R7
BABOO

CONTATO
ANUNCIE
SUGESTÕES
RSS
COPYRIGHT

Home Segurança

Em homenagem ao “Safer Internet Day”, celebrado nesta terça-feira (05), a Microsoft lançou o segundo relatório anual do MCSI, ou Microsoft Computing Safety Index.

Novo relatório MCSI

Novo relatório MCSI

A pesquisa foi realizada com dez mil usuários de PCs, smartphones e tablets espalhados em 20 países. De acordo com os dados, 55% das pessoas arriscam a sua segurança online, mas somente 16% tomam diversas medidas para que estes dados não caiam em mãos erradas.

Pela primeira vez, o MCSI também verificou o segmento mobile, que resultou em números ineteressantes. Enquanto menos da metade (42%) dos usuários de PC realizam updates no software, a quantidade é ainda menor no mobile, com apenas 28%.

“Aparelhos mobile geralmente tem tanto quanto, se não mais uma quantidade grande de informações pessoais em relação aos computadores pessoais. Isto os torna tão atraente quanto PCs para roubos de dado.” aponta Jacqueline Beauchere, da Microsoft.

Na pesquisa sobre vírus, 48% dos entrevistados se demonstraram preocupado da existência dos mesmos, mas somente 44% ligam firewalls e 53% instalam softwares antivírus.

Para ajudar a melhorar a segurança, a Microsoft aponta algumas medidas simples que podem significar bastante:

> Proteja seu computador com senhas fortes e seu smartphone com um PIN de quatro dígitos

> Não pague contas em um computador publico, ou em seu notebook ou smartphone caso esteja em um Wi-Fi publico.

> Tome cuidado com mensagens de ofertas que parecem “boas demais para ser verdade”, ela pode ser apenas uma maneira de obter dados.

> Verifique se a parte do site onde você colocará os dados possui encriptação. Isto pode ser visto tanto na parte inicial da URL com o texto “HTTPS:” ou pelo pequeno cadeado na barra de endereço.

Por fim, sempre mantenha o seu computador protegido por meio de antivírus e firewalls. Não se esqueça que a Microsoft possui o Security Essentials, que já está incluso no Windows 8 ou pode ser obtido por meio do site oficial da empresa.

Você pode fazer um teste o qual foi base para o novo relatório MCSI neste link.

  • diasdm

    É incrível mesmo o quanto as pessoas não protegem seus aparelhos mobile. Um programa hacker de bluetooth já é suficiente para roubar dados de desapercebidos na rua.