desinstalar e se você quiser apenas retirá-lo da lista basta clicar em Remover selecionado:

Nesta guia você também pode optar pela visualização de programas que estão ocultos: para isso você deve clicar no menu Opções, selecionar o item Menu Desinstalar e no submenu, Exibir somente programas ocultos. Mas, por segurança, é aconselhável que você mantenha esses programas ocultos selecionando o item Não exibir programas ocultos:

Na guia Tipos de arquivos são mostrados os tipos de arquivos que se encontram no Registro do Windows: as entradas com a descrição "N/A" podem ser apagadas com toda segurança; você deve selecioná-las e clicar em Remover selecionado:

Backups

Após cada operação de limpeza das entradas do registro, são criados arquivos de backup que são mostrados nessa guia. Se você removeu algumas entradas e logo após começaram a surgir problemas com alguns programas, você deve selecionar nessa guia o arquivo que as contêm e clicar em Restaurar backup. Você pode também excluí-los, selecionando-os e clicando em Remover selecionado:


Agora irei orientá-lo como fazer a limpeza completa do registro.

Nessa operação o programa varrerá todo o registro em busca de entradas velhas e inúteis (programas que não se encontram mais instalados no Windows). Clique no menu Ferramentas, selecione a opção Limpeza do Registro e depois Executar todos:

Enquanto a limpeza é executada, a tela abaixo é exibida. Nessa operação estou utilizando o método Automático de limpeza para poupar tempo. Depois da tarefa ser  concluída, clique em Fechar:

Desinstalando o RegCleaner:

Se você quiser desinstalar o RegCleaner, clique no menu Opções, selecione RegCleaner e no submenu, Desinstalar o RegCleaner:

Na próxima tela clique no botão Next e o programa será eliminado do seu sistema.

Espero que não tenha ficado dúvidas sobre os tópicos abordados nesse tutorial.