R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Software Antivirus +

A Opera Software removeu do seu site oficial os links para download do navegador Opera 12.13, lançado no dia 29 de janeiro. Isto ocorreu após vários usuários relatarem que o navegador estaria passando por sérios problemas de instabilidade ao tentar atualizar extensões. Em seu perfil no Twitter, a empresa recomenda que os usuários voltem para a versão 12.12 ou “se aventurem” em instalar a versão 12.14, que já possui as correções, mas ainda está em fase de testes.

Nós encontramos uma estabilidade bastante lamentável ao verificar atualizações para extensões e queremos corrigi-la tão logo quanto possível“, afirma Alexey Shpakovsky, responsável por testar os produtos da Opera Software, no blog Opera Desktop Team. “A instabilidade ocorre quando o Opera 12.13 tenta atualizar múltiplas extensões. Isso acontece ao procurar por atualizações manualmente ou em segundo plano, quando várias extensões devem ser atualizadas, algum tempo depois de baixar o Opera 12.13“, explica.

O blog Opera News também comenta sobre o problema. O texto da publicação, que anunciava o lançamento do Opera 12.13, agora aparece tachado e, em seguida, recomenda: “Como o [Opera] 12.13 teve grandes problemas com instabilidades, nós recomendamos baixar o Opera 12.12 aqui“.

Opera News Downgrade

Usuários reclamam de instabilidade no Opera

Após o lançamento do Opera 12.13 os fóruns e blogs da comunidade My Opera receberam mensagens e comentários de vários usuários, que reclamavam de instabilidade e travamentos no navegador.

Eu atualizei recentemente para a [versão] 12.13 e logo tive o meu primeiro problema com ela, enquanto usava o YouTube. Eu reiniciei [o navegador] e ele fecha imediatamente, antes mesmo que eu possa ver uma página em branco. Eu desinstalei o Opera, deixando apenas as minhas configurações, e o instalei de novo e mais uma vez não pude nem mesmo acessá-lo, [pois] fechava de volta imediatamente. Voltei para a [versão] 12.12 e tudo voltou ao normal“, relatou um usuário no fórum da Opera Software, cuja mensagem originou vários relatos parecidos de outros usuários.

Um dos usuários afirma já ter informado aos desenvolvedores que tal problema ocorria ainda na fase de testes do navegador, mas que a versão final fora liberada sem a devida correção.

Vocês estão brincando comigo? Eu relatei esse problema de novo e de novo e o Haavard chegou a solicitar logs adicionais. Por que vocês liberaram a [versão final do] 12.13? Vocês sabiam sobre o [bug] DSK-381379 antes que fosse tarde demais!“, afirmou um dos usuários no blog Opera Desktop Team.

Esta não é a primeira vez que um navegador é retirado do ar devido a um bug. Em outubro de 2012, a Mozilla tomou uma atitude semelhante em relação ao Firefox 16, que fora retirado do ar assim que uma falha de segurança foi descoberta.

A versão 12.14 do Opera, que corrige este problema, já está em fase Release Candidate e deve ser lançada em breve.

Atualização: A versão 12.14 do Opera, que corrige este problema, já foi liberada e está disponível em nossa área de downloads.