BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT


Home Tutoriais

Aprenda a montar seu computador seguindo o passo-a-passo abaixo:

1. Colocação da Placa Mãe no Gabinete
Vamos pegar a placa-mãe sem nenhum periférico adicional (cooler e processador): na figura abaixo temos uma placa-mãe com o cooler Volcano e o processador encaixado e é recomendável não montar nada na placa-mãe ainda antes de fixá-la no gabinete.

Aprenda a montar seu computadorA placa-mãe (mobo) é uma EP-8RDA+!

Remova a tampa lateral do seu gabinete:

Aprenda a montar seu computador

Nessa imagem temos os parafusos colocados na parte debaixo do gabinete, ou seja,tudo está pronto para se fixar a placa-mãe! Note que como placas-mãe têm tamanhos diferentes,você deve verificar qual é a furação adequada ao seu modelo de placa-mãe posicionando-a no gabinete para encaixar os pinos corretamente.

O Ideal é colocar o processador abaixo da fonte de energia do seu gabinete para que o cooler jogue o ar quente para a fonte que levará o ar para fora (ou caso você tenha feito algum casemod para jogar para fora).

Aprenda a montar seu computador

Você precisará dos parafusos mostrados na imagem abaixo mas nem todos são necessários e sempre acaba sobrando alguns :) ... Os pinos amarelos com encaixe fêmea foram os que colocamos no gabinete na imagem acima.

Obs.: Para colocar os pinos amarelos, basta rosqueá-los no seu gabinete de acordo com os furos da sua placa-mãe! Há também pinos de plásticos que podem ser utilizados para isso.

Junto com os parafusos, vêm também uma arruela: coloque-a entre a placa-mãe e o parafuso, evitando-se assim danos à placa.

Aprenda a montar seu computador

Vejamos o gabinete com todos os pinos necessários para colocar a EpoX:

Verifique na placa-mãe qual a disposição dos periféricos para que você encaixe a tampa metálica na parte traseira do gabinete, mostrado abaixo:

Na imagem acima você nota que a placa-mãe não ocupa nenhum slot adicional (barras metálicas mais à direita, na imagem acima) além do AGP para a placa de vídeo (veja que a tampa metálica do primeiro slot foi retirada).

Na imagem abaixo você pode observar os conectores, que são respectivamente (da esquerda para direita): teclado e mouse, duas portas USB, porta paralela (acima) e duas portas seriais (abaixo), rede local e duas portas USB e conectores para áudio. Fica faltando apenas a placa de vídeo.

Pronto, agora basta parafusar a placa com esses parafusos:

2. Instalação do Processador (Recomendo o TM: Como instalar uma CPU Athlon)

Os processadores de Socket (370, 478 e etc.) estão sendo os mais vendidos no mercado hoje em dia e são mais modernos também do que os de Slot (Slot 1 como os primeiros Pentium III, por exemplo). Para saber se a sua placa mae suporta um processador de Socket, é necessário verificar se ele tem esse tipo de encaixe:

É necessário saber também qual a numeração do Socket com relação ao processador pois existem processadores que usam Socket 370, Socket 478 ... Esta informação consta na embalagem do processador e também no manual da sua placa-mãe. Além disso é necessário saber até quantos Mhz/Ghz sua placa suporta.

Iremos instalá-lo com um Volcano 9 da Thermaltake. O Volcano 9 tem sensor de tempertura - e isso é muito bom pois quanto mais o processador esquentar, mais rápida será a rotação do cooler.

Para colocar o sensor, fixe-o no centro do processador (na parte de baixo, onde se pode ver os pinos) com uma fita adesiva própria que acompanha o produto:

Depois disso levante a alavanca (pino metálico à direita) do Socket que será colocado o processador:

Colocar o processador na placa-mãe é um processo simples: basta levantar a alavanca, encaixar o processador (sem fazer muita pressão para não correr o risco de trincá-lo) e travá-lo baixando-se a alavanca.

Ele só encaixa de uma maneira, então não há como errar. :)

É importante não deixar o fio tocar nos pinos: se você sentir estar forçando demais seu processador ao abaixar a alavanca do socket, veja se o fio ou o controlador de temperatura não estão mal colocados!

O Volcano 9 é assim:

E a sua montagem deve ser feita assim:

Para montar o cooler, eu recomendo colocá-lo sobre o processador e aí sim abaixar as suas travas para que seja bem fixado assim corre-se menos risco de quebrar o DIE do processador! Basta colocar em cima do processador e abaixar as presilhas.

Caso seu dissipador tenha elastômero, verifique CORRETAMENTE se o elastômero cobre toda área do die antes de fixá-lo e lembre-se que o elastômero pode ser usado uma única vez!

3. Instalação das Memórias:
Essa é uma PC2700 DDR:


Na EpoX os slots de memória são pretos:

Eu não vou abordar muito sobre a instalação das memórias pois é um assunto muito básico. A EpoX tem 3 conectores: DIMM1, DIMM2, DIMM3. Coloque o primeiro pente de memoria no DIMM1, de acordo com informações no manual da placa-mãe"

4. Instalando a placa de video


Essa placa de vídeo mostrada acima é AGP: o slot AGP normalmente é de cor diferente dos PCI (que são brancos). Você colocará a placa de vídeo no AGP que é escuro e mais distanciado dos PCI e com os parafusos que vieram junto a sua placa.

Note que o Slot AGP dessa placa-mãe tem um clip de melhor encaixe da AGP similar ao encontrado nos slost de memória:

Ao colocar a placa, basta empurrá-lo e parafusar:

5. Colocação dos cabos elétricos

É um processo fácil mas exige atenção! Normalmente com o gabinete vem a fonte de alimentação interna do computador e com ela você liga praticamente tudo. A fonte tem um cabo de alimentação maior, que é para ser encaixado no conector ATX da placa-mãe:

Bem simples não?

6. Colocação do PN1 e PN2

Eu recomendo ver o manual, pois existem diferenças entre uma placa e outra e esse assunto não será abordado profundamente:

Colocaremos os 5 cabos que servem para ligar a luz do HD, resetar o micro etc.

Esses cabos vem geralmente junto com o gabinete e você deve ler no manual da sua placa-mãe aonde você deve encaixá-los.

Depois de encaixados

7. Colocação dos Drives Ópticos (CD-ROM/RW/DVD-ROM)
Remova a tampa externa do seu gabinete para que possamos instalar ali o CD-ROM. Verifique as posições dos jumpers na sua unidade (master, slave ou cable select). Veja abaixo os jumpers, conector IDE e conector de força de um gravador de CD:

Para definir se o seu drive vai ser Master ou Slave, seguem as imagens com as posições:

Slave

Master

Agora é necessário conectar o Cabo Flat na placa-mãe e no drive:

Conector no Cabo Flat

Conector IDE na Placa-mãe

Em seguida, conecte o cabo no drive:

E por fim, conecte o cabo de energia que sai da fonte:

Depois de montado

8. Instalação do HD e do Floppy Drive
Isso é tão fácil quanto a instalação dos drives ópticos - apenas tenha mais cuidado para não bater o HD com muita força para não danificá-lo. Coloque o HD na baia e parafuse-o:

Como explicado anteriormente com o CD, faça o mesmo - mas deixe o principal HD (caso haja mais de um) como MASTER. No caso do floppy drive basta ligar o cabo de energia branco e pequeno e o conector correspondente:

9. Colocação da Pasta Térmica
Eu recomendo colocar a pasta térmica no centro do die processador com uma quantidade suficiente para cobri-lo:

Você pode aplicar a pasta usando um plástico duro, palito de sorvete, plástico para embalagem mas não esqueça: só utilize objetos não-metálicos. Passe uma fina camada de pasta no die do processador.

Recomendações: use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware:

Ferramentas usadas: para se limpar a pasta térmica você pode usar cotonete, pano seco ou plástico para embalagem.

Para mudar o jumper de lugar, ou seja, para tirar ele de seu encaixe, utilize uma pinça.

Para puxar o cabo da fonte ligado no drive (caso esteja duro), use um alicate segurando no conector da fonte