BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT


Home Tutoriais Office

Neste tutorial nós veremos como fazer quatro operações básicas no Excel. Por mais que isso pareça banal, muitos não sabem como fazer isso.

O uso do Excel cotidiano se resume em: somar, subtrair, multiplicar e dividir: com isso é possível criar tabelas simples de orçamento e muitas outras coisas, bastando ter conhecimento e um pouco de criatividade.

Como fazer quatro operações básicas no Excel

SOMAR

Para somar células a fórmula básica é a seguinte: =SOMA(CEL1;CEL2).

É claro que substituindo CEL1 e CEL2 pelas células a serem somadas. Se você não sabe como localizar as células, basta lembrar do jogo Batalha Naval, ou seja, veja qual a letra da coluna em que célula está e depois veja qual o número da linha da mesma, ou simplesmente click na célula e observe este campo:

Como fazer quatro operações básicas no Excel

No caso de criar fórmulas, também é possível selecionar as células apenas com um clique. Veja que depois de digitar o primeiro parênteses basta clickar em uma célula teclar "ponto-e-vírgula" e clicar na segunda célula.

Bem, voltando ao assunto da soma, quando você quiser somar mais de uma célula basta clicar na célula da barra de fórmulas e arrastar o quadrado do canto assim:

Como fazer quatro operações básicas no Excel

Ou, caso uma célula esteja muito distante da outra, ir separando cada uma por ponto-e-vírgula, deste modo: =SOMA(D3;D6;D4;D5).

SUBTRAIR

Como fazer quatro operações básicas no Excel

A fórmula é simples: =CEL2 - CEL3. As mesmas "técnicas" de seleção de células explicadas em SOMAR podem ser utilizadas quando se deseja fazer a subtração na Excel. Uma coisa interessante é que se pode usar a fórmula de SOMAR para subtrair desde que um dos números seja negativo. 

Veja o exemplo abaixo:

Célula A1: 10
Célula A2: -2
Fórmula da célula A3: =SOMA(A1:A2) = 8

MULTIPLICAR

Como vemos na imagem acima a fórmula para a multiplicação é =CEL1*CEL2.

Também há como efetuar a multiplicação usando o recurso de 'Colar Especial', mas neste tutorial só iremos aprender como usar as fórmulas pelo fato de não serem tão difíceis e de também de serem mais práticas. Ainda existe outra forma: o MULT:

A2 =MULT(CEL1:CEL3)

No exemplo acima vemos que o resultado da célula A2 é : B1 x B2 x B3; imaginando que:

B1 = 5
B2 = 5
B3 = 2

A A2 seria 50, já que 5 vezes 5 igual a 25 e 25 vezes 2 igual a 50. ;-)

DIVISÃO

Talvez seja a operação de uso mais simples no Excel:


A fórmula da divisão é a seguinte: =CEL1/CEL2. No exemplo acima usamos três células na fórmula, apesar de ser necessário no mínimo duas. 50 dividido por 2 igual a 25 que dividido por 5 é igual a... 5

  • Sebastian Jose

    não entendi na porque eu fiz do jeito que esta la mas não aconteceu

    • Elias

      Talvez, pois há um detalhe extremamente simples, mas crucial: que deve-se apertar a tecla Enter do teclado para que a fórmula execute a operação. Talvez seja isso.

  • AnaCristina.

    Achei um pouco difícil as quatro operações no excel