R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Tutoriais




Em julho de 2000, quando a internet era “o melhor negócio de todos os tempos”,”pipocaram” pela rede sites que prometiam hospedar álbuns fotográficos virtuais on-line. Todos eram gratuitos e muitos eram parceiros de empresas de material fotográfico ou de desenvolvedores de softwares gráficos.

Haviam também os visionários que achavam que poderiam transformar a Internet em um grande laboratório de ampliação de fotos – imaginavam que,recebendo suas fotos gratuitamente para serem hospedada lá, ganhariam a cada vez que você quisesse ter cópias em papel dessas imagens digitais. Provavelmente não contavam com a grande evolução e redução de custos das impressoras de jato de tinta.

O fato é que a maioria quebrou ou passou a cobrar por seus serviços de hospedagem - a grosso modo é o mesmo que quebrar, já que a maioria dos grandes portais oferece serviços de álbum fotográfico virtual. Nesse mesmo mês de julho de 2000 eu testei para a Editora Abril, doze câmeras digitais e vários serviços on-line de álbum fotográfico. Destes eu acabei virando usuário do www.imira.com, um site pertencente à desenvolvedora de softwares gráficos e de edição de mídia e vídeo Ulead.







Obviamente um serviço complementar que estimula a venda dos softwares da empresa, o álbum fotográfico on-line oferece a chance de se conseguir espaço ilimitado para a montagem e hospedagem de álbuns. Absolutamente gratuito, o serviço dá pontos para cada álbum que você cria, para cada foto que você envia e para cada cartão virtual que você envia para amigos. Ao acumular 1000 pontos você passa a ter direito a 30 megabytes de espaço. Com 2000 pontos, espaço ilimitado. Atualmente, como cliente fiel, tenho mais de 6000 pontos e 2000 fotos postadas em mais de 40 álbuns. 

O site oferece um recurso que não vi em nenhum dos álbuns fotográficos on-line oferecidos por provedores ou portais: é possível baixar um software chamado Drop Spot, gratuitamente em http://www.ulead.com/download/dropspot/download.htm que permite ao usuário escolher arquivos de imagem no Windows Explorer e arrastá-los diretamente sobre um “alvo” (Figura 01).

Não importa o número de arquivos: eu já cheguei a enviar mais de 1000 de uma vez só. Melhor ainda: é possível escolher ou criar o álbum para onde serão enviadas às imagens, sem necessidade de entrar no site (FIGURA 02).



ALVO DROP SPOT
Figura 01


IMIRA ENVIAND
Figura 02




E – se já não fosse bom – ainda é possível arrastar e soltar thumbnails (imagens em miniatura) dos principais image browsers do mercado, como Acdsee, Compupic Pro, entre outros. A própria Ulead oferece um desses programas, que é o Ulead Photo Explorer 7 (Figura 03), que analisarei nos próximos dias num tutorial especialmente dedicado a ele. 

 


PHOTO EXPLORER 7
Figura 03



Os álbuns com você criar poderão ser compartilhados com senha (permitindo que somente pessoas autorizadas por você possam ver as fotos), bloqueados (somente você tem acesso às fotos) ou abertos (qualquer pessoa pode ver as fotos). Veja na imagem abaixo como procurar os meus álbuns on-line a partir da página inicial do site. Vale a pena dar uma olhada nos meus mais de 40 álbuns: você encontrará imagens interessantes e muita mulher bonita (mas não espere encontrar nudez ou pornografia) utilizando o username pccunha :-) 


ALBUM SEARCH


Além de buscar fotos pelo nome do usuário, é possível buscar por e-mail ou por assunto – e os álbuns apresentam imagens em forma de amostra (thumbnail) e vários níveis de zoom. 

 



Thumbnails gerados em cada álbum





Visualização com Zoom de 66%





Recorte de parte da imagem com 100% de ampliação



Como era de se esperar, é possível comprar qualquer software da Ulead no Imira, além de comprar serviços de impressão em papel em camisetas, em bonés, canecas, chaveiros e quase todo tipo de objeto em que uma foto possa ser impressa. Em resumo, esse é um site para hospedagem de álbuns fotográficos virtuais que oferece muito sem cobrar nada – o que hoje em dia é uma raridade na Internet.

Depois de três anos como usuário, dou a mesma nota que dei ao site quando o analisei para a Revista Da Web: ao que se propõe, o site merece nota dez :) …


  


Autor original:  Paulo Nader da Cunha
Direitos Autorais:  BABOO